Moonscars


Quantos são os estúdios indie que tentam recriar outros grandes jogos da indústria? E aqueles que tentam recriar jogos indie com enorme sucesso? É esse o caso com Moonscars, que foi buscar a inspiração toda quase como um copy paste de Blasphemous, mas mais fraco em todos os aspetos. Fiquem com a análise para conhecer este Moonscars.

Como dito antes, pode-se dizer que é uma cópia barata de Blasphemous, por vezes até conseguimos obter jogos que fazem o trabalho de imitar muito bem feito, não podemos dizer que é o caso com Moonscars, porque todo o projeto demonstra que está uns bons degraus abaixo, embora seja realmente muito parecido em todos os aspetos apresentados, desde o pixel art aos cenários, parece que estamos a jogar uma versão básica e pobre.


Inicialmente parece que estamos perante um jogo que vai surpreender imenso, temos de imediato a sensação de que é um concorrente direto de Blasphemous, a própria narrativa é bastante interessante e o grafismo, como referido, é bom mas não o suficiente, até porque ao longo do jogo começamos a deparar-nos do quão escuro são os cenários e que não há qualquer tipo de cenário convincente.

Além disso, com o tempo, torna-se um tanto repetitivo e isso não ajuda ao jogador ficar entusiasmado. Sendo um soulslike em 2D, claro que vão perder muitas vezes e repetir certas áreas do jogo e recuperar bone powder que será utilizado para realizar upgrades. Quanto a estes upgrades, não podemos negar que existe um vasto leque de opções, juntamente com os perks que vão ter ao dispor e irão ajudar imenso a atravessar os níveis. Além disso Erma (a nossa protagonista) terá também várias armas secundárias e até poderes que devem ser utilizados para atacar e até desbloquear caminhos alternativos.



Um outro aspeto que na minha opinião deixa desejar é a banda sonora, talvez por ter ficado mal-habituado com outros jogos do género, mas confesso que em Moonscars não me deixou empolgado e isso costuma fazer diferença, especialmente num jogo roguelike em que perdemos várias vezes e voltamos a repetir níveis e certas lutas, é pena ela ser totalmente esquecível.

Pelo menos sempre que derrotamos certos inimigos em certas zonas, podemos desbloquear passagens que vão sendo usados como atalhos para não voltar a repetir certos percursos e não ser tão maçador. Para piorar, os inimigos acabam por ser praticamente sempre os mesmos, o que pode deixar o jogador cansado depois de determinadas vezes a lutar e ter de ultrapassar os mesmos inimigos nas mesmas zonas.


Para concluir, talvez Moonscars fosse algo de especial se não estivesse na sombra de outros jogos tão bons no mercado. Diria que Moonscars peca por não ter a qualidade ou grandeza dos outros, se isto tivesse sido o primeiro jogo do género no mercado, certamente ficaria muito satisfeito, neste caso, após vários outros jogos memoráveis, Moonscars é bom mas apenas recomendado a quem já é fã do género.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports