Out of Line


Um pequeno robô humanóide desvia-se da linha de produção. Num mundo corrompido pelas máquinas, poderá ser ele a salvação? Eis Out of Line, um jogo indie totalmente feito em Portugal e que acaba de chegar ao PC, via Steam.

Produzido pela Nerd Monkeys e publicado pela Hatinh Interactive, este é um jogo de puzzles e plataformas 2D que rapidamente salta à vista pelo impressionante estilo artístico, totalmente desenhado à mão e com uma óptima banda sonora a acompanhar.


Mas de que se trata, então, esta aventura? Aqui controlamos San, uma personagem que rapidamente percebemos tratar-se de um robô, no interior de uma fábrica recheada de tantos outros como ele. Este robô, porém, terá um destino diferente, saindo pelo seu próprio pé da linha de produção. Sem uma única linha de texto ou diálogo, a história do jogo é totalmente livre à interpretação dos jogadores que, ao longo da aventura, irão encontrar outras criaturas e personagens que, na maioria dos casos, o irão ajudar. Pelo meio, algumas ilustrações encontradas nos cenários irão ajudar a interpretar os vários temas que vão sendo abordados.

Mais do que plataformas, este é um jogo de puzzles em torno do poder de San, uma lança misteriosa que lhe é oferecida por um misterioso cubo luminoso. O que a difere das restantes é que, da mesma forma que pode ser atirada em qualquer direção, também pode ser chamada de volta, independentemente da distância a que se encontre. Graças a isso, a lança tanto pode ser atirada contra uma parede, servindo de plataforma para chegar a sítios mais altos, como ser atirada para o meio de roldanas e outros dispositivos para afetar o seu funcionamento, por exemplo. Parte da diversão está em descobrir tanto o funcionamento da lança, como dos mecanismos que compõem os puzzles que vão surgindo ao longo do jogo.


De uma forma geral, os puzzles são bastante acessíveis e, conforme são apresentadas novas mecânicas, estas vão sendo gradualmente expandidas de puzzle a puzzle. Por vezes, porém, os puzzles também irão requerer um processo de tentativa e erro, pelo facto de conterem elementos potencialmente fatais para o pequeno San. Felizmente, para cada puzzle há um "checkpoint", evitando assim qualquer frustração enquanto se tenta perceber como resolver. Para os mais exploradores, há ainda uma componente de colecionismo, com o objetivo de encontrar uma série de cubos luminosos, de cor azul, que muitas vezes se encontram bem escondidos, ou em zonas aparentemente inacessíveis.

Entre os puzzles e desafios, o jogo conta também com momentos relaxados, dedicados à descoberta e interpretação deste mundo que se está a explorar. Visualmente, há uma grande variedade de cenários e ambientes a conhecer, todos eles compostos por belíssimas ilustrações em várias camadas, dando assim uma sensação de profundidade. Como já referido, não há qualquer texto ou voz a contar a história, cuja narrativa assenta nas descobertas feitas por San à medida que vai avançando, bem como a sua ligação entre as suas personagens e criaturas, o que também acaba por criar uma ligação ao jogador e à sua própria experiência.


Out of Line está, a partir de hoje, disponível para PC via Steam, com lançamento para as consolas previsto para ainda este ano de 2021. Com cerca de 3 horas de duração, é mais do que a soma das suas partes, capaz de envolver e puxar pela imaginação, independentemente da idade de quem esteja a jogar. Uma belíssima aventura que, sem dúvida, irá ficar na lista dos melhores videojogos feitos em Portugal.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Nerd Monkeys.

Latest in Sports