Marvel Snap
Pelas mãos de Ben Brode (um dos criadores de Hearthstone) e do seu novo estúdio Second Dinner surge Marvel Snap, uma nova proposta de jogo de cartas digital que está a tomar de assalto o mercado de videojogos mobile e que apresenta novas mecânicas e um novo twist que altera a dinâmica tradicional dos jogos de deck building.
Alguém trouxe papel e caneta?
Num jogo de Marvel Snap podemos construir decks com 12 cartas e jogá-los num “ tabuleiro” com 3 secções. Todos os efeitos ou condições dessas secções são revelados nos primeiros 3 dos 6 turnos do jogo de forma aleatória da esquerda para a direita. Cada jogador, com o seu deck de 12 cartas (construído a partir das que tem disponíveis), joga essas mesmas cartas numa das três secções. Cada carta tem um custo e poder associados e o jogador que conseguir somar mais poder em duas ou mais secções, ou por uma margem maior em caso de empate, vence a partida.
A maioria das cartas está equipada com habilidades; “ongoing” ou “on reveal", ou seja, durante o decorrer da partida ou quando são reveladas, elas trazem diversos poderes por norma associados aos poderes do super-herói que estiver na carta. Cada turno exibe igual número de poder para utilizar (turno 1 = 1 poder, turno 2 =2 poder e por aí fora até ao turno 6). A energia que não gastarmos não é transferida para a ronda seguinte e para apimentar isto tudo temos o Snap. Podemos fazer Snap duas vezes durante o jogo bastando para isso carregar no cubo e isso faz aumentar a aposta até um máximo de 8 cubos. Chegando a esse ponto é preciso pensar muito bem no jogo que temos e se vale a pena arriscar ou sair do jogo contendo o prejuízo. Ou então é fazer como eu... YOLO! É sempre a "snapar" até gastar a ponta dos dedos!
A caderneta de cromos
Num mundo moderno onde cada vez mais se fala de colecionismo digital e da expressão “play to earn” vinda lá dos lados do “crypto gaming cenas” que tem vindo cada vez mais a impregnar o ar, é hilário ver que é Marvel Snap, uma app free-to-play, que faz mesmo isso e na perfeição. Aqui joga-se para ganhar não só jogos mas também cartas e quanto mais jogamos, mais cartas podemos ganhar e adicioná-las ao nosso deck. Certo que isto tudo faz parte de um ecossistema de materiais e moedas in-game onde as micro transações estão presentes (até porque todos temos que ganhar dinheiro para pagar as contas) mas sinto que não são intrusivas o suficiente ao ponto de serem tão constrangedoras como são em 99,9% dos jogos mobile que por aí andam.
O descartável
Nem tudo é perfeito, além da falta de existência
de algo semelhante a uma caderneta de cromos para nos podermos aperceber com
mais facilidade que cartas faltam à nossa coleção, a versão para PC de Marvel
Snap também está longe de ser a ideal. É na sua totalidade um clone da versão
mobile e como é fácil de perceber longe de estar adaptada aos monitores 16:9 e
de ter opções disponíveis e com real significado e impacto nesta plataforma.
Algo a ser melhorado no futuro certamente.
Seria bom também jogar com os nossos amigos, de momento não é possível jogos PVP desse tipo mas já foi assegurado pelo estúdio que isso está no radar dos updates.
A última cartada!
Marvel Snap é fácil de pegar e impossível de
largar. O estúdio Second Dinner com esta proposta baralha e dá de novo não só
nos jogos de cartas digitais mas também no mercado dos jogos mobile e
certamente será inspiração para uma série de jogos novos deste
género. Instantâneo acesso a jogos rápidos, dinâmicos e intensos onde
existe um equilíbrio perfeito entre estratégia e aleatoriedade que
proporcionam quase sempre momentos finais emotivos muito por culpa da mecânica
que dá nome ao jogo. Mantendo o esquema de monetização ligeiro que existe até
à data e um fluxo contínuo de conteúdo Marvel o sucesso deste título está
garantido para os próximos anos… ou até que alguém resolva estalar os dedos da
ganância.
Marvel Snap está disponível para Android, iOS e PC (via Steam) desde 18 de outubro de 2022.
Nota: Análise efetuada com base no código final do jogo para Android e PC, adquirido pelo autor do artigo.