Primeiras Impressões: Pokémon Scarlet e Violet


É verdade, fomos experimentar o Pokémon Scarlet e Violet! A convite da Nintendo e da The Pokémon Company International, tivemos o enorme prazer de explorar, pela primeira vez e numa versão de demonstração, a região de Paldea. A curiosidade era enorme, entrar pela primeira vez numa região inspirada na Península Ibérica, onde ainda há muito a descobrir…

Sendo recebidos na sede da Pokémon Company em Londres, mesmo antes de iniciar a sessão para experimentar o jogo olhávamos para todo um espaço recheado de Pokémon. Eram peluches, caixas e brindes de vários jogos, Poké Balls de diferentes feitios, um grupo de estátuas de Pikachu a receber-nos logo à entrada! Tudo coisas que já vimos imensas vezes, mas, a nossa expetativa estava dentro de uma sala decorada com a região de Paldea!


Após uma breve introdução ao jogo e um contexto desta nova geração, saltamos para Paldea! Transportados para uns momentos após o início da aventura, onde pudemos customizar de leve a nossa personagem, à nossa frente surgia todo um mundo a explorar, embora limitado a uma zona introdutória, não fossemos explorar o que não era suposto. Foi um cheirinho dos 3 caminhos possíveis desta aventura: seguir o caminho tradicional de enfrentar os ginásios, lutar contra a Team Star ou ir pelo caminho das lendas, descobrindo um pouco mais sobre a mitologia da região.

O meu primeiro instinto foi navegar pelos menus e, logo de imediato ao ver a equipa deparo-me com uma nova criatura! Era Bellibolt, o sapo elétrico recentemente anunciado! De resto contava com uma equipa com rostos familiares, embora não tivesse nenhum dos novos starters disponíveis. O tempo disponível não era muito, ou melhor, por mim ficava o dia inteiro a dissecar toda aquela zona inicial e percorrer os caminhos possíveis. Ainda assim houve mais que tempo para seguir uma das histórias, que optei pela da Team Star.


Aqui tirei partido da nova mecânica “Let’s Go”, combates automáticos entre Pokémon de modo a derrotar uma horda de 30 inimigos. Algo que funcionou bastante bem, não roubou assim tanto tempo como pensava e concluía com um combate contra Mela, que na prática funcionava como uma batalha contra um boss de um RPG tradicional, ou um líder de ginásio em termos Pokémon. De resto ainda tentei explorar um pouco do combate contra o ginásio de planta e enfrentar o seu líder Brassius, mas o tempo terminava. Quanto ao caminho das lendas, que nos permitia enfrentar um gigante Klawf, ficou de parte.

O tempo era curto, a minha curiosidade deu a melhor de mim e vi-me a explorar Paldea às costas do Koraidon, cujo controlo livre de tanto correr, escalar, voar ou nadar é tão prático como útil! Controlamos livremente a nossa personagem, chegando facilmente a qualquer ponto e bem precisamos, pois mesmo sendo uma pequena área inicial que podia explorar, houve ali imensas surpresas à espera. O mundo é aberto, cheio de Pokémon que muitas vezes até apareciam em grupo e, esta demonstração, aumentou imenso a minha vontade de iniciar a minha aventura em Paldea.


Houve ali algumas questões técnicas, a serem corrigidas até ao lançamento pois, afinal, aquilo era uma versão ainda em desenvolvimento. Mas no geral fiquei satisfeito com o que vi, principalmente a nível do detalhe da nossa personagem, algo que inicialmente não me cativou devido à direção artística que “foge” a Sword, Shield e Arceus, mas que surpreendeu pelo seu detalhe e o quão expressiva ficava no modo de tirar fotografias e nas animações, ou poses que podemos fazer.

A demonstração terminou com uma rápida sessão de multijogador, onde até 4 pessoas puderam explorar em conjunto a região. Fomos guiados para participar numa Raid Battle bastante difícil onde em breves minutos saímos derrotados pois, afinal, não estávamos minimamente preparados para o combate. Depois pudemos explorar o jogo à vontade, tirar fotografias em conjunto, fazer trocas ou até encontrar mais Raid Battles, bastante mais fácil onde pudemos descarregar a nossa frustração da primeira que fizemos.

Há imenso a contar, muita coisa à nossa espera em Pokémon Scarlet e Violet cujo lançamento a 18 de novembro se aproxima cada vez mais (falta menos de um mês!), e uma vontade enorme de ver o que nos espera não só nos caminhos que podemos seguir, mas também em toda a região de Paldea!


Muito obrigado pelo convite, Nintendo e The Pokémon Company International!

Latest in Sports