Neon Abyss 2
Neon Abyss 2 dá literalmente double down ao original, sendo mais de tudo e tudo muito divertido.
A história é pequena e simples. Assassinados pelos grandes deuses corporativos somos atirados para o abismo onde encontramos BlackDog um grupo de rebeldes a tentar mudar o mundo. Fazem-nos uma proposta simples, invadir o Abismo e acabar com a opressão à força. E apartir daí é, literalmente, sempre em frente. A história existe no seguimento do primeiro, mas apenas para dar um fio condutor, o jogo está em tudo o resto.
Com um plantel de já 6 personagens (com mais a caminho), após a nossa escolha inicial tentamos conquistar o Abismo. São inicialmente cerca de 5 mapas (depois aumentam, mas é surpresa quando e como), até chegarmos a um dos nossos alvos divinos. Após a derrota deles ou a nossa, voltamos à base com a recompensa conforme o quão longe fomos. Usamos essa mesma experiência para desbloquear novas funcionalidades, de salas e tipos de vendedor novos a novos mini jogos. Isto torna a experiência aleatória ainda mais caótica e menos repetitiva. Pelo caminho conforme os objetivos cumpridos, desbloqueamos agentes, armas e items aumentando o leque de possibilidades constantemente.
O jogo em si é um platformer shooter, dividido entre correr e desviar do inferno de balas inimigo enquanto descarregamos chumbo e outras formas de dor contra os nossos inimigos. As salas dividem-se entre salas de combate e salas com os mais variados efeitos, de lojas a mini-jogos. Há vários inimigos diferentes, e o reconhecimento do tipo de ameaça e dos padrões é chave para a sobrevivência. Para aceder aos vários tesouros e salas, temos que usar chaves, bombas e cristais (onde adequado sendo que por vezes todos é uma resposta). Temos também dinheiro para comprar upgrades nas lojas e jogar nas lotarias e mini jogos. Todos estes recursos têm uma função secundária, todas as armas escalam com um deles, quanto mais chaves temos maior o efeito de uma arma com parâmetro de key, por exemplo.
Para além das armas e recursos, temos também curios, relíquias e artefactos. Os artefactos são apenas passivos e correspondem também às armas, fazendo com que haja mais sinergia nas builds. Os curios usam cristais para fazerem efeitos geralmente manipulando recursos e as relíquias conferem também habilidades passivas sendo que ao contrário dos artefactos podemos ter apenas um. Para além disso podemos escolher "fés", que nos dão objetivos secundários, trazendo com eles também mais melhorias e opções para adaptarmos as builds. A acção é frenética ficando o ecrâ muitas vezes coberto de projéteis e inimigos e as boss fights alteram conforme a ordem pelas quais as encontramos.
A banda sonora, efeitos, juntamente com o esquema visual criam uma imagem única e Néon muito fácil de ler mesmo com muita confusão no ecrã. No entanto, a confusão também faz parte da dificuldade. O sem fim de armas e personagens permite combinações infinitas de opções para cada tentativa o que torna a fórmula de rogue like altamente funcional e sem se tornar repetitiva. Podemos ainda jogar com até 3 amigos, multiplicando ainda mais o caos.
Uma boa sequela, melhorando quase tudo em que o original já era excelso.