Drift 21


Existem jogos que são para fãs de corridas, e depois existem jogos como Drift 21, que são para fanáticos do desporto motorizado, não só para quem gosta muito de Drift mas quem realmente ama mecânica, e toda a sua complexidade. Mas até onde vai a linha entre a diversão e o realismo?


Nem tudo que é realista ao máximo compensa, afinal de contas, todos gostamos de algo que nos divirta, os jogos têm como função, a diversão, se adicionarmos realismo fica melhor, mas tal como no passado aconteceu com o Dakar, o conceito do realismo leva a um grau de dificuldade tão alto que pode afetar a experiência a muitos.

Outrora um desporto nascido no Japão nos anos 90 de forma ilegal que incitou até à criação do famoso anime/manga Initial D, agora de forma legal e pelo mundo fora existem várias competições que passam por diversos países, no UK, Alemanha, Japão, Polónia, Austrália etc… Estes são os países que encontram-se disponíveis no jogo mas que devem primeiramente ser desbloqueados à medida que se progride.


Drift 21 é um jogo que nos introduz ao realismo das competições Drift, aqui os jogadores vão encontrar 12 carros de marcas licenciadas, entre eles BMW, Mazda, Nissan e Subaru. Tudo está ao mais ínfimo pormenor, desde a escolha do carro às peças a escolher para tunificar o carro na perfeição, os pequenos detalhes fazem a diferença, partes do motor, amortecedores, escape etc… É realmente complicado com imensos menus e peças disponíveis para quem conhece os básicos da carroçaria de um automóvel e o jogador mais comum rapidamente vai começar por olhar às despesas e comprar o mais barato possível equipando o carro com aquilo que surgir pois, é realmente difícil ter uma boa perceção daquilo que faz ou não diferença numa corrida.

Está mesmo realista, isto porque na oficina o jogador vai jogar na primeira pessoa e terá de erguer o carro na hidráulica, verificar as peças por debaixo do seu veículo, retirar ou colocar peças no seu devido lugar, trocar o motor, instalar novos bancos desportivos, a própria manete da caixa de mudanças pode ser alterada por diversas outras disponíveis, há realmente uma enorme variedade, é quase como desmontar um lego, neste caso, de forma mais real possível, estar na pele de um mecânico.

No modo single player o jogador terá acesso a uma boa dose de modos, o já conhecido Time Attack, Carreira, Quick Race, Solo Run ou online em um dos 5 modos existentes para o multiplayer. Há muito por onde explorar, no entanto se a parte de alterar o veículo podia ser complicada, a jogabilidade também não facilita em nada, como se costuma dizer, ou vai ou racha.



 
É preciso realmente muito treino e dedicação para jogar Drift 21, isto porque o jogo é extremamente exigente, é como conduzir e realizar drifts num carro real, nem todos se atrevem e além de que é preciso ter “mãos para o bicho”. Para a experiência ser a mais realista de sempre, o jogador é obrigado a jogar com mudanças manuais, sendo forçado a dominar o jogo por completo ou então, facilmente vai desistir devido a todas estas obrigações emitidas por Drift 21.


Não é um jogo para todos nem para qualquer um, a criação de Drift 21 é para os verdadeiros amantes do automobilismo, diria para profissionais e para quem realmente percebe da matéria, não se trata sequer de um jogo como Forza Motorsport que já conta com muitas opções de customização, aqui não é para “brincar aos popós”, para além de que a jogabilidade exigente obriga o jogador a passar horas para ter o mínimo de controlo sobre o carro.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela 505 Games.

Latest in Sports