SNK 40th Anniversary Collection


A Digital Eclipse tem feito um grande trabalho em trazer coleções de jogos com a sua idade, refiro-me a compilações como Mega Man Legacy Collection e o Street Fighter 30th Anniversary Collection. É de louvar que nos tragam estas relíquias às nossas mãos após anos enfiados em gavetas ou perdidos por outros.

É importante trazer um pouco de história para as novas gerações que desconhecem os clássicos e de como tudo começou tal como conhecer quais eram os grandes sucessos no passado, embora esta coleção em específico é qualquer coisa como uma raridade mesmo que contenha jogos que não são totalmente jogáveis nos días de hoje, um pouco de história também é bom e é necessário preservar.


Para começar esta análise a uma colectânea com tanta raridade, é necessário dar-vos a conhecer uma lista completa do que ela tem para oferecer, que por um lado me surpreendeu e por outro me deixou triste:
  • Alpha Mission 
  • Athena 
  • Crystalis 
  • Guerrila War 
  • Ikari Warriors 
  • Ikari Warriors II: Victory Road 
  • Ikari Warriors III: The Rescue 
  • Iron Tank 
  • P.O.W. 
  • Prehistoric Isle 
  • Psycho Soldier 
  • Street Smart 
  • TNK III 
  • Vanguard
Não é propriamente uma lista muito grande isso é certo, mas tem uma data de jogos que duvido que a maioria dos leitores os reconheçam. É claro que o Ikari Warriors é um dos famosos, este estava presente em várias máquinas arcade quando estas existiam nos anos 90 nos cafés portugueses, mas jogos como Crystalis ou Athena, confesso que nem eu tinha conhecimento. E nem todos são muito "jogáveis", o prazer já não é o mesmo, pois a jogabilidade está perra e o jogo é um tanto aborrecido.

Alguns jogos estão na lista apenas pelo propósito da nostalgia ou por motivos de terem algo de inovadores na data do seu lançamento, como Psycho Soldier de 1987, que foi o primeiro jogo a ter uma banda sonora com vozes inseridas. Confesso que a primeira vez que o joguei foi exatamente nesta colectânea e fiquei supreendido por ouvir música cantada num jogo tão antigo, daí informar-me mais e dar por mim a saber que foi o pioneiro nesse ramo. Só tenho a dizer: respeito.


Como sabemos, a SNK tem jogos especiais para todos nós, como Samurai Showdown e King of Fighters que, infelizmente, não fazem parte da lista, no entanto é compreensível visto que aqui estão apenas os primórdios da SNK. Eu jogaria mais esta colectânea se estes jogos que mencionei antes estivessem presentes, porque envelheceram bem, no entanto jogos como Alpha Mission já acabam por ser lentos quando outros do mesmo género e quase da mesma idade estão bem superiores.

A grande parte dos jogos chegam-nos das máquinas Arcade, há também outros que tiveram portes em consolas como a velha NES. O mais engraçado nisto tudo é o facto de a Digital Eclipse incluir as versões americana/europeia e a japonesa, como aconteceu com as outras colectâneas que lançaram. O jogo que deve ter a maior longevidade e ter maior interesse é Crystalis, sendo um RPG de ação tal como The Legend of Zelda, tem um conteúdo mais extenso, mas nem este escapa ao seu estilo datado, que poderá afastar a maioria dos jogadores. Assim sendo, os jogos mais prováveis de o jogador apreciar são os "run and gun" como Ikari Warriors, não só pela nostalgia mas por até serem divertidos. Após tantos anos sem jogar, quando iniciei, senti uma lentidão tão grande que me deixou desiludido e mais ainda de saber quantas moedas eu gastei a jogar isto no passado, caso para facepalm.


Estes jogos pareciam tantos e ao mesmo tempo tão poucos. Mas existem boas notícias para todos que adquiriram SNK 40th Anniversary, a Digital Eclipse prometeu mais 11 jogos para o dia 11 de dezembro, sem qualquer custo adicional. A lista não inclui Samurai Showdown ou King of Fighters, mas é sempre de se louvar obter DLCs sem qualquer custo, muito menos quando se trata de 11 jogos adicionais.

Algo de formidável nesta colectânea é o modo Galeria, aqui podem ficar a conhecer toda a história da SNK desde a sua sigla aos jogos e arte de cada um dos jogos, está muito interessante e como muitos de vocês, também não tinha conhecimento de todo o seu historial no ceio da indústria.

Como sempre, os jogos antigamente tinham a tendência de ser bastante difíceis, os que estão aqui inseridos não são excepção. Para tal, como acontece na SNES mini, é possível puxar o tempo para trás e igualmente salvar o jogo a qualquer momento, o que facilita imenso nos dias de hoje e isso é uma opção sempre muito bem vinda. Para além disso existe uma opção de nome “Watch” para que os jogadores possam assistir aos comandos básicos de como jogar tal como acontecia nas arcadas.


É um pouco difícil chamar a atenção aos mais novos com esta colectânea porque, ao contrario de Mega Man e Street Fighter, é algo que envelheceu imenso e que é dirigido a um público mais velho. Mesmo assim, sente-se o peso da idade. Podemos dizer que isto é uma espécie de Museu da SNK para recordar jogos que outrora foram o grande sucesso no mercado e como a SNK se inseriu na indústria. É com esta colectânea que começamos a compreender que estamos a ficar velhos e a ter noção daquilo que jogamos no passado e naquilo que os videojogos hoje se tornaram.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela NIS America
SNK 40th Anniversary Collection SNK 40th Anniversary Collection Reviewed by Patrício Santos on 21 novembro Rating: 5

Latest in Sports