MLB The Show 2021


Diretamente do San Diego Studio da SIE, MLB The Show 2021 tem este ano na capa o famoso jogador e estrela ascendente Fernando Tatis Jr, também conhecido por “El niño”. Este ano, o jogo de beisebol vem com a promessa de muitos modos, incluindo até um modo história, será que é desta que os europeus vão olhar para este desporto americano com mais interesse?


Confesso que nunca fui grande fã deste desporto, não querendo dizer com isto que deprezo, simplesmente não foi de meu interesse seguir e a opinião geral acerca do desporto é na maioria, a mesma. Vamos vendo em filmes ou de vez em quando nas próprias séries de anime, como Dragon Ball Super e recentemente em Jujutsu Kaisen, que o desporto até tem a sua história e fama, apenas os europeus nunca quiseram muito saber porque no fundo, temos o futebol que é o desporto rei - principalmente no nosso país que pouco valoriza qualquer outro desporto. No entanto, muitos de nós já colamos bastante em jogos NHL, NBA e alguns até em NFL, e MLB? Se derem a oportunidade conhecer as regras do desporto, talvez possam mudar de opinião como eu.


É complicado entrar no espírito de repente e comprar um jogo de MLB, no entanto por vezes é necessário dar a oportunidade a um jogo, MLB The Show 2021 acaba por ser um jogo mais interessante que o esperado, além de ser algo completo e mesmo nas primeiras horas ter a sua complexidade no que diz respeito aos botões e devidas regras, investir o tempo apropriado nos Tutoriais, selecionar as opções para tornar o jogo mais fácil e realizar certas ações automaticamente podem a facilitar a vida de quem não faz a mínima de como se aventurar neste desporto americano que por alguma razão tem um sucesso enorme nos E.U.A. e a verdade é que, após jogar algumas horas, o meu interesse foi crescendo aos poucos e acabei por jogar bastante tempo ao longo destes últimos dias desde o seu lançamento.

Assim que se inicia, é-nos apresentado e até recomendado o modo mais fácil de todos, para o jogador aprender aos poucos todas as regras e movimentos, o que gostei imenso pois a última vez que tinha jogado MLB foram umas partidas num jogo casual da Nintendo com Mario e companhia - embora diferente, as regras eram as mesmas, então deu para refrescar a memória. Já este é um jogo sério para ser jogado a sério, sendo o mais realista possível, ainda que no modo mais fácil. É mesmo aconselhável a todos que, tal como eu, pouco jogaram ou nunca tiveram qualquer contacto com o desporto. Por outro lado, os veteranos também podem começar logo o jogo num formato de simulação ou até competitivo.

A preparação estará ao nível e qualquer um pode jogar, desde a forma como iremos utilizar o taco para bater as bolas ao atirar as bolas e até o correr para as bases que podem escolher de forma automática, o que até é bom para conhecer mais e melhor o funcionamento e as regras do jogo. De referir que uma partida leva cerca de uma hora mínimo o que é normal.



Após o tempo investido a aprender, foi o momento de começar uma carreira no modo Road to the Show, o jogo tem imensos modos disponíveis, mas é sempre interessante começar de raíz uma carreira com direito a cut scenes de comentadores reais do MLB. Já o modo Diamond Dynasty criamos um jogador e todo o seu perfil personalizando até o seu vestuário, tendo igualmente um sistema de perks para melhorar vários aspetos do jogador.
 
O grafismo está bom e a banda sonora atualizada, não existem quebras de frame rate e por isso está perfeitamente jogável. O próprio modo online funciona corretamente e roda com fluidez não tendo qualquer problema com o tempo dispensado no modo. De salientar que existe um modo de criação em que é possível criar de raíz um estádio com imensos objetos, no entanto esta opção está somente disponível para as consolas de nova geração.


No fundo, apesar de não ser um desporto favorecido no velho continente, não deixa de ser interessante e quem sabe, com um jogo como este, possa ganhar mais adeptos, a questão da curva de aprendizagem é perfeitamente compreensível e foi tomada em consideração neste novo título da MLB, assim sendo, resta esperar por quem tiver o interesse de experimentar pois o jogo é bom e certamente é muito bom para os fãs do género.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela SIEE.

Latest in Sports