Apresentação: Metroid Dread


Da parte da Nintendo, uma das maiores surpresas da E3 2021 foi o Metroid Dread, o mais recente título da saga que deu origem a todo um género de aventura e ação, hoje conhecido como "metroidvania". Depois da sua apresentação ao mundo no Nintendo Direct, tivemos a oportunidade de participar numa apresentação com o produtor Yoshio Sakamoto, que nos deu um olhar mais profundo em torno do que se poderá esperar nesta nova aventura.

Antes de mais, nada como ver (ou rever) o trailer de apresentação deste título, cujo lançamento está previsto para este ano, a 8 de outubro:



Metroid Dread é apresentado como o capítulo final da história da ligação entre a protagonista Samus e as criaturas Metroid, que até então conta com os jogos Metroid (NES, 1986), Metroid II: Return of Samus (GB, 1991), Super Metroid (SNES, 1994) e Metroid Fusion (GBA, 2002). E sim, já passaram 19 anos, mas este é um projecto que Sakamoto já tinha em mente desde então, com uma série de ideias em mente... mas algo faltava para a sua concretização.

Tudo mudou, porém, ao trabalhar com a MercurySteam no desenvolvimento de Metroid: Samus Returns, o remake de Metroid II para a Nintendo 3DS. Segundo o próprio criador, sentiu-se em sintonia com toda a equipa que, além de toda a competência, demonstrou um verdadeiro afecto pela série Metroid. Assim surgiu a oportunidade de, finalmente, concretizar o desejo antigo de desenvolver este videojogo, cujo tema principal seria o medo e a tensão, mas sem se tornar num jogo de terror. Às suas ideias, juntou-se o input da equipa, que tanto contribuiu com as mecânicas de jogo, como com a própria história.

Sem revelar praticamente nada em concreto em torno da história, Sakamoto explicou que este título será, finalmente, uma conclusão para este arco da franquia, cujo tema central é a relação e ligação entre a protagonista Samus e as criaturas Metroid. O que isso significa, porém, só será introduzido mais tarde. E tendo em conta que, para muitos, poderá ser o primeiro título da saga, este irá contar com um prólogo dedicado ao que aconteceu nos jogos anteriores, servindo de contexto para esta jornada na qual Samus terá de enfrentar uma nova ameaça: os E.M.M.I..



Os EMMI são umas poderosas criaturas robóticas, ligadas a uma rede central do misterioso planeta onde se passa esta aventura. Resistentes a praticamente qualquer tipo de ataque e recheados de sensores capazes de detectar o mais pequeno ruído causado pela protagonista, os EMMI irão perseguir a Samus a alta velocidade assim que detectem a sua atividade. Se a apanharem, o "Game Over" é praticamente garantido, embora haja uma pequena oportunidade de fazer "counter" e deixá-los atordoados, por uns momentos.

Felizmente para os jogadores, os EMMI deslocam-se apenas entre determinadas áreas do planeta, nas quais o jogo irá, certamente, oferecer grandes momentos de tensão. Mas esta é apenas uma componente nova, na qual se focaram para a apresentação deste Metroid Dread, onde não faltarão as componentes de exploração, áreas secretas, bosses desafiantes e uma grande variedade de ambientes. E sim, segundo o criador, o jogo contará com uma boa liberdade de exploração, ao estilo do Super Metroid.

No que diz respeito à jogabilidade, logo desde o início, a protagonista começará já com bastantes habilidades e muita agilidade, como a possibilidade de fazer "counter", correspondendo à grande guerreira em que se tornou ao longo dos jogos anteriores. Ainda assim, mantiveram todo o sistema de adquirir novos poderes e upgrades ao longo da aventura, o que também permite aceder a novas áreas.



Com o novo Metroid Dread, Yoshio Sakamoto promete oferecer uma grande aventura, quer os jogadores já sejam grandes fãs da série, quer o tenham como primeira experiência e queiram, depois, jogar os anteriores. Para isso, o objetivo é conseguir um bom equilíbrio entre a acessibilidade e o desafio oferecido neste jogo. Quanto à história, fica apenas a dica que o final desta jornada não é, necessariamente, o final desta protagonista.

O jogo tem data de lançamento prevista para 8 de outubro e, além da edição normal em formato físico e digital, irá também contar com uma edição especial, que irá incluir um steelbook, cartas de ilustrações holográficas relativas aos 5 jogos desta saga, e ainda um livro de ilustrações com 190 páginas.



Latest in Sports