Atelier Mysterious Trilogy Deluxe Pack

A série Atelier tem sido falada cada vez com mais frequência, muito devido ao sucesso de Atelier Ryza, introduzindo muitos jogadores a um universo que surgiu pela primeira vez na PlayStation em 1997, estreando-se no ocidente com Atelier Iris na PlayStation 2.

No meio das dezenas de jogos principais e spin-offs que compõem a série surge a Atelier Mysterious Trilogy, que agora recebe um re-lançamento para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC com a marca “DX”, ou Deluxe Pack. São jogos que foram inclusive lançados nestas mesmas plataformas, mas que agora contam com algumas novidades e todo um conjunto de DLCs já incluídos.


Começando pelo primeiro dos 3, Atelier Sophie: The Alchemist of the Mysterious Book DX conta a história da jovem aprendiz de alquimia Sophie, que se apercebe que é dona de um misterioso livro capaz de flutuar, com alma e capaz de falar com quem o rodeia. Um livro com uma personalidade bem vincada, mas vítima de amnésia e cabe a Sophie experimentar todo um conjunto de receitas ou participar em várias atividades de modo que esse livro, de nome Plachta, se recorde da sua origem.

Um jogo simples, onde o objetivo é tão claro como ir criando a mais variedade de itens para desbloquear novos momentos de história com Plachta, ou através de missões que Sophie vai recebendo e progredindo também na história. No meio de tanta receita é preciso ter um bom leque de itens, que obtemos apanhando-os nos cenários ou através de combates contra as mais variadas criaturas. Quanto mais progredimos mais zonas debloqueamos e melhor ficamos a conhecer o leque de personagens desta aventura.


O segundo jogo desta trilogia é Atelier Firis: The Alchemist and the Mysterious Journey DX, que segue a história de Firis, uma habitante de Ertona, cidade criada no interior de uma caverna e isolada do mundo através de uma porta de metal gigante, que apenas alguns podem atravessar. Capaz de ver onde se escondem os minérios mais preciosos, Firis é um bem precioso para a sua cidade, mas vive infeliz por não poder conhecer o mundo que a rodeia, ou ver o céu na sua totalidade.

É com a chegada de Sophie e Plachta que a aventura de Firis começa, onde através da alquimia lhe é dada permissão para sair da cidade, mas sempre acompanhada por Liane, a sua irmã e, também Sophie e Plachta. Duas (agora) veteranas que vão ensinar a Firis tudo o que sabem sobre a alquimia, para que Firis possa entrar no Alchemy Exam e tornar-se ela também uma alquimista. Cabe então à jovem aprendiz explorar o misterioso mundo que a rodeia, apanhar diversos ingredientes para criar imensos itens que a ajudarão na sua demanda.


A conclusão desta trilogia é Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings DX que segue a curiosa história de duas gémeas, Lydie e Suelle, que embora inexperientes com a alquimia ajudam o seu pai no atelier. Enquanto se esforçavam para se tornarem melhor alquimistas descobrem um misterioso quadro que, ao investigá-lo, se vêm puxadas para o seu interior, desvendando todo um mundo lá dentro repleto de preciosos itens que as ajudarão a melhoras as suas capacidades de alquimia.

Cabe então às duas jovens alquimistas tirar partido dos itens raros que encontram no quadro que encontraram e, à medida que vão progredindo nas suas capacidades e concluindo tarefas que lhes são apresentadas pela cidade de Merveille, ganham acesso a novos quadros que trazem consigo mais itens raros que ajudarão imenso a desenvolver as suas capacidades como alquimistas. Mas os quadros apresentam também vários perigos, como monstros que terão de derrotar, tal como vários mistérios que vão desvendando aos poucos. Sendo a conclusão da trilogia Sophie, Plachta e Firis, entre outras personagens surgem novamente nesta aventura.


O tema “misterioso” não é o único ponto de ligação que une os 3 jogos. O sistema de combate é idêntico entre eles, sendo que há um ou outro elemento extra em cada jogo, mas na íntegra cabe-nos criar todo um leque de item que nos ajudarão imenso a enfrentar os mais variados desafios. Itens esses criados através de um puzzle rápido que é semelhante entre os 3 jogos, contando com pequenas diferenças. No geral não são de todo jogos difíceis, embora possamos torná-los mais fáceis ou mais desafiantes ao mudar a dificuldade, mas tirando partido da alquimia e das diversas habilidades dos personagens os combates são muito acessíveis, ideais até para os que não se sentem tão confortáveis com o género.

Mas sendo 3 jogos relativamente recentes, já disponíveis nas mesmas consolas em que saem agora estas versões DX, excluindo Sophie que chega pela primeira vez à Switch, afinal, o que é que tornam estes jogos nas versões definitivas? Visualmente são idênticos aos lançamentos originais, Sophie continua a ser o menos detalhados dos 3 embora seja ele o mais fluído, pelo menos na versão PlayStation 4 em que foi feita esta análise. Já os outros 2 jogos da trilogia são mais detalhados, principalmente nos cenários, mas onde primam os visuais são no detalhe das personagens, que parecem autênticas ilustrações, algo que a série faz questão de destacar pelo seu estilo.


Há várias melhorias, principalmente a nível de jogabilidade como poder mudar a velocidade dos combates, algo que ajuda imenso enquanto estamos à procura de determinados ingredientes para criar certos itens, ou um modo de fotografia que, embora não seja extremamente aprofundado, permite-nos capturar bons momentos. Mas o verdadeiro valor da trilogia surge no conteúdo novo, além de todos os DLCs já incluídos ou fatos criados de propósito para este novo lançamento.

Atelier Sophie conta com todo um novo capítulo que explora o seu crescimento em tornar-se uma alquimista tão boa como a sua avó. Atelier Firis conta com novos veículos para ajudar na exploração do mundo que também apanham itens automaticamente, tornando a experiência mais rápida. Atelier Lydie & Suelle contam também com mais história, um novo quadro que liga o jogo a outro título da série: Atelier Nelke & the Legendary Alchemists. Há conteúdo a pensar nos fãs, mesmo que já tenham explorado os 3 jogos, as novidades podem ser um novo incentivo para os jogar mais uma vez.


Atelier Mysterious Trilogy DX é um bom conjunto, principalmente para os que conheceram agora a série devido a Atelier Ryza terem aqui mais 3 RPGs a explorar. Temos assistido a outros packs da série, por isso quem sabe se por uma questão de tempo, não veremos a série Atelier totalmente disponível em consolas recentes. Infelizmente não contamos com nenhum lançamento físico dos 3 jogos cá para nenhum dos formatos, o que poderá ser um ponto negativo para muitos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela KOEI TECMO EUROPE.

Latest in Sports