Os diferentes tipos de jogadores de jogos de tabuleiro


Os jogos de tabuleiro, na sua essência, convidam à socialização. Seja onde for, em casa, na praia, num evento, etc, somos convidados a estar à mesa com outras pessoas.


Sejam estes amigos, familiares ou até pessoas que acabámos de conhecer, os jogos de tabuleiro têm o dom de dar a conhecer traços de personalidade que muitas vezes desconhecemos de pessoas com quem convivemos todos os dias. Quantos de nós já estiveram com alguém que se “transforma” quando a competição aperta? Ou que revela mais extroversão do que normalmente mostra? E o mau perder? Todos nós temos aquele amigo que é um santo até perder um jogo… 


O artigo de hoje incide sobre o tipo de jogadores que tenho encontrado à mesa. Digo-vos já… este hobby quebra barreiras inimagináveis! Não só passamos a conhecer melhor quem nos rodeia, como a nós próprios! Vamos começar:


“Campeão”

Este jogador diz ganhar os jogos todos. Antes do jogo começar, já avisou todos os adversários que será ele o vencedor e fora da mesa se gaba do quão bom é no jogo “x” e no jogo “y”. Na realidade não ganha assim tanto, faz parte da “persona” que encarna, e quando perde arranja mil e uma desculpas para justificar as derrotas. “Estava a experimentar uma estratégia nova, para ser mais desafiante”, “O primeiro milho é para os pardais!” são frases muito utilizadas por este tipo de jogador. 


“Intriguista”

É o jogador que gosta de desviar as atenções. Escolhe um alvo e avisa todos os outros jogadores do quão perto está o jogador “x” de conseguir determinado feito ou até de ganhar o jogo, com o objetivo de colocar toda a gente contra esse jogador! A frase “Então estão a olhar para o meu jogo quando o “x” está quase a ganhar? Já viram quantos pontos ele vai fazer no próximo turno se o deixarem ir buscar aquela carta?”... é típica deste tipo de jogador. 


“Super-estratega”

Aqui estou a ser simpático, porque é aquele jogador que demora uma eternidade a escolher a ação que vai realizar. Analisa todas as variáveis e potenciais consequências. Olha constantemente para o jogo dos adversários e hesita centenas de vezes até tomar uma decisão. É habitualmente aquele jogador que transforma um jogo de 1h, num jogo de 3h! O super-estratega acha que “Não tenho culpa que vocês joguem sem estratégia!” é uma desculpa válida para demorar tanto tempo a jogar. 


“Desinteressado”

Evitem este tipo de jogador! Pela vossa vida! Este jogador está, normalmente, com o telemóvel na mão e quando chega a sua vez de jogar, terá de ser um adversário a chamar-lhe a atenção. Não sabe, muitas vezes, o que fazer, uma vez que não prestou atenção às regras. Pede, com frequência, que esperem um pouco para que ele termine a mensagem que está a escrever. Não é um jogador que valorize a experiência que se está a viver no momento, nem as pessoas com quem está a partilhá-la. 


“Advogado das Regras”

É aquele jogador que deixa os outros explicarem as regras, mas está constantemente a interromper a explicação, sobrepondo-se ao explicador do jogo. Durante o jogo, está constantemente a pedir o livro de regras, uma vez que sente que as regras não estão a ser rigidamente cumpridas. Por vezes, sabe as regras de cor e corrige incessantemente o que se está a fazer durante a partida. 


“Alpha”

É o jogador que sente que tem de guiar os outros na sua estratégia. Encontramos o “Alpha”, predominantemente, nos jogos cooperativos e, basicamente, num jogo que deveria ser jogado por vários jogadores que tomam decisões individuais, acaba por ser este o jogador que indica qual é a ação ideal a ser tomada. “Vais mover o peão para aí? Porque não moves para aqui, depois vais buscar este cubo, gastá-lo ali e vais buscar aquela carta no próximo turno?” é um exemplo do que um jogador “Alpha” pode dizer. 


“Chorão”

Está-se sempre a queixar durante a partida. O jogo está, aparentemente, a correr-lhe mal. Queixa-se do azar e da sorte, que a carta que queria foi tirada pelo adversário, que o espaço que queria utilizar foi preenchido e que vai fazer poucos pontos neste jogo. Por norma, é o jogador que ganha e no final diz algo como “Não estava nada à espera de ganhar! É que me estava a correr mesmo mal!”...  


“Fala-barato”

É aquele jogador que, durante o jogo, fala sobre o jogo em si, sobre a atualidade… sobre tudo! É também aquele que descreve, em voz alta, as ações que realiza. “Ora bem, vou descartar esta carta. Vou avançar nesta trilha… hmmm… vejam, vejam, vou agora gastar $5 para recrutar este trabalhador e… podes jogar”. 


“Ressentido”

É o jogador que tem uma memória de elefante. Não se esquece do que lhe fizeram em jogos anteriores, seja há uma semana ou há um ano! Cuidado com este jogador! Habitualmente, quando sabe que já não pode ganhar e sabe que as suas últimas ações têm impacto na determinação do vencedor, tenta agir de forma a prejudicar aquele jogador que no jogo “x” o tramou! Sem ressentimentos :)  


Existem muitos outros tipos de jogadores, mas ficam aqui alguns dos que mais encontro à mesa! E vocês? Que tipo de jogadores são? Que jogadores mais encontram à mesa? 


Confesso, sou um misto de “Campeão”, com “Fala-barato”... e na verdade digo que ganho, quando perco quase sempre... 


Bruno Maciel

Latest in Sports