Dakar Desert Rally

Quando ouço falar de um jogo "made in Portugal", eu fico sempre carregado de orgulho, especialmente quando tem uma boa projeção a nível internacional. Melhor ainda quando se trata de um "repetente", porque é precisamente o sucessor do Dakar 18, do qual fiz análise no seu lançamento, criado pela Bigmoon que entretanto mudou de nome para Saber Porto mas que continua ao leme da responsabilidade das mesmas pessoas.

Após esta pequena introdução, vamos então falar de Dakar Desert Rally, que é na verdade um misto de emoções, isto porque apesar de ter jogado há muitos anos o Dakar 18, posso dizer que tanto são diferentes como transmitem a mesma emoção de raiva, para tal, irei por partes com os pontos positivos e negativos.

Assim que se começa o jogo, seja quem for, vai certamente amar o tutorial, não é propriamente novidade porque acontece o mesmo com Forza Horizon 5 mas aqui a surpresa é o facto de ser inesperado sendo um jogo de Dakar, em que começamos com um 4 rodas, passamos um checkpoint já jogamos com uma moto e entretanto passamos para um camião. Achei o tutorial sensacional e com uma vibe fantástica, posso dizer que foi um dos aspetos que me entusiasmou de imediato, ao contrário de um jogo que tenha um tutorial simples e básico, foi realmente fantástico iniciar este Dakar Desert Rally.

Terminando o tutorial, temos o menu e as várias opções, sendo um jogo de Portugal, as legendas são autênticas na nossa língua lusa, algo que valorizo sempre e tenho em conta. Temos de escolher um veículo e os seus pilotos, eu sendo um português de enorme orgulho, optei por escolher os pilotos Ricardo Porém e Manuel Porém. Depois de fazer as minhas escolhas, eis que surgem os modos de jogo, algo que gostei imenso porque ao contrário do jogo anterior, aqui temos 3 modos distintos que fazem toda a diferença, o modo Sport que acaba por ser um modo para os amadores e para quem gosta apenas de corridas típicas contra outros pilotos, aqui a navegação é casual, o reposicionamento está disponível e a gravação é automática, já no modo Profissional, a navegação é realista e a orientação é indisponível, já começa a ser um verdadeiro desafio, porém o modo Simulação é para os veteranos, este apenas é desbloqueado quando atingirem o nível 25.

Bom, depois de começar a jogar a sério, posso afirmar que gostei muito de realizar as corridas no modo Sport, no entanto também tive momentos de frustração. A jogabilidade é de difícil aprendizagem e como seria de esperar, dependendo do piso, as dificuldades acrescem ou diminuem, isto para não falar das dunas e os saltos que se dá com o nosso veículo ao ponto de facilmente capotar se formos ligeiramente tortos. Não posso dizer que é algo ruim, é apenas realista, no entanto por vezes realista acaba por roubar um pouco da diversão, por outro lado o jogador terá de ter umas habilidades no controlo, algo que com o tempo certamente ganhará. No entanto, nas primeiras horas, é preciso extrema atenção a pequenos obstáculos, podem ser fatais para o condutor, neste caso, para o nosso veículo que pode acabar literalmente destruído em peças.



As pistas são enormes, afinal de contas estamos no meio do deserto, é uma dimensão impressionante e o mais engraçado é que os cenários nunca acabam por ser aborrecidos, as pistas estão sempre cobertas de algo para não se sentir o deserto e o vazio. O clima que cobre os céus do Dakar também estão com um belo aspeto, claro que em caso de chuva o piso lamacento irá afetar a condução, no entanto a condução já tem a sua dificuldade e não será certamente o piso que fará o jogador arrancar cabelos.

De sublinhar que o jogo é totalmente licenciado e por isso mesmo vão ter disponíveis veículos e equipas reais tal como pilotos e as próprias pistas. Se quiserem podem aventurar-se no modo single player numa campanha cheia de adversidades ou então jogar no modo multiplayer com até 4 amigos na pista. Há igualmente um modo de criação de eventos que pode ser partilhado online com todos e que estará disponível num update gratuito em breve.



O Desert Dakar Rally já está disponível e é recomendado para quem adora o desporto, tendo em conta as dificuldades de jogabilidade que irá enfrentar. Embora seja focado para os amantes do Dakar, é um bom jogo para quem quiser explorar pela primeira vez o universo deste rally complexo e desafiante, uma vez mais tendo em conta que não é um jogo fácil, mas convidativo para os amadores.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series X, gentilmente cedido pela Saber Porto

Latest in Sports