Dragon Ball: The Breakers


Sendo eu um enorme fã de Dragon Ball poucos são os jogos que eu não joguei, e 2022 recebeu não só o filme Dragon Ball Super: Super Hero como também um novo jogo, Dragon Ball: The Breakers. Este último, ao contrário do que possam imaginar, traz um conceito totalmente diferente do qual estão habituados nos jogos da série.


Dragon Ball: The Breakers é um jogo de survival assimétrico, do género de Dead By Daylight ou The Evil Dead, no qual temos de fugir de um vilão e arranjar forma de, ou eliminar o vilão, ou então escapar dele. Um objetivo principal simples mas que requer um trabalho em equipa para escapar de forma bem sucedida. Curiosamente, num jogo Dragon Ball, o conceito funciona melhor que o esperado, mas será que os restantes aspetos também cumprem bem?

Já tinha experimentado a beta do jogo e confesso que foi interessante, embora uma coisa tenha desde logo saltado à vista e apenas agora pude perceber a razão, o grafismo. Basta começar o tutorial para entender que é um jogo low budget, aliás, basta olhar para o preço do jogo para entender que o jogo não é caro e por isso mesmo o orçamento para ele deve ter sido baixo, o que é notável no grafismo e nas próprias mecânicas rudimentares, mas como dito, especialmente o grafismo que parece de um jogo de duas gerações atrás.



O tutorial ensina o básico, há coisas que não são totalmente exploradas mas isso com o tempo é explorado. Facilmente o jogador vai perceber como tudo funciona, partida atrás de partida e as coisas começam a fazer sentido, mas para que entendam como tudo funciona, iremos explicar o que é possível fazer para além de correr e escapar das garras dos tiranos.

Como devem calcular, é um jogo exclusivamente online que tem de ser jogado em multiplayer, há um modo de treino para jogar com bots mas quando jogarem a sério, vão enfrentar amigos ou pessoas de todo o mundo via online. Pode-se dizer que nem sempre é fácil de arranjar de forma rápida 8 jogadores, por vezes e por alguma razão, é realmente complicado conseguir gente para jogar e o jogo ainda agora teve o seu lançamento.

Assim que conseguirem arranjar 8 pessoas dá-se início à partida. Podem jogar como um dos 3 vilões da série Dragon Ball Z: o Freeza, Cell ou Majin Buu, sendo que todos começam numa forma base e vão ter de absorver sobreviventes para aumentar o poder e alcançar as formas mais poderosas. Se com o Cell começamos com a larva e temos de absorver jogadores e civis espalhados pelo mapa, no caso do Majin Buu começamos por jogar com Spopovich e temos de recolher energia suficiente para ressuscitar Majin Buu e transformar os sobreviventes em doces para alcançar as várias formas até à final.



Seria de esperar que os vilões tivessem vantagem, no entanto jogar com os sobreviventes e tentar derrubar um vilão é uma tarefa extremamente árdua, isto por várias razões. Há armas para derrubar os vilões mas o mais eficaz ou talvez não devido aos controlos esquisitos do jogo, é a possibilidade de transformação num dos guerreiros Z, seja Trunks, Goku, Yamucha entre outros tantos, e durante um curto tempo, ter a liberdade de voar e até desafiar o vilão, no entanto a jogabilidade é fraca e básica, além de que para conseguir acertar um golpe é extremamente difícil, disparar um Kamehameha ou outro raio KI e acertar no vilão é uma dor de cabeça que quase não compensa a tentativa de derrubar o vilão.

Agora como é que funciona caso queiramos escapar que é no fundo a decisão mais sensata se todos trabalharem em equipa. O jogador terá de colecionar Power Keys que encontram-se em cofres espalhados pelo cenário, assim que encontrarem uma Power Key, colocar a mesma no local indicado no mapa, existem 5 para colocar e com isso vão poder chamar a máquina do tempo para fugir. Levará sempre um bom tempo até conseguirem chamar pela máquina do tempo e escapar, enquanto isso, o vilão poderá destruir partes do cenário e os jogadores terá de estar praticamente sempre em movimento.

Existem também muitos itens para adquirir, seja acessórios como cosméticos das personagens da série, no entanto há um mal grande em Dragon Ball : The Breakers, o facto de poderem gastar dinheiro real em habilidades e personagens mais poderosas e ter assim a vantagem, no entanto não iria influenciar assim tanto visto que a jogabilidade é igual para todos, apenas as chances de sobreviver serão maiores.


O Dragon Ball: The Breakers é um jogo razoável para se jogar de vez em quando, especialmente quem for fã. Há vários pormenores como o radar do Dragão, ou as bolas de cristal para chamar Shen Long, entre outros pequenos detalhes que são engraçados, mas que deita tudo a perder com a qualidade que tem. Apenas podemos afirmar que se houvesse um investimento maior, este jogo podia ser realmente especial.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Xbox Series X, gentilmente cedido pela Bandai Namco

Latest in Sports