Notícias Boardgames - Junho 2021

 Artigo escrito por João Efigénia.

Novos lançamentos 


Mazescape 

Devir Portugal lançou este mês as duas versões do seu original Mazescape: Ariadne e Labyrinthos. Neste conceito inovador para um só jogador, o objectivo é encontrar o Triângulo, isto é, a saída, perdido no meio de cada um dos labirintos, que são nada mais nada menos do que mapas dobráveis e desdobráveis, que podem ter dezenas de configurações e mecanismos diferentes. Cada caixa contém 7 mapas e um conjunto de desafios (ou achievements) para cada um deles, aumentando assim a rejogabilidade e a complexidade de cada mapa. Não é à toa que cada sessão possa durar entre 5 e 90 minutos...



Ticket to Ride: Europe - 15th Anniversary

Este mês foi também lançada a edição do 15º aniversário de Ticket to Ride: Europe, pela Days of Wonder. O jogo clássico foi ressuscitado e reeditado, e traz-nos um pacote de coisas boas: um tabuleiro maior, 225 comboios-miniatura altamente detalhados nas cinco cores dos jogadores, bem como latinhas personalizadas para cada uma, estações igualmente maravilhosas e todas as 108 cartas de Bilhete publicadas. Esta versão deluxe é verdadeiramente feita para os fãs do jogo, e continua a fazer dele dos melhores jogos gateway para o hobby dos jogos de tabuleito.




Azul: Pavilhão de Verão

Diver continua a trazer-nos os jogos da colecção Azul traduzidos para Português. Desta vez, é a hora de jogar Azul: Pavilhão de Verão. Os jogadores serão, para não variar, artesãos ao serviço de D. Manuel I, e irão utilizar os materiais do centro da mesa de forma cuidadosa para criarem os seus pavilhões. Embora o jogo funcione tal como as duas versões antecedentes, a altura e a forma como se constroem os pavilhões já diverge vastamente daquilo a que estamos habituados, pelo que quem gostou do original (e do Stained Glass of Sintra) e quer algo semelhante mas ligeiramente mais complexo, esta será uma excelente e acessível aposta.

Carcassonne - Edição 20º Aniversário

E falando novamente em aniversários, a Devir Portugal lançou este mês a edição do 20º aniversário de Carcassonne. O clássico jogo mantém-se inalterado, como sempre, e esta caixa traz-nos a versão base do jogo, 3 expansões, peças incrivelmente detalhadas e cheias de pormenores novos e maravilhosos, uma nova mini-expansão de 15 peças e um conjunto de autocolantes para personalizar os 40 meeples incluídos. De que estão à espera?

 

Expansões e Anúncios

Hércules

MEBO Games anunciou este mês o lançamento de Hércules, da autoria do nosso português Fábio Lima. Neste jogo, os jogadores serão aprendizes de Hércules que irão concretizar os seus 12 Trabalhos com a ajuda dos Semi-Deuses do Olimpo. Será uma corrida de dados para obter o favor dos Deuses, moedas e pontos, e mal podemos esperar para experimentar mais uma criação portuguesa!

Machi Koro 2

Lembram-se de Machi Koro, de 2011? Aquele jogo de cartas maravilhoso em que se construíam cidades e monumentos, numa corrida com os outros presidentes da câmara, para ser o primeiro a construir os seus marcos e ganhar? Pois a Pandasaurus Games irá lançar este ano uma sequela deste jogo. Com mais cartas, mais edifícios e mecânicas novas, os fãs do jogo original verão aqui um novo desafio, cada jogo diferente do anterior e cada vez mais feroz.

Eventos

    

Prémios Spiel des Jahres 2021

A Spiel des Jahres já anunciou os seus candidatos a Jogo do Ano de 2021. Em três categorias diferentes (Jogo do Ano, Jogo do Ano para Crianças, e Jogo Complexo do Ano), este galardão é dos mais reconhecidos do universo dos jogos de tabuleiro. Cada categoria tem também uma lista de recomendações do júri, pelo que podem consultar aqui as mesmas, assim como os nomeados em cada categoria!

DICE

Podcasts

Quando têm de aprender jogos, como fazem? Lêem os livros de regras de uma ponta à outra? Ou procuram um vídeo com tutorial? E se o manual for complicado? Neste episódio falamos do melhor e do pior dos livros de regras.

Com o nosso convidado especial Orlando Sá, neste episódio falamos do processo criativo envolvido em trazer à luz um jogo de tabuleiro. Se estavam interessados em saber mais sobre como lançar a vossa ideia, estes 90 e poucos minutos são para vocês!

Unboxings de Junho


Reviews de Junho




Latest in Sports