Behind The Sims Summit

Cerca de 69 mill pessoas juntaram-se ontem no canal de YouTube The Sims, para assistirem à stream do Behind the Sims Summit – o “behind” menos behind (por de trás) e a stream menos live (em directo) de sempre.

Bom, depois de duas semanas cheias de especulação e emoções ao rubro, as expectativas eram muitas. Apesar desta ser a primeira summit, a equipa do The Sims já tinha por hábito fazer lives quando estavam novas expansões para sair, ou mesmo já depois de estarem disponíveis para compra. Nessas lives costumam fazer apresentações e demonstrações do gameplay (em tempo real) e até responder a questões de quem assiste.

Talvez por causa desse background, a comunidade tinha uma ideia pré feita para este evento, que começou a fermentar semanas antes.


Semanas antes da summit

Dado que a equipa do The Sims não elaborou muito sobre o conteúdo da summit, havia “teorias” para todos os gostos!

Muitos artigos e conteúdos foram criados, que falavam desde que:

  • iriam anunciar o próximo título, o The Sims 5 (como mencionado no nosso artigo sobre o Sims 4 passar a ser grátis);
  • o The Sims 4 iria passar a ser online e multiplayer;
  • iam anunciar novos kits, cujos os ícones foram supostamente “leakados” na semana passada;
  • iria haver um spin off do The Sims 4, como já tinham feito no passado com outros The Sims;

Entre outras! Tudo isto foi fermentado dentro da comunidade de jogadores, que iam beber à própria equipa do The Sims, que pareciam mostrar-se muito vagos nas suas declarações, e que enviaram cartões VIP a vários influencers, conhecidos por criarem conteúdos com o jogo. Influencers esses que depois partilhavam os cartões nas redes sociais.

Fazendo com que houvesse pessoas a suspeitarem que o evento ia ter um espaço físico com público.

Claramente, parecia estar a haver um investimento no Behind the Sims Summit! De dia para dia, a comunidade ficava cada vez mais em pulgas e entusiasmada com o que poderia estar para vir. 

De tal forma que mais do que triplicaram os conteúdos sobre a summit. A ponto de que, para assistir ao summit oficial, foi preciso descer muito na pesquisa do YouTube, porque vários criadores de conteúdo estavam a postos para acompanhar e comentar em directo a live.


Meia hora de quê?

As novidades e o conteúdo concreto, ocuparam pouco tempo  do summit. A nível de participações e rubricas, a única nota digna de mencionar é a participação de Anitta. Sim, essa mesmo. Anitta falou brevemente (mesmo muito brevemente) sobre a sua experiência com o jogo. Não sei se terá sido encenado ou não 🤷‍♀️, mas ainda assim foi bom de ver.

Todo o stream estava pré-gravado, e girou mais daquilo que a equipa do The Sims acha sobre a comunidade que joga. Em vez de dar a conhecer o tal “behindthe sims – teria sido bom ver de facto um behind the scenes, como é criado novo conteúdo, ou como funciona em geral qualquer coisa!

Toda a summit ficou pouco orgânica, e um pouco descolada das expectativas de quem via. Mas, posto isto, vamos ao sumo.


As novidades do Behind The Sims Summit

Ainda antes de iniciar, o chat já estava ao rubro e cheio de vida. As pessoas partilhavam com a comunidade as suas esperanças, e receios, até segundos antes do evento começar. Era quase impossível não ter uma certa opinião e vontade sobre o futuro.

Quando o evento começou, depressa ficou definido o programa das festas e tom para o resto do evento, que iria demorar 30 minutos (até a sua duração, que nunca tinha sido revelada durante dos anúncios do evento, eram alvo de teorias; havia quem falasse que iria durar até 2h).

Assim que foi anunciado o plano, nos primeiros segundos, foi possível ver um shift no chat, que polarizou de imediato. Isto porque ficou claro que não iria haver notícias sobre o próximo passo (The Sims 5) – o que acabou por não ser bem verdade  –, e que não iria haver gameplay.

Resumidamente, a aqui ficam as novidades:

  • Como já era conhecido, o The Sims 4 é agora gratuito;
  • O The Sims FreePlay (o jogo para mobile) terá um upgrade nos gráficos (mas nada de extraordinário – o aspecto continua idêntico, mas ligeiramente mais polido). Terá também alguns melhoramentos de gameplay e novos conteúdos.
  • O The Sims Mobile (também um jogo para mobile) terá também alguns melhoramentos de gameplay e novos conteúdos.

A par disto, falou-se também numa parceria com a Overwolf, que irá permitir que haja uma plataforma para descarregar e gerir os teus mods. Porém, não ficou claro sobre se esta parceria irá grátis para os jogadores. Ou seja, terá que se pagar para descarregar o conteúdo personalizado, ou para ter acesso à plataforma.

Ficou também um pequeníssimo teaser no fim, mesmo nos últimos segundos, de um possível conteúdo relacionado com bebés – algo que tem sido muito pedido pela comunidade. No entanto, não ficou claro se será um update grátis, ou uma expansão ou kit.

E, finalmente, a nível de futuro e de mais além, o último grande, e talvez até o único real, anuncio foi o projecto Rene.


O Projecto Rene

O “Rene” vem de renascimento e renovação  – segundo disseram. Este parece ser o real futuro do The Sims. Foi mostrado uma demo, do building mode, em muito estado muito inicial, e que ainda não reflete aquilo que será o produto final.

Foram poucos segundos, mas foi possível ver algumas adições e novidades que estão a desenvolver.     Para já, parece que irá ter a tão aclamada color wheel, e outros tipos de personalização. Isto  em conjunto um modo de jogo que permite jogar em simultâneo em vários ecrãs, em simultâneo, actualizado automaticamente.

Foram claros, sobre o facto de este projecto estar ainda está no seu início. Serão precisos ainda vários anos para conhecer a luz do dia. Prometeram, no entanto, que a comunidade iria estar presente no seu desenvolvimento e de que iriam partilhar notícias sobre o andamento do mesmo.


Projecto Rene vs Paralives

Só o tempo dirá, mas o projecto Rene começou já manchado com algumas acusações de plágio, durante o stream. Houve quem afirmasse que o que foi mostrado é uma mecânica de jogo idêntica ao que tem sido demonstrado pelo Paralives.

Algumas features, que estão relacionadas com a personalização de objectos, e até – se for verdade – a forma como irão abordar o desenvolvimento do jogo. O Paralives está a ser construído em conjunto com a comunidade, que participa em questionários regulares sobre as features a desenvolver para o jogo.

Porém ainda é cedo para averiguar a veracidade destas acusações.


Resumindo

O que ficou do fim dos 30 minutos? É uma pergunta difícil de responder.

É notório que a equipa do The Sims se esforça, mas a sensação que fica é de que está cada vez mais afastada dos seus jogadores. Ou então, não.

É difícil de perceber. Este é um jogo tão vasto, jogado por tantas audiências tão diferentes – principalmente em termos de  idades, que fica difícil de medir ao certo o seu sucesso.

No chat era evidente que havia uma divisão. Estava dividido entre adorou as poucas novidades, e gostou do momentos "cómicos" do evento, e entre jogadores “veteranos”. Pessoas que ainda se lembram da profundidade dos jogos The  Sims 2 e 3, e que não se veem representados nestes novos conteúdos.

Parece óbvio que está a haver uma mudança para um jogo mais soft, que funciona para quem gosta dele assim simples. E quem não gosta, tem sempre a opção dos mods – que irão ganhar agora mais força com a Overwolf –, para acrescentar ao seu gameplay.

De qualquer forma, podes ver a stream no YouTube (vídeo abaixo colocado) e consultar o artigo oficial sobre o primeiro Behind The Sims Summit.



Latest in Sports