High Score - A História dos Videojogos


Estreou recentemente no Netflix uma pequena série documental sobre o universo dos videojogos, mais propriamente dedicada às suas origens e primeiros tempos: High Score.

Com apenas 6 episódios, cada um dedicado a um tema em particular, é uma série relativamente pequena e fácil de visualizar, mas recheada de curiosidades capazes de surpreender até alguns dos jogadores mais "hardcore".

O primeiro episódio é inteiramente dedicado aos primeiros tempos dos videojogos, tanto aos grandes sucessos como aquele que viria a ser considerado o fim da indústria. Mas se tal tivesse acontecido, não haveria mais episódios, e o segundo é precisamente dedicado à forma como a Nintendo e a sua NES revolucionou toda a indústria. Aquela a que muitos chamam a primeira geração de consolas, afinal, não foi bem a primeira.


Os episódios, bem construídos, vêm recheados de entrevistas a pessoas diretamente ligadas tanto à criação dos sistemas e jogos, como a jogadores que viveram intensamente esses períodos, em competições de videojogos muito antes de lhes ser dado o nome de Esports. Temas como a subida da SEGA, as origens dos RPGs e jogos de luta, até aos primeiros jogos com experiências 3D, dedicados tanto aos sucessos como aos fracassos de então.

Toda a série é focada, porém, na experiência da indústria nos EUA, com o Japão a ser inevitavelmente referido graças a todo o seu impacto global, mas zero referências ao que então se passava por cá na Europa. Ainda assim, oferece um ponto de vista que facilmente pode ser comparado aos dias de hoje, desde coisas ultrapassadas como as antigas revistas de truques e dicas, a coisas que explodiram em popularidade como as competições de videojogos.


Sendo esta uma série limitada, muitas são as histórias que ficam por contar. As que contam, porém, conseguem ser realmente interessantes, tanto seja para descobrir como recordar. Numa altura em que o mundo dos videojogos se prepara para toda uma nova geração, é bom lembrar grandes momentos de três décadas atrás.

Fica a recomendação!

Latest in Sports