Dungeons & Dragons em jogos de tabuleiro


Considero que grande parte dos leitores terão uma ideia do que são os jogos de role play, onde um grupo de amigos se junta numa mesa com folhas de papel, dados e lápis, para contar uma história num mundo de espadas e feitiçaria, guiando os seus heróis através de missões, em busca de tesouros perdidos, batalhas contra inimigos épicos, salvamentos ousados, intrigas nas cortes do reino, e muito mais. O único limite é a imaginação!


Um dos seus precursores foi o Dungeons & Dragons (D&D ou DnD) desenhado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974 e publicado pela Tactical Studies Rules, Inc. (TSR), adquirida pela Wizards of the Coast em 1997. O sucesso deste sistema de jogo levou a proliferação de muitos outros sistemas similares com outras temáticas (vampiros, cyberpunk, vikings, etc), inúmeras publicações literárias de ficção/fantasia, filmes e jogos de PC (por exemplo, trilogia Eye of Beholder, série Baldur’s Gate, série Icewind Dale, série Neverwinter Nights, Dungeon&Dragons Online, etc). 

Era então inevitável que este mundo não fosse também contemplado pelos jogos de tabuleiro!  

Se és fã de D&D, apresentamos uma lista de alguns jogos de tabuleiro baseados no folclore do mundo de Faerûn! 

 
Lords of Waterdeep 
Criadores: Peter Lee, Rodney Thompson 
Arte do jogo: Eric Belisle, Steven Belledin, Zoltan Boros, Noah Bradley + 29 more 
Editora: Wizards of the Coast 

Em Lords of Waterdeep, um jogo de estratégia para 2-5 jogadores, assumes o papel de um dos senhores misteriosos de Waterdeep, governantes secretos da cidade.  

Através da colocação dos teus agentes pelos diversos locais da cidade, podes recrutar aventureiros para enviares em missões em teu nome e obter as suas recompensas, aumentando a tua influência sobre a cidade. Expande a cidade construindo novos edifícios que oferecem novas ações no tabuleiro e sabota ou ajuda as ações dos outros senhores jogando cartas de Intriga, dependendo da tua estratégia e habilidades, para assegurar a tua supremacia sobre os outros senhores da cidade. No final de 8 rondas, o jogador que acumular mais pontos ganha o jogo. 

Expansões:  
Lords of Waterdeep: Scoundrels of Skullport 

 
Tyrants of the Underdark 
Criadores: Peter Lee, Rodney Thompson, Andrew Veen 
Arte do jogo: Steve Ellis 
Editoras: Gale Force Nine, LLC, Heidelberger Spieleverlag, Kronos Games (Krogam), Wizards of the Coast 

Tyrants of the Underdark é um jogo competitivo onde lideras uma das casas drow, recrutando monstros, cultistas e demónios para te ajudarem a controlar locais do Underdark, tais como Menzoberranzan e Blingdenstone. Usando poder e influência como recursos, Tyrants of the Underdark oferece várias estratégias que podes usar para criar o teu baralho de lacaios. Serás um mestre em espionagem que se infiltra nas fortalezas do inimigo ou um líder mortífero em combate concentrando em assassinar tropas inimigas? 

Os jogadores ganham pontos controlando locais, recrutando novos lacaios valiosos, promovendo-os para o seu “círculo interno” ou assassinando tropas inimigas. Independentemente da estratégia usada, quem controlar a maior parte do Underdark no final do jogo vence… ou será que não? Quem sabe uma estratégia mais sub-reptícia não é o suficiente para assegurar a vitória…MUHAHAHAHA! 

 

Série Dungeons and Dragons Adventure System 

Esta série contempla um conjunto de jogos cooperativos com miniaturas, para 1 a 5 jogadores, onde tu e os teus companheiros exploram locais diversos de Faerûn usando personagens pré-geradas que irão tentar atingir os objetivos do cenário. Os heróis terão de ultrapassar eventos nefastos, lidar com armadilhas, enfrentar monstros cujas táticas de combate são definidas em cartas próprias enquanto exploram masmorras, cavernas, castelos e reinos do submundo. Pelo caminho, poderão encontrar artefactos e itens mágicos que podem fazer a diferença entre a vida e a morte dos heróis. 

Adicionalmente os componentes destes jogos podem ser combinados, aumentado a variedade de eventos, monstros, habilidades dos heróis, itens, peças de terreno, etc. 
 
Dungeons & Dragons: Castle Ravenloft

O mestre de Ravenloft está a receber convidados para o jantar - e tu estás convidado! 

O mal esconde-se nas torres e masmorras do Castelo Ravenloft, e apenas heróis de bravura excecional podem sobreviver aos horrores que lá residem. 

Dungeons & Dragons: Wrath of Ashardalon 

Uma sombra sinistra cai sobre a terra, oriunda de uma montanha negra que exala fumo negro e expele lava ardente. A entrada de uma caverna leva-te a um labirinto de túneis e alcovas, e no fim deste labirinto infestado de monstros espreita a criatura mais aterrorizante de todas: um dragão vermelho! 

Dungeons & Dragons: The Legend of Drizzt

Baseado na série de livros com o mesmo nome, podes viver as aventuras do famoso drow, Drizzt Do'Urden e dos seus amigos Wulfgar o bárbaro, Catti-brie a guerreira, Bruenor Battlehammer o rei dos anões de Mithrall Hall, Regis o ladrão halfling, e da sua inseparável aliada, Guenhwyvar, a pantera do plano astral.   

Dungeons & Dragons: Temple of Elemental Evil 

Quatro cultos apocalípticos do mal estão a construir santuários e postos avançados secretos, trazendo consigo terror e destruição. Cada culto é dedicado a um dos príncipes pérfidos dos elementos (entidades divinas que incorporam ar, terra, fogo e água) e liderado por um profeta niilista, corrompido pelo poder. Serás capaz de frustrar os planos dos cultistas no seu templo e enfrentar os próprios príncipes elementais? 

Dungeons & Dragons: Tomb of Annihilation

Uma maldição em expansão está a espalhar a morte em tudo onde toca e todos os seres do mundo estão em perigo! Estás pronto para investigar e descobrir a fonte da maldição e destruí-la?  

Dungeons & Dragons: Waterdeep – Dungeon of the Mad Mage

Na cidade de Waterdeep, existe uma taberna chamada “Yawning Portal”, derivado do enorme buraco existente na sua sala comum. No fundo deste poço em ruínas, existe uma masmorra conhecida como “Undermountain”, domínio do mago louco Halaster Blackcloak, que pejou o seu covil com monstros, armadilhas e mistérios. Tu e os teus amigos têm como objetivo explorar o Undermountain em busca dos seus tesouros, enfrentado as suas várias armadilhas e monstros ameaçadores. 

Betrayal ar Baldur’s Gate 
Criadores: Chris Dupuis, Mike Mearls 
Arte do jogo: Aaron Hübrich, Tyler Jacobson, Scott Okumura, Emi Tanji + 2 more 
Editora: Avalon Hill Games, Inc., Wizards of the Coast 

Baseado no famoso jogo de tabuleiro “Betrayal at House on the Hill”, em Betrayal at Baldur's Gate 3 a 6 jogadores controlando uma das personagens disponíveis, têm de explorar os becos escuros e as perigosas catacumbas da cidade, entreajudando-se para tentar sobreviver aos terrores que irão encontrar. Isto é, até que um evento maléfico vire um de vós - ou talvez mais - contra os outros… terá sido o ataque psiónico de um Mind Flayer ou os sussurros do fantasma enlouquecido que fez com que os teus aliados se tornassem traidores? Não tens outra escolha a não ser manter os teus amigos por perto e os teus inimigos ainda mais perto! 

Conseguirão manter-se unidos e sobreviver à loucura ou sucumbirão à desconfiança entre si e tentar sobreviver sozinhos ou mesmo eliminar a nova oposição? 

O jogo oferece cinquenta cenários distintos, apenas para descobrires que nunca é o mesmo jogo duas vezes. 

 
Dragonfire 
Criadores: Randall N. Bills 
Arte do jogo: Kekai Kotaki 
Editor: Catalyst Game Labs 

Dragonfire é um jogo cooperativo de construção de baralhos ambientado no mundo de Dungeons & Dragons. Os jogadores escolhem entre várias raças - de anão a elfo, meio-orco a humano - enquanto assumem o papel de clérigo, ladrão, guerreiro ou mago. Equipados com armas, feitiços e itens mágicos, os jogadores começam sua aventura ao longo da famosa Sword Coast, podendo depois viajar para outros locais de Forgotten Realms, como Baldur’s Gate, Neverwinter e Waterdeep através de expansões ao jogo. Ao longo do caminho, os jogadores aumentam o nível de seus personagens, permitindo o acesso a novos equipamentos, talentos e muito mais. Junta os teus amigos e criem as vossas próprias lendas! 

Ricardo Jesus

Latest in Sports