The Oregon Trail

The Oregon Trail não é um daqueles jogos que encontras todos os dias. Isto porque este é um remake de um jogo educacional.

Em 1971, chegou às salas de aulas americanas um jogo com o mesmo nome – The Oregon Trail –, que tentava ensinar sobre o histórico trilho até Oregon, capturando o espírito dos pioneiros americanos do século 19 que buscavam uma vida melhor.

Desenvolvido desde os anos 70, o jogo foi sendo revisitado e revisto várias vezes, dando origem a outros jogos, com o mesmo nome ou spin offs. Em 2008, a Gameloft tirou proveito dos novos smartphones, que começavam a brotar, e criou uma versão para iPhones sob o mesmo nome. Agora, em 2022, chegou a versão para PC, atualizada e com alguns updates – incluindo uma melhor representação dos índios nativos americanos.

Este é, portanto, um jogo importante e com peso para muitos americanos. Este é o remake de um jogo que fez parte da infância de muitos, e que certamente fez nascer uma onda de nostalgia entre os jogadores. Porém, aqui em Portugal, o jogo chega-nos sem bagagens e filtros nostálgicos.

Chegar a Oregon!

O teu objetivo é claro: chegar a Oregon, são e salvo. Estás algures nos anos 1800, num dos terrenos mais inóspitos e difíceis de sobreviver. Como é óbvio, sonhas com uma vida melhor e partes para um caminho de mais de 3.200 km até Oregon. Terás de atravessar a América de uma ponta à outra!

Começas em Independence, e o teu primeiro marco a  alcançar é Fort Hall – tal como foi para muitos pioneiros. O caminho é difícil e terás que o fazer a pé e carroça.

Serás sempre acompanhado por um background com paisagens de campos e montanhas, que estão bastante bem construídas e casam perfeitamente com o estilo pixelizado das personagens e a user interface. Como a viagem é longa, estarás sujeito a terrenos e a climas diferentes, pelo que não é uma viagem agradável. Daí a importância de não ires sozinho, mas sim com um grupo onde te possas apoiar durante a difícil viagem, que deverá durar 5 meses.


A Tua “Party Wagon

Para isso, no início do jogo tens que escolher o teu “party”. Terás de escolher até quatro pessoas para se juntarem e fazerem esta viagem, que será longa e atribulada. Cada pessoa tem feitio e características pessoais que poderão beneficiar, ou não, o grupo a longo prazo.


Com a tua equipa escolhida, há que abastecer stock para a viagem. A tua carroça é limitada, pelo que terás que escolher o que levar para a jornada. Felizmente, há alguns elementos que são empilháveis!

É importante aquilo que escolhes levar pois estarás dias longe de cidade e em acampamentos, o que significa que estarás longe de ajuda. No entanto, irás passar por alguns destroços ou acampamentos que te permitiram safar algum item.

Com o grupo escolhido e a carroça cheia, podes-te fazer à estrada! O caminho não é sempre a direito. Terás de decidir alguns caminhos, que apesar de te levarem sempre ao destino, poderão aumentar ou encurtar dias de viagem. Claro que, cada caminho apresenta uma oportunidade diferente.

Cada direção que tomas poderá ter um retorno diferente. Há zonas onde podes caçar, pescar, recolher cogumelos, plantas medicinais, etc…! Algumas destas interações são feitas através de minigames, que servem apenas para espevitar o jogo.

De resto, a jogabilidade é bastante simples. Assemelha-se bastante a um jogo mobile.

Pelo caminho vais tendo desafios diferentes com objetivos diferentes a cumprir. Vais tabém conhecendo forasteiros perdidos ou a precisar de ajuda. Poderás, ou não, responder aos seus apelos e ir desbloqueando sidequests.

Cada ação que tomas terá um impacto no grupo. Porém, há também eventos aleatórios que poderão roubar pontos de saúde, ou outros, às tuas personagens e atrasar os teus planos.

Resumindo…

Uma vez que o jogo aqui (em Portugal) não tem uma componente cultural ou de nostalgia, vemos o jogo como ele é. The Oregon Trail é um jogo visualmente estimulante, pelas paisagens e pelos sons, mas em termos de jogabilidade não desperta muita curiosidade.

Apesar dos eventos aleatórios a que estás sujeito, é relativamente fácil manteres todos os elementos do teu party vivos. Os minigames são bastantes simples e despertam pouco interesse. Facilmente se torna um jogo repetitivo – apesar do seu conceito vencedor!

The Oregon Trail já está disponível para PC através da Steam e Windows Store, também para a Nintendo Switch e na Apple Arcade.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Gameloft.

Latest in Sports