LEGO Brawls


Um produto da LEGO ao qual faltam peças, é provavelmente a melhor metáfora para LEGO Brawls, um videojogo de luta com uma boa premissa que, infelizmente, não passa disso.

Começando pelo grande "selling point" do jogo, LEGO Brawls é um jogo onde até 8 jogadores se defrontam com as suas próprias personagens LEGO, tanto em modo de equipas 4x4, como a solo - uns contra os outros. Ao iniciar o jogo, há um número bastante reduzido de opções, mas que serve o propósito de apresentar os diferentes estilos de combate que as minifiguras poderão ter e, assim, ensinar os básicos da jogabilidade. Rapidamente, luta após luta, os jogadores irão desbloquear mais e mais peças com as quais poderão criar o lutador dos seus sonhos, por mais peculiares que esses sonhos possam ser! Como não podia deixar de ser, o jogo mistura várias temáticas típicas (e populares) da marca, como Ninjago, Pirate, Castle, Hidden Side, etc, pelo que há muito por onde pegar!



O sistema de criação e personalização das personagens permite escolher livremente entre as diversas peças desbloqueadas, tendo apenas como restrição algumas que possam entrar em conflito a nível dos modelos 3D, tal como não iriam encaixar no mundo real. Um ponto bastante positivo é que, no que diz respeito a estas "fatiotas", nada afeta a jogabilidade, pelo que um alien com armadura medieval ou um esqueleto vestido de galinha terão a mesma força e agilidade. O que realmente afeta a jogabilidade são as diversas armas principais e secundárias que podem também ser livremente misturadas ao gosto do jogador. Tal como as personagens, inspiradas em diversas sagas associadas à marca LEGO, também as armas irão variar entre o medieval, o moderno, alien, etc, o que acaba por trazer uma grande diversidade a toda a experiência.

Com tanta variedade, o jogo agrupa os diversos itens por temas, permitindo que o jogador escolha a temática que quer seguir de forma a desbloquear conteúdos da mesma, em vez de os receber aleatoriamente. Isto permite, naturalmente, trocar entre temas sempre que se pretenda, e com o aspeto positivo de não haver quaisquer microtransações associadas. Além disso, ao longo do tempo, a LEGO irá acrescentar novos temas, incluindo alguns sazonais, o que mostra a intenção de dar uma boa longevidade a este jogo.



Em termos de conteúdo, a experiência divide-se em duas grandes vertentes, sempre para 8 jogadores: o mais tradicional "todos contra todos" do qual só poderá haver um vencedor, e uma boa variedade de modos "4 contra 4" no qual cada equipa combate para atingir um determinado objetivo. Na realidade, estes modos são os mais interessantes do jogo e variam conforme os cenários e temas onde decorrem, podendo ser à base da captura de território, ou recolha do maior número de itens, por exemplo. Claramente, ideias não faltaram na criação deste jogo... o grande problema está mesmo na sua concretização.

Infelizmente, a jogabilidade parece ter ficado em último plano, no que diz respeito ao desenvolvimento deste LEGO Brawls, com um sistema de combate ultra básico que facilmente pode ser considerado um "button masher". Mesmo com várias ações disponíveis, como saltar, atacar com a arma normal ou utilizar as armas especiais, e uma boa dose de animações introduzidas nas personagens, na prática quase todos os movimentos causam o mesmo impacto, não havendo qualquer sensação de se ter feito algo... Não há um ataque mais forte ou mais fraco e na prática não há aqui qualquer estratégia de combate. Mais estranho ainda é não haver qualquer "feedback" do ataque: não há uma vibração no comando, não há um efeito no ecrã que mostre ou faça sentir o impacto, apenas se vê a outra minifigura a voar. É continuar a carregar nos botões.

Além disso, é um jogo quase totalmente feito para se jogar online, com a opção de se jogar offline contra o CPU ou em modo local até 8 jogadores numa consola. No entanto, com uma mecânica de jogo tão reduzida, dificilmente se conseguirá manter o grupo entretido ao fim de duas ou três partidas.

Visualmente, este é um jogo colorido e apelativo, fazendo justiça aos diversos temas da LEGO aqui representados e, mesmo na Nintendo Switch, o jogo corre sem problemas. Mas também aqui há coisas que parecem ter ficado esquecidas ou simplesmente feitas à pressa, no que diz respeito à transição entre ecrãs e o próprio início e fim dos combates. Coisas que, com um pouco mais de trabalho, poderiam fazer desta uma melhor experiência, em vez de algo que simplesmente nos deixa indiferentes.


Com um bom sistema de personalização das personagens, onde cada jogador pode ter a sua própria minifigura sem encontrar outras iguais, é uma pena que o positivo deste título se fique por aí.

Num mercado onde há uma grande oferta de "brawlers", desde o Super Smash Bros. Ultimate até ofertas "gratuitas" como o MultiVersus ou o Brawlhalla, LEGO Brawls tem uma boa ideia como ponto de partida, mas falha redondamente no sistema de combate, sem qualquer tipo de técnicas ou estratégias associadas. Poderá até ser um bom ponto de partida para as crianças mais pequenas que gostem brincar aos combates com as suas figuras da LEGO, mas dificilmente justificará os cerca de 40€ que são atualmente pedidos pelo jogo nas diversas plataformas.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

Latest in Sports