Symbaroum Starter Set

Artigo escrito por Marco Silva.

Hoje trazemos-vos o Starter set do jogo Symbaroum, um Tabletop RPG que vai buscar elementos aos clássicos como Dungeons & Dragons e muitas das suas derivações modernas, mas introduz uns twists interessantes. Se gostas de dungeon-crawlers clássicos, de andar à batatada com monstros em florestas sombrias em busca de tesouros, e gostavas de entrar no mundo de Symboroum de uma forma mais rápida e simplificada, então este starter set pode ser o que estás à procura. 


Symbaroum é um RPG criado por Mattias Johnsson Haake, Mattias Lilja, com incríveis ilustrações por Martin Grip, produção gráfica de Johan Nohr, e publicado pela Free League. O starter set inclui uma versão reduzida (64 páginas) do Core Rulebook, um pequeno Adventure Book (64 páginas) com 2 localizações para construíres as tuas aventuras e explicações para como o fazer. Inclui ainda um conjunto de dados, um mapa impresso frente e verso com o mapa do mundo e a floresta de Davakar num lado, e no outro com a cidade de Thistle Hold, um castelo onde os heróis começam a sua aventura, bem como um outro mapa impresso frente e verso que vem detalhar as 2 localizações incluídas no Adventure Book, e finalmente 5 folhas de personagens já pré-preenchidas e prontas a usar pelos jogadores, assim como um companheiro NPC também já pré-preenchido.


O Mundo


O jogo passa-se 20 anos após uma grande guerra que durou décadas, contra um Dark Lord. Após ter conseguido a vitoria a rainha Korinthia viu o seu reino a morrer como consequência dessa mesma guerra, e decide liderar o seu povo para norte das montanhas Titan, para uma região que dizia a lenda era a terra natal do seu povo ancestral. Foi nessa nova região que encontraram um novo lar, mesmo a sul da grande floresta de Davokar. 

A floresta de Davokar é um local misterioso, cheio de promessas de aventura e tesouro, mas ao mesmo tempo muito perigoso, recheado de magia, bárbaros, ogres e predadores, tornando-se cada vez mais ardiloso e sombrio quando mais profundo avançamos nele.

Á entrada desta floresta existe uma pequena cidade chamada Thistle Hold, um forte que, pela proximidade da mística floresta, tornou-se uma espécie de base de operações para os heróis que decidem aventurar-se pela floresta de Davokar. 

O livro de regras dedica as primeiras 12 páginas a descrever todos estes detalhes em elevado pormenor, desde as cidades, a história da guerra e do êxodo do povo da rainha Korinthia, e muito mais. Esta primeira parte é muito boa para ajudar tanto o Game Master (GM) como os jogadores a entender o mundo que vão entrar e a conseguir viver melhor a aventura.


As Personagens


Como já referimos o jogo traz 5 personagens já prontas para usar:
  • 3 Humanos (Ambrians): um Cavaleiro, um Caçador de Bruxas, e um Mágico
  • 1 Goblin, Caçador de Tesouros
  • 1 Ogre, Feiticeiro
Estas personagens pré-criadas já vêm com a distribuição de pontos de atributos já feita, e neste starter set é a única forma de ter personagens prontas, uma vez que não é dado aos jogadores os dados necessários no rulebook para construírem as próprias personagens se assim o desejarem.

O livro dedica 19 páginas à descrição das personagens e suas raças em algum detalhe e explicando aos jogadores o seu papel no jogo. As descrições das personagens são acompanhadas de brilhantes ilustrações das mesmas, e claro, as suas backstories para que o jogador possa mais facilmente entrar na sua pele.


Apesar do facto de este starter set, ao ter as personagens pré-criadas, seja um acelerador fantástico para que os jogadores consigam mais facilmente começar o jogo, ao só ter estas 5 hipóteses de personagens com apenas 3 raças e só uma personagem de 2 dessas raças para escolher pode levar a que o jogador não se identifique com nenhuma das 5 hipóteses e, por não conseguir criar uma personagem à sua medida, sinta que este jogo não é para si. Se for esse o teu caso então lembra-te que existe o Player Handbook do jogo core e que podes usá-lo para criares a tua personagem, mesmo que os restantes jogadores estejam confortáveis em usar as pré-criadas incluídas no Starter Set.


Mecânicas de Jogo



Ao contrário de muitos dos outros jogos da Free League, este jogo não se baseia na já habitual mecânica de eleição desta editora, o Year Zero Engine. Em Symbarium os jogadores vão usar o chamado Roll Under System, um sistema em que, em vez do habitual rolar um número acima de um determinado valor nos testes de habilidade ou em combate, têm que rolar abaixo.

O Roll Under System é muito simples: o jogador que quer realizar uma dada ação, tal como já é normal nestes jogos, tem que identificar qual o atributo que influencia a realização desta ação (Precisão, Astúcia, Discrição, Persuasão, Rapidez, Determinação, Força ou Vigilância) e qual o valor que a sua personagem tem para esse atributo, tendo cada um deles um valor entre 5 e 15. Um exemplo pode ser precisar de Força para mover um tronco que bloqueia o caminho, e tendo a personagem uma força de 10, o jogador irá utilizar um dado de 20 faces (d20) e rolar o mesmo com objetivo de ter o valor 10 ou inferior, o que significa que consegue realizar a tarefa com sucesso. Muito simples, apesar de um pouco estranho para os jogadores que estão mais habituados aos sistema ao contrário pois aqui sair um 1 é o melhor resultado e sair um 20 é o pior.

Um outro ponto único neste jogo a nível de mecânicas é o de ser um jogo chamado Player Facing, o que significa que o GM não rola dados para determinar nada: em vez disso fica focado na componente narrativa do jogo e tem algumas ferramentas para ir influenciando os pontos de decisão dos jogadores. Um exemplo disso é a decisão na narrativa de determinar o quão difícil será uma dada tarefa, adicionando um modificador de -5 (muito difícil) até +5 (muito fácil) ao valor-alvo que o jogador irá ter que atingir. É um ponto interessante no jogo pois faz com que o jogo corra de maneira mais ligeira e mais focada para todos.


O combate também se processa da mesma forma. Apenas os jogadores lançam dados seja para atacar ou defender, tendo os inimigos valores fixos de dano que vão causar com o ataque e o jogador rolando os dados para determinar quanto vai conseguir evitar desse mesmo dano dada a sua defesa. Se estás habituado à terminologia de Dungeons & Dragons então vais-te sentir em casa neste jogo, pois apesar da inversão dos valores dos dados, os termos usados serão muito familiares para ti e para ajudar o jogo traz uma Reference Sheet que funciona como pequeno guia muito prático para vermos todas as fases do combate, bastante fácil de seguir, e que assim não deixa ficar nada esquecido.

Finalmente, em Symboroum é introduzida uma mecânica de corrupção muito interessante. À medida que o jogo progride e os jogadores vão fazendo as suas escolhas, sempre que a natureza e as leis do que é natural são violadas, uma marca negra é deixada na personagem que comete essa violação. Esta corrupção vai alterando a personagem de forma muito visível até ao ponto em que esta se pode tornar numa abominação e ficar perdida para os jogadores, sem esperança de salvação. Existem 2 formas de corrupção. A temporária, que surge pelo uso de feitiços, por entrar em zonas demasiado profundas da floresta ou por danos causado por abominações ou artefactos corruptos, que, apesar de não ser muito perigosa, pode deixar as suas marcas se for acumulada em demasia ou se o jogador já tiver acumulado demasiada corrupção permanente. O outro tipo de corrupção é exatamente esse, o permanente, que pode ser adquirido por ações como aprender magias, ligar permanentemente artefactos a si próprio, etc. Os jogadores começam o jogo com Zero Corrupção mas ao longo do jogo têm que gerir quão infetados estão e qual o valor limite que pessoalmente têm de tolerância à corrupção, para evitarem tornarem-se uma abominação.


Conclusão


Sendo esta análise apenas do Starter Set e não do universo inteiro de Symboroum, temos de começar esta conclusão por te dizer ao pegar no jogo, sentes que existe muito mais no universo que não está nos livros e textos incluídos neste Starter Set. Apesar de achar que isso é bom e serve o propósito de um Starter Set, ser um ponto de entrada mais simples nestes universos, acho que algumas coisas poderiam ter sido incluídas para alguns jogadores um pouco mais experientes poderem ter um pouco mais da ideia do jogo completo em si. Um exemplo claro para nós foi ser impossível criar as próprias personagens, mesmo que apenas dentro das 3 raças disponibilizadas, pois não existe a componente explicativa das regras para a sua criação e ficarmos completamente fechados naquelas 5 personagens iniciais.

Um outro pormenor que poderia ter sido melhor implementado neste Starter Set foi o de termos que andar muito para trás e para a frente nos 2 livros para encontrar as coisas que precisamos validar num dado momento da nossa demanda, e nem sempre as coisas estarem onde esperávamos que estivessem. Isto é particularmente chato para um GM que coloca os jogadores à espera enquanto pesquisa nos livros por algo. Algo pequeno mas que quando acontece perde-se um pouco a inércia positiva do momento no jogo.

Em contrapartida é um mundo altamente bem construído, muito fácil de pegar e começar a jogar, tanto para um GM pouco experiente como para jogadores sem experiência alguma. A qualidade de produção é incrivelmente boa, e todo o trabalho artístico de ilustração é divinal, aliás, como podes ver pelas imagens que trouxemos para esta análise. É, sem duvida, mais uma obra prima da Free League e que merece muito a nossa atenção e tempo para explorarmos melhor esta sombria floresta cheia de mistério, aventura e tesouro!



Latest in Sports