Inertial Drift


Fazer drift ao som de músicas do género Eurobeat sempre foi um sonho para todos os amantes de Initial D. Como é evidente, não devemos correr esses riscos na vida real, mas agora podem e devem abusar dos drifts no jogo Inertial Drift porque é simplesmente viciante.

Já o próprio nome dá uma dica do que se trata, Drift, a palavra Inertial é bastante semelhante á palavra Initial, é no fundo juntar as peças e temos um Initial D em videojogo, não é que não existam jogos da série de animação mas grande parte foi lançada exclusivamente no Japão e é impossível poder jogar, mas agora chegou Inertial Drift e podemos finalmente experienciar um jogo verdadeiramente idêntico ao famoso anime.

Posso começar por dizer que é mesmo fantástico em todos os aspetos e na verdade, podemos referir já os dois aspetos negativos que afastam este jogo de obter a nota máxima no Meus Jogos, o modo online que por alguma razão não consegui sequer experimentar e assim sendo nem sequer posso referir se o jogo está ou não a correr perfeitamente, e o segundo ponto que se destina ao modo Story que é realmente muito curto e quando dão por ela já o terminaram, sendo que podiam ter aprimorado a história mesmo este sendo um jogo de corridas.


Passemos aos pontos positivos e incríveis de Inertial Drift, que são imensos. Podemos começar por referir o grafismo cell shading, faz de imediato lembrar um jogo lançado no passado na era dos 128 bits de nome Auto Modellista, no entanto aqui temos um jogo focado no drift. Para além do grafismo, o jogo tem algumas cut scenes com visuais incríveis mas nas cut scenes são desenhos simples com diálogos normais, nada de errado a apontar sendo um indie. Para finalizar estes aspetos mais visuais e sonoros, a banda sonora é espetacular e a inspiração é óbvia e clara em Initial D visto que as músicas que temos são do género Eurobeat tal como acontece no anime, certamente gostaríamos de ter um jogo sobre a série com as músicas que estão lá representadas mas ter um jogo todo ele baseado na série até nas músicas, já é algo de especial.

O jogo tem comandos básicos mas que devem ser aperfeiçoados com cada carro que escolhemos. Todos os carros são diferentes e até chega a ser assustador e quase inexplicável de como de um carro para o outro, a jogabilidade mude assim tanto, fiquei chocado por passar o modo Story com um carro e entretanto mudar de carro no modo Challenge e não ter praticamente controlo nenhum sobre o meu veículo, uma diferença gigante que separa a jogabilidade de um carro para o outro.

Ao contrário de muitos outros jogos de corridas, em Inertial Drift, o jogador focará essencialmente nos dois analógicos, o da esquerda para guiar o carro e o analógico direito para realizar os drifts, claro que terá de acelerar o veículo e por vezes usar o travão, mas com o foco total nos dois analógicos especialmente no da direita que realizará os drifts. Os primeiros minutos podem deixar o jogador um tanto confuso devido á adaptação, poucos minutos depois já estará orientado e terá domínio do carro, até chegar às últimas regiões do modo história em que as pistas começam a ter uma dificuldade mais acentuada e isso é perfeitamente notável.


Os 16 carros disponíveis são todos diferentes, os comandos precisamente iguais mas a forma como se controla e executam as manobras, tudo é diferente e é precisamente isso que dá um desafio e uma longevidade enorme ao jogo, a escolha de um veículo à maneira do jogador, aprender a pilotar o carro desejado, conhecer as pistas e realizar os melhores tempos, Inertial Drift é um jogo que convida tudo e todos a jogar, desde pessoal casual para umas partidas como a veteranos que querem o maior desafio possível, há pistas e carros para todos os gostos.

Falemos dos modos resumidamente, embora já tenhamos falado no modo Story e Online, o importante é começar com o Tutorial e não passar este a frente, porque é aqui que vão entender como é que tudo funciona e depois sim adaptar o que aprendem. O Twilight Rivals é como um novo modo Story em que jogamos com outra equipa de rebeldes que desafiam os protagonistas do modo Story em que os carros são muito mais difíceis de pilotar. O Challenges é tal como o nome indica, desafios e vários e como seria de esperar, complicados de finalizar. Há um modo Arcade com 5 stages para completar, nada que não se tenha visto em outros jogos e depois um modo Grand Prix que é resumidamente um modo torneio, há também um modo Split Screen para jogar no sofá contra um amigo e por fim o modo que disponibiliza as várias definições de jogo.



Intertial Drift é fantástico, é para todos, é o jogo mais semelhante que podem obter a Initial D, embora os carros não sejam licenciados, claro que temos a grande parte dos veículos baseados nos clássicos do anime, incluindo evidentemente o Trueno (que tem outro nome), é simplesmente um mimo de se jogar e um indie a ter em conta.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series X, gentilmente cedido pela PQube

Latest in Sports