Horizon Zero Dawn Complete Edition


Hoje em dia, este é o que se pode considerar um caso raro, mas que no futuro poderá eventualmente tornar-se algo bastante comum. Depois de ver anunciada uma sequela para a PlayStation 5, Forbidden West, eis que o anteriormente exclusivo PS4, Horizon Zero Dawn, chega ao PC!

Facilmente incluído nas listas de jogos favoritos da PlayStation 4, este é um jogo de mundo aberto que se passa num mundo pós-apocalíptico. Daqui a mais de um milénio, a humanidade ainda estará por cá, mas o mundo já não será nosso. As máquinas irão tomar conta do planeta, cabendo aos povos humanos viver e conviver nessa condição. É aqui que ficamos a conhecer Aloy, a protagonista que desde criança era discriminada por ter sido encontrada orfã, mas em cujas mãos ficará o destino de toda a humanidade.


Pouco mais de 3 anos após o seu lançamento, Horizon Zero Dawn continua a ser uma boa aventura "open world", com visuais que permanecem entre os melhores da consola. A experiência de jogo, embora não se destaque em termos de exploração ou até mesmo no desenvolvimento da história, permanece um prazer em termos de combate. Isto porque, além de lutar contra as máquinas, conforme se vai progredindo, Aloy adquire grandes habilidades, colocando até umas máquinas contra as outras.

Chegando agora ao PC, Horizon Zero Dawn Complete Edition inclui já todas as novidades que o jogo foi recebendo, incluíndo graus de dificuldade, "New Game +" e ainda a expansão The Frozen Wilds. A grande novidade, porém, está em termos de configurações para que cada jogador tenha a melhor experiência possível no seu computador.


Antes mesmo de começar, vale a pena explorar as definições que, embora por defeito já tentem ficar optimizadas, são totalmente personalizáveis. Os jogadores podem assim optar por mais ou menos detalhe a nível de texturas, profundidade de campo, framerate ou resolução, tendo até compatibilidade com ultra-widescreen. Depois, basta correr um teste visual, onde a câmara viaja por um cenário do jogo pondo à prova os requisitos pedidos pelo jogador. Nada como ir experimentando até se ficar satisfeito!

Em termos de jogabilidade, além do rato e teclado é possível utilizar comandos, com livre personalização do que faz cada botão. Infelizmente, só não há forma de personalizar o tempo de carregamento inicial ao abrir a aplicação. Algo que certamente irá variar bastante consoante as máquinas, incluindo o próprio disco rígido, mas não facilita sessões de jogo de curta duração.


De uma forma geral esta é uma óptima adaptação ao PC que poderá fazer Aloy chegar a muitos jogadores que nunca tinham experimentado o mundo de Horizon e agora o podem fazer pela primeira vez, já com acesso a todos os conteúdos. Outros, com melhor equipamento em casa, irão agora poder ver detalhes que não seriam possíveis de outra maneira.

Uma aventura que, não tendo propriamente uma história marcante, oferece umas belas horas de entrenimento a lutar contra robôs!

Análise completa do título original: Horizon Zero Dawn (PS4)

Nota: Análise efetuada com base em código do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela SIEE.

Latest in Sports