Mario Golf Super Rush


É mais que sabido que Mario tem todo um conjunto de atividades diversas que vão para além de salvar a Peach e que, de vez em quando, tem partidas amigáveis com arqui-inimigos como Bowser que vão da condução caótica em Mario Kart ao paço mais ligeiro das partidas de golfe. Um passo mais calmo, que agora parece ter despertado e transformado, também, numa competição frenética onde derrubamos os inimigos enquanto corremos para a vitória.



Assim é Mario Golf Super Rush, o novo capítulo numa série com 22 anos desenvolvida pelos veteranos da Camelot Software Planning. Um jogo que em pouco foge ao desporto real, mas distingue-se de um simples simulador ao introduzir ataques especiais que transformam simples tacadas em explosões que derrubam qualquer coisa no seu caminho. Todas as personagens têm truques na manga que os distinguem dos restantes, além das suas características próprias que vão da força ao jeito com que efetuam as tacadas, personagens que contam com algumas estreias como é o caso de Pauline, que desde Odyssey parece ter regressado para ficar.

Através dos seus cenários diferentes temos pela frente imensos desafios que colocam à prova as nossas habilidades: uma simples tacada pode ser condicionada pela força do vento, o clima ou a existência de gigantes inimigos que parecem ter sido colocados só com o intuito de nos estorvarem, de tal modo que a nossa bola é atirada com força para fora do campo. Acontece, mas felizmente o jogo ajuda-nos a recomendar o taco certo, enquanto nos apresenta um medidor de lançamento que nos indica, rapidamente, a distância a que estamos do buraco.


São vários os truques à disposição para dar um controlo total da tacada. Poder curvar a bola de modo a desviar-se de grandes obstáculos no caminho, ou até mesmo aplicar efeitos que fazer com que a bola role o mais próximo possível do buraco, tudo para que consigamos pontuar com o mínimo de tacadas possíveis. A qualquer momento podemos analisar o terreno e ainda ter uma visão mais global do campo, um guia rico em detalhes com informações do terreno! Tudo isto possível através dos comandos tradicionais ou até via controlos por movimento que, embora divertidos, preferi a precisão dos controlos clássicos.

Super Rush segue um pouco aquilo que a série tem vindo a trazer, mas a grande aposta está na reformulação do modo Speed Golf, este se torna no grande destaque do jogo. Agora não chega ser o mais rápido a dar as tacadas, temos que efetivamente correr pelo campo até à nossa bola, para efetuar a próxima jogada! Todos os jogadores correm em simultâneo e aqui podemos derrubar os nossos adversários através de poderes especiais, ou até mesmo usá-los para criar um túnel de vento e correr a toda a velocidade. Pelo caminho apanhamos moedas entre outros itens que nos fazer recuperar a barra de Stamina, que nos permite correr sem parar. Para os que querem partidas mais tradicionais podem ficar descansados, pois em Standard Golf temos partidas mais calmas e sem correrias.

 
O modo Golf Adventure, leva o nosso Mii numa aventura para se tornar no maior jogador de golfe do Reino Cogumelo. Este modo tira muito partido do Speed Golf, tornando as partidas em algo mais frenético e com partidas bastante rápidas. Uma aventura com uma história bastante simples, mas é no modo como progredimos que ela se torna mais interessante. Tirando inspiração nos RPGs o nosso Mii tem atributos que podemos melhorar ao subir de nível, adaptando-se melhor ao nosso estilo de jogo, juntamente com equipamentos distintos que melhoram essas mesmas estatísticas. Desdes a roupa aos tacos de golfe, todas as peças estão disponíveis para enfrentar os vários desafios que a aventura nos apresenta.

E aqui surgem várias surpresas, como inimigos que temos de derrotar através das nossas tacadas a todo um leque de personagens que nos acompanham na aventura. Esta aventura acaba por ser breve, houve uma ou outra altura em que não conseguia avançar à primeira, mas nada que subir de nível ao meu Mii e equipá-lo decentemente não resolvesse. Ao mesmo tempo sinto que houve duas oportunidades perdidas: uma surge no nosso Mii que parece extremamente básico quando comparado com o que Miitopia agora oferece na Switch. O outro ponto sinto que podiam ter ido buscar inspiração a Golf Story e criar um modo de história e jogabilidade mais à “RPG”. Mas olhando para o que Super Rush oferece, há bastante conteúdo a explorar.

Saindo deste modo de campanha temos ainda Battle Golf, uma variação de Speed Golf onde os vários jogadores disputam vários buracos ao mesmo tempo e, o primeiro a conseguir 3 é o vencedor da partida. Há imensas armadilhas espalhadas no campo, o que aliado aos diferentes ataques especiais de cada personagem, o caos acaba por ser a norma do dia. Ainda assim é um modo bastante divertido e, tal como outros, podemos jogar contra outros jogadores quer localmente ou através do online.

 

Muito resumidamente, Mario Golf Super Rush é um divertido jogo de desporto com algumas novidades frenéticas que já há muito sentia necessidade na série, aproximando-o mais de algo que encontramos, por exemplo, em Mario Kart. Mas embora que alguns pontos sinta que falta “um bocado mais”, agora com DLCs a caminho que nos levam a novos cenários, quem sabe o que nos vai aparecer pela frente!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.



Latest in Sports