Sunblaze
Já passaram alguns anos desde o lançamento de Celeste, um dos indies com maior sucesso de sempre na indústria e, por isso mesmo, é natural que surjam outros inspirados no mesmo. Um bom exemplo é este Sunblaze, que chegou recentemente ao PC e à Nintendo Switch, com assumidas inspirações em jogos como Celeste e Super Meat Boy na sua descrição oficial. Estará à altura dos originais?
Vamos por partes. Sendo "semelhante" ao Celeste, tal significa que é um jogo em que iremos aprender com os erros, tentativa atrás de tentativa, o que pode não ser do agrado de todos os jogadores, mas sim direcionado àqueles com audácia, paciência e gosto pelo desafio extremo. No entanto, há dois pontos que desfavorecem um pouco o jogo e não o tornam tão especial quanto o badalado Celeste, e esses aspetos são a narrativa e a banda sonora.
A nossa protagonista Josie tem algumas habilidades simples como realizar um dash, o salto duplo, segurar-se nas paredes e esquinas e é isto que precisam de masterizar caso queiram superar os incríveis obstáculos a enfrentar. Cubos que se movem de um lado para o outro, cubos que são uma espécie de microondas no qual podemo-nos apoiar uma única vez e aí, ele aquece ao ponto de derreter a nossa querida Josie, há também lasers e alguns robots a flutuar que só podem ser derrotados saltando por cima deles como se um jogo de Super Mario se tratasse.
Este é um título que consegue ser realmente frustrante e não é aconselhável a quem não seja um pouco masoquista, para além de não ter uma narrativa interessante e a própria banda sonora ser apenas razoável, embora exista uma opção de escolha de nome Zen que serve no fundo como treino para depois seguir com a campanha, mas como não existe outros habilidades a desbloquear, não é que haja qualquer interesse por tal modo.
Resumindo, é desafiante, consegue ser bastante frustrante, mas com prática e muitas vidas perdidas, acaba por ser gratificante, no entanto é dirigido a um público mais específico e para aqueles que gostam de efetuar os famosos speed runs, dá a entender que é um jogo concebido para tal, afastando quem quer algo com mais profundidade e não tão focado apenas nos puzzles.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Bonus Stage Publishing.