Boardgames - Novidades de Setembro 2020


Uma vez mais, trazemos as novidades mensais na área dos jogos de tabuleiro, e também as novidades dos projetos Kickstarter para o mês de setembro.

Novidades de jogos de tabuleiro
por Daniel Alexandre

Os jogos mais aguardados de setembro estão aqui, e são uma surpresa para mim, pois na elaboração desta lista, constatei que os jogos de produção nacional estão no topo das preferências dos utilizadores do site BoardGameGeek

Isto demonstra que os “nossos” jogos causam cada vez mais expetativa nos jogadores mundiais, seja pela qualidade dos jogos lançados nos últimos tempos, seja pelo reconhecimento que os criadores portugueses estão no topo dos criadores mundiais. Se assim continuarmos, nos próximos tops deixarão de ser surpresas, mas sim constatações.

Sem mais delongas, aqui fica o top.


1 – 2491 Planetship
Editora: MEBO Games
Criador: Antonio Sousa Lara
Arte do jogo: Manuel Morgado
  
Um jogo de ficção científica que tem por base o Estoril 1942 – City of Spies, para 2 a 5 jogadores, com uma duração entre os 45 e os 90 minutos, a partir dos 14 anos.

Neste jogo, o jogador comanda uma nave e deve enviar a sua melhor equipa de personagens para pousar em vários locais, a fim de resgatar a tripulação mais valiosa. Os painéis de localização são selecionados aleatoriamente para serem usados em cada ronda, e o controlo deles será disputado em cada uma das quatro rondas do jogo.

Os jogadores começam o jogo com as mesmas personagens e alternadamente colocam essas personagens nos espaços abertos dos vários locais do tabuleiro. No final de cada ronda, os jogadores verificam cada local para ver qual o jogador que ganha a recompensa desse local.


2 - Caretos
Editora: MEBO Games
Criador: Paulo Pereira
Arte do jogo: Matteo Piana
  
Um jogo de 2 a 4 jogadores, com uma duração de entre 45 e 60min. a partir dos 8 anos, em que controlamos uma equipa de dois monstros portugueses que percorrem a região à noite, caçando aldeões. 

O objetivo é assustar e capturar mais aldeões do que qualquer um dos adversários, ativando um dos seus monstros, movendo-o para assustar e dispersar grupos de aldeões ou capturar aldeões isolados. A ativação de um monstro depende das «energias da noite». De acordo com a energia utilizada, o monstro pode-se mover ou realizar habilidades especiais. O jogador também pode ativar criaturas neutras: os Caretos, que podem bloquear e até capturar outros jogadores.


3 - Café
Editora: PYTHAGORAS
Criadores: Rôla, Costa
Arte do jogo: Marina Costa, Marina Costa, David M Santos-Mendes

Um jogo de tile placement, de 1 a 4 jogadores, com uma duração prevista de 20 a 45 min. a partir dos 8 anos.

Os jogadores representam empresas de café, que desde a plantação, envelhecimento, torrefação e distribuição, tentam criar e controlar a melhor cadeia de abastecimento de café.


4 - Rossio
Editora: PYTHAGORAS
Criador: Orlando Sá
Arte do jogo: Olivier Fagnère
  
Um jogo de 1 a 4 jogadores, com duração de 30 a 45 min. a partir dos 8 anos. Os jogadores representam calceteiros que tentam construir a calçada da praça do Rossio através da colocação de tiles. 

O Rossio tem tudo a ver com o momento certo: recruta uma carta virada para cima demasiado tarde e marcarás menos vezes do que o esperado. Recruta demasiado cedo e ganharás alguns pontos, já que há poucas peças construídas no quadrado. Muitas cartas recrutadas viradas para baixo darão um montante extra de dinheiro, mas não marcarão nenhum ponto. Constrói várias peças e provavelmente estarás a ajudar os adversários. Constrói menos peças e provavelmente não terás dinheiro na próxima jogada para recrutar uma carta virada para cima. Ou seja, timing acima de tudo.


5 - Pendulum
Editora: Stonemaier Games 
Criador: Travis P Jones
Arte do jogo: Robert Leask

Um worker placement de 1 a 5 jogadores, com uma duração estimada de 60 a 90 min. a partir dos 12 anos, da Stonemaier Games, que me deixa sempre impressionado pela sua qualidade e por isso também eu estou bastante curioso com este jogo.

Em Pendulum, cada jogador é um nobre poderoso e único competindo para suceder o Rei Timeless como o verdadeiro governante de Dünya. Os jogadores comandam os seus trabalhadores, executam estratagemas e expandem as províncias sob o seu domínio em tempo real para obter recursos e subir nas quatro trilhas de vitória: poder, prestígio, popularidade e conquistas lendárias.

Os jogadores devem usar o tempo real como um recurso na gestão da sua estratégia para superar os adversários, usando o tempo em diferentes tipos de ação e equilibrando-o com o tempo gasto no planeamento e análise. O vencedor será o jogador que gerir e investir o seu tempo de forma mais eficaz e que construir o melhor motor, não o jogador que agir mais rápido.


Com os 5 jogos mais aguardados pelos jogadores mundiais para o mês de setembro de 2020, com 4 jogos portugueses na frente de um jogo da Stonemaier Games. Será que o próximo mês também trará mais surpresas?


Kickstarters em destaque
por Ricardo Jesus

Sniper Elite - The Board Game
Campanha termina a 1 de Setembro

Criadores: David Thompson e Roger Tankersley
Editora: Rebellion Unplugged

Diretamente dos estúdios da Rebellion, chega-nos a adaptação do seu videojogo “Sniper Elite” para o mundo dos jogos de mesa. Em Sniper Elite - The Board Game, um dos jogadores assume o papel do atirador aliado Karl Fairburne, enquanto que até três outros jogadores controlam esquadrões de soldados alemães que irão fazer tudo para localizar e abater Karl ao mesmo tempo que tentam defender a sua base. 

O jogador que controla Karl regista os seus movimentos num tabuleiro próprio que é mantido em segredo dos outros jogadores, enquanto tenta executar os seus objetivos deslocando-se em silêncio, abatendo inimigos, criando distrações ou colocando armadilhas.


Os outros jogadores terão de planear cuidadosamente as suas ações, baseados na informação que é recolhida pelos seus esquadrões e sinais de presença de Karl, para tentarem adivinhar a sua localização e objetivos, posicionando os seus soldados para bloquear caminhos, proteger áreas vulneráveis, varrer zonas ou mesmo atirar sobre Karl.

O jogo irá também incluir um modo solitário desenhado por Dávid Turczi (criador de Anachrony, do modo solitário de Teotihuacan entre outros) e Noralie Lubbers. Neste modo, terás de usar toda a tua astúcia de atirador solitário para te esquivares dos ataques constantes das várias patrulhas de soldados alemães controladas pelo jogo.


Arkwright the Card Game
Campanha termina a 02 de setembro

Criadores: Stefan Risthaus
Arte do jogo: Mehdi Merrouche
Editora: Game Brewer

Com o início da Revolução Industrial no século XVIII, muitos bens deixaram de ser produzidos manualmente, e empresários como Richard Arkwright fundaram as primeiras fábricas que dependiam da produção mecanizada.


Em Arkwright: The Card Game, tu és um empreendedor que tem como objetivos a construção de novas fábricas e contratação de trabalhadores para a produção e venda de bens. Quanto mais trabalhadores empregares, mais produtos podes vender ganhando os recursos necessários para poderes expandir o teu império. Mas prepara-te! Crises e desastres podem acontecer e mantém a concorrência sempre debaixo de olho!
 
O jogo oferece uma experiência de jogo mais acessível do que o seu antecessor “Arkwright”, mantendo a profundidade estratégica com a redução de número de componentes, simplificação das regras na compra e venda de bens, adição de novas ações e melhoramentos gráficos.


Lunar Base
Campanha termina a 02 de setembro

Criadores: Joosep Simm, Kaido Koort, Silver Türk
Arte do jogo: Ladislava Bohacova
Editora: Plepic Games

Lunar Base é um jogo estratégico de cartas onde concorres contra os outros jogadores para a construção da melhor base Lunar. 


Para ganhar esta corrida espacial precisas de expandir a tua base, construindo e anexando novos módulos que oferecem novas ações ou habilidades, recrutar agentes que podes infiltrar nas bases dos outros jogadores, ganhar influência, acumular créditos lunares, hospedar colonos e ganhar renome através de descobertas científicas.

Um jogo fácil de transportar e ensinar com um bom nível de estratégia.


Ultimate Werewolf Extreme
Campanha termina a 03 de setembro
 
Criadores: Ted Alspach, Aaron Newman
Arte do jogo: Simon Aan, Christine Mitzuk
Editora: Bézier Games

Em Ultimate Werewolf Extreme, 3 a 25 jogadores usam os seus poderes de dedução para descobrir quem de entre eles é um lobisomem sem que a sua verdadeira identidade seja revelada. Tal como nos jogos tradicionais de lobisomens e aldeões, o Ultimate Werewolf Extreme inclui uma miríade de personagens com habilidades diferentes requerendo a presença de um moderador para dirigir o jogo, mas com as seguintes diferenças: novas ilustrações incríveis e realistas, mecânicas revistas e afinadas para criar cenários de jogo perfeitos, novos personagens com novas habilidades, itens exclusivos que os jogadores podem usar aumentando a jogabilidade e diversão e integração com uma aplicação que automatiza a configuração e condução do jogo.


Adicionalmente, a versão Kickstarter vem com um conjunto de adições, tais como inserts da GameTrayz™ e sleeves.


Endangered Orphans: House Of Rath
Campanha termina a 09 de setembro
 
Arte do jogo: Jesse Labbe
Editora: Certifiable Studios

Embora Endangered Orphans: House Of Rath não seja uma sequela do projeto anterior da Certifiable Studios, “Endangered Orphans of Condyle Cove”, este ocorre no mesmo mundo.

O objetivo do jogo continua a ser o mesmo que o do seu antecessor: os jogadores têm de tentar manter os seus órfãos a salvo de um bicho-papão. Infelizmente, isso significa, por vezes, atirar os outros órfãos para “boca do lobo”.


No entanto, House of Rath difere significativamente na sua jogabilidade. Combina elementos de dedução, "take that" e redução do mapa para criar suspense, mas a verdadeira diferença reside num ponto-chave: em cada turno jogas como um dos órfãos e bicho-papão!

A Certifiable Studios é reconhecida pela alta qualidade dos seus produtos, portanto é uma boa aquisição se gostas de jogo competitivos com este tipo de mecânicas. 

Latest in Sports