Nerd Monkeys - A entrevista... possível!


A Nerd Monkeys é uma empresa de videojogos, sediada em Lisboa, que muitos ficaram a conhecer graças ao Inspector Zé e Robot Palhaço... outros nunca ouviram falar. Agora que este grande clássico se prepara para chegar à Nintendo Switch, tivemos a oportunidade de entrevistar Mafalda Duarte, produtora da Nerd Monkeys, e assim tirar alguns nabos da púcara.


Assim se segue a entrevista... possível!


Olá Mafalda! Antes de mais, uma pequena apresentação para os mais distraídos. Quem é a Nerd Monkeys e o que têm andado a fazer?


A Nerd Monkeys sou eu, e eu sou a Nerd Monkeys. Desde que o FDP (Filipe Duarte Pina) saiu desta empresa eu tomei conta disto tudo. Toda a gente sabe que o Diogo Vasconcelos é um bot no Discord. Dantes fazíamos jogos, mas isso correu só mais ou menos, portanto, decidimos que este ano íamos mudar a pipeline e começar a fazer bons jogos. E pronto basicamente é isto.


Muitos ficaram a conhecer-vos através do Inspector Zé e Robot Palhaço, considerado o jogo “mais português de Portugal”. Para quem não os conhece, o que faz destas duas personagens e suas aventuras algo tão… “Tuga”?


Honestamente, eu também não sei quem são. Nunca joguei disso, não me meto nessas coisas, é sempre melhor dizer não. Mas parecem-me ótimas personagens, até porque, segundo a teoria do nosso maior fã, o irreverente Isaque Sanches, o Robot Palhaço é inspirado na personalidade do Diogo Vasconcelos, e essa é a razão pelo qual os jogadores sentem que é tão real e Tuga. 


A nível internacional, como foi o feedback dos jogadores? Muitas das grandes piadas podem ter-lhes passado ao lado, ou tiveram esse cuidado na adaptação?


O feedback foi bastante negativo, especialmente no mercado mundial. Por exemplo, o nosso amigo Marco Bettencourt que faz jogos offshore, ficou nauseado por não existir a versão PT-BR. Houve bastante cuidado não só a traduzir com o Google Translator mas também a localizar o jogo. Um exemplo deste trabalho de localização é uma das nossas personagens, a Stefanie, que é brasileira na versão Tuga, mas francesa na versão em Bifes, para o contexto social das falas ser mais percetível. 


Há cerca de dois anos, uma petição da comunidade de fãs da Nintendo Switch em Portugal pedia a adaptação dos vossos jogos para a consola, o que depois se tornou realidade com o vosso anúncio oficial. Quando irá, então, o Inspector Zé chegar à Nintendo Switch?


Ah! Isso é super fácil, basta verem este vídeo para ter a informação toda, o jovem visionário do VR em Portugal David Filipe já viu este vídeo e compreendeu tudo.


O que poderão os fãs dos títulos originais esperar desta adaptação? Haverá novos conteúdos ou funcionalidades? E como tem sido trabalhar com a Nintendo Switch?


Os nossos maiores fãs, que viveram os anos 80, como o game désainer Tiago Marques, nos disse por carta registada, vão simplesmente adorar esta adaptação. Vão existir todos os conteúdos e funcionalidades para garantir a maior fidelidade ao original, por isso não mudamos nem um pixel! Trabalhar com a Nintendo Switch é simplesmente incrível, nunca na minha vida ví um maquinão destes, até tira cafés.


Finalmente, uma pergunta algo... fora da linha. Sabemos que têm mais jogos a caminho, mas quando teremos novidades? Algo que nos possam adiantar?


Olha finalmente uma boa questão! Eu adianto tudo! Ora o Out of Line como perguntas muito bem, é o melhor videojogo em que já trabalhei como produtora. Desde que tomei as rédeas deste projeto, tudo corre às mil maravilhas, como o ano de 2020 para toda a gente no mundo. A minha amiga Catarina Lopes, programadora, artista, modeladora 3D, animadora e faz os melhores filtros de instagram, também acha o jogo fofo, e por isso sei que temos algo de sucesso em mãos. Novidades virão a público muito em breve. Para isso só têm que estar atentos aos nossos canais de divulgação e às minhas próximas aparições públicas.

Por falar nisso, essa é outra das nossas novidades, como anunciado na Rádio e Televisão de Portugal, a Nerd Monkeys está a evoluir, e esse novo caminho que estou a desbravar (com o meu pincel favorito Alexandre Barbosa e o Bot do Discord), passa por mais mulheres, mais parcerias com outros estúdios, mais projetos, mais pessoas, mais horas, mais, muito mais. Vou falar disso num painel que vou partilhar com os incríveis, Chris Filip da The Tentacle Zone, Marc Melton da Marvelous Games, Christopher Wulf da Those Awesome Guys e Gwen Foster da SUPERHOT Presents, chamado ”International Publishers and New Business Models” a 18 de Agosto.

https://www.eventbrite.co.uk/e/international-publishers-and-new-business-models-tickets-114677419248?NerdMonkeys


Obrigado pela disponibilidade. Por cá, continuaremos atentos ao vosso trabalho!


E nós atentos ao vosso! 💧👀💦 Obrigado pela entrevista.


Latest in Sports