Fall Guys: Ultimate Knockout

 


Todos ao molho e... boa sorte? Desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Games, chega este Fall Guys, uma espécie de "battle royale" que consegue ser verdadeiramente hilariante!


Para facilmente entenderem do que se trata, Fall Guys são os Jogos Sem Fronteiras ou o famoso Takeshi’s Castle mas, em videojogo. Confesso que quando era criança delirava com os Jogos sem Fronteiras na RTP, era um programa que agarrava toda a família à televisão e todos torcíamos por Portugal. Aqui, jogamos com a nossa personagem e o objetivo é chegar ao fim e ser o vencedor neste jogo multiplayer fofo e colorido que está melhor que a encomenda.

Os níveis são imensos e variados, a jogabilidade é simples, um botão de salto, um para agarrar e mergulhar, fora isso é apenas girar o analógico para controlar a personagem. O objetivo tal como acontecia nesses jogos da TV é, ou manter-se em pé num gigante rolo que se move e contém paredes até X de personagens caírem da plataforma, ou correr por entre obstáculos de todo o tipo e chegar à meta antes de todos. Caso caem ou não cruzarem a meta dentro de X de jogadores, serão desqualificados e, podem assistir aos jogos seguintes ou então regressar ao menu principal. Simples, divertido e eficaz, não é preciso mais que isso.

Como habitual no género, o jogo oferece pouco conteúdo inicialmente para incentivar que o jogador vá progredindo e subindo de nível. Assim vão sendo desbloqueadas coisas como as vestimentas de personalização da personagem, os movimentos de nome Theatrics para cumprimentar o pessoal online, ou os créditos de nome Kudos que servem para desbloquear itens mais raros.

Serão sempre 60 personagens, incluindo o próprio jogador que vão entrar nesta corrida pelo pódio e declarar-se o Rei dos mini jogos. É claro que pode ser um pouco frustrante por vezes, como tentar atravessar uma porta com mais 20 personagens, percorrer pequenos rolos em que já é tão estreito que ainda assim, todos saltam para o mesmo rolo em movimento e como é evidente, a conclusão é óbvia, o pessoal vai todo cair.

Este jogo tem um pequeno problema, infelizmente, o multiplayer é apenas online e não local co-op, um jogo destes merecia de alguma forma um couch co-op. O outro problema é, o jogador não ter como conhecer os níveis a não ser jogando partidas atrás de partidas, embora eu não veja mal nisso, alguns jogadores podem sentir-se frustrados por não saberem por onde ir, como ir, o que fazer e sentido-se assim, perdidos. Mas, a graça está aí, o descobrir, o riso de ver um outro jogador tentar e falhar e após o gozo sermos nós próprios a cair, Fall Guys foi criado para isso, fazer rir, passar um bom tempo.



Em níveis vibrantes com uma música animada, Fall Guys pretende animar as noites de Verão entre familiares e amigos jogando online, é este o objetivo e podemos afirmar que foi realizado com successo. Durante o mês de Agosto, a versão PS4 está disponível gratuitamente para todos os membros do PS+!

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PlayStation 4.

Latest in Sports