Kirby's Dream Buffet


Quem é que não gosta de uma boa dose de morangos? Ainda mais se os ditos estiverem colocados sobre as mais deliciosas das guloseimas? O Kirby é uma daquelas personagens que nunca diz que não a um almoço bem docinho, pelo que não é de se espantar que a Hal Laboratory e a Nintendo tenham tido a ideia de lançar um party game com essa mesmíssima temática em mente.

Kirby's Dream Buffet combina elementos de corrida e battle royale, para criar uma experiência multiplayer até quatro jogadores, no qual cada um deles deve escolher um Kirby de diferente coloração para competir numa arena que nada mais é do que um bolo gigante. O propósito é o de conseguir o maior número de morangos presentes nesses petiscos calóricos. Esse fim pode ser atingindo de diferentes formas, num total de quatro modos distintos de jogo.


Sem uma história propriamente dita, vamos dar uma vista de olhos nesses modos, os quais podem ser acedidos ao usar o nosso Kirby para navegar pelo hub inicial do jogo, no qual também estão presentes outras opções acerca das quais falaremos mais adiante.

O primeiro dos modos e também o principal deste jogo, dá pelo nome de Grand Prix. Aqui competimos em quatro provas distintas, começando por uma corrida, seguida por um minijogo, outra corrida e finalizando com uma batalha "free for all" ao bom estilo do Super Smash. O objetivo é tentar abocanhar o maior número de morangos possíveis, quer apanhando-os espalhados pelo cenário (às vezes sozinhos, outras vezes em bandejas que ostentam mais do que um), roubando-os aos nossos oponentes (ao fazê-los colapsar para fora da arena na batalha final) ou conseguindo chegar primeiro à meta (podendo assim escolher o prato maior de morangos que lá se encontra).

O segundo modo consiste apenas em jogarmos os minijogos, o que nos coloca numa arena bem menor do que a da pista de corrida e na qual temos que tentar apanhar o maior número de morangos antes que o tempo se esgote. Pelo meio temos não apenas os nossos adversários com que lidar, mas também bolos explosivos a cair do chão e inúmeros inimigos provenientes dos jogos anteriores da série.

O terceiro modo é o da corrida. Uma vez mais temos como objetivo conseguir o maior número de morangos, mas desta vez vamos fazê-lo tentando bater o nosso oponente em pistas pegajosas, com alguns obstáculos na forma de paredes bolacha e canhões de bolo, enquanto aceleramos para a meta usando um gameplay que me parece reminiscente do excelente Monkey Ball.

O quarto e último modo não mais é do que um training mode, no qual podemos experimentar os controlos, assim como fazer uso dos muitos Copy Foods que existem no jogo.



Todos este modos podem ser jogados de forma singular contra o CPU ou convidando um amigo, entrando o jogo então em splitscreen. De igual modo, podemos competir contra outros jogadores via o online ou password, ou, e se tivermos quatro amigos, quatro Switches e quatro Dream Buffets, via Local Play. De qualquer das maneiras o objetivo é o mesmo em todos eles. Conseguir açambarcar o maior número de morangos e aquando da pesagem final, ser o mais pesado dos quatro jogadores, de forma a conseguir ficar em primeiro na tabela.

Durante o jogo, seja ele solitário ou online, o jogador vai ter acesso às já referidas Copy Foods, que permitem ao Kirby manifestar a sua tradicional habilidade de replicar. As Copy Foods permitem ao jogador escavar um buraco, evitando os adversários (cenoura), cuspir labaredas de fogo (piri piri), ficar em forma gelatinosa (gelatina), saltar mais alto, como uma mola (goma), ganhar espigões (doce), transformar-se em pedra (tablete de chocolate), em tornado (queque) ou numa roda (donut). Estas habilidades, usadas em conjunto com a nossa perícia como jogador, permitem-nos evitar ataques inimigos, conseguir alcançar mais morangos e evitar os hazards presentes nas pistas. As Copy Foods surgem no interior de caixas mistério num nod ao que acontece no Super Mario Kart. Para além destas habilidades, o jogador pode aumentar a sua velocidade mediante o número de morangos que consumir, contudo deve ter em atenção que ao ficar mais pesado será difícil para ele flutuar no ar, se tiver a infelicidade de sair fora da pista.



A vitória nestes eventos irá permitir-nos desbloquear novas cores e complementos para o nosso Kirby, assim como conseguir novas faixas sonoras e biscoitos com artwork de jogos passados para enfeitar o bolo enorme que se encontra na nossa hub original. A música de Dream Buffet é aquela que pode ser tradicionalmente encontrada nos restantes jogos da série. Cute e animada, bem condizente com o cenário, também ele super colorido.

Dream Buffet é um party game bastante divertido, com uma dificuldade reduzida e níveis vertiginosos, embora curtos, onde nunca há um momento de tédio. Ainda assim, peca pela pouca variedade de níveis e desafios que oferece, uma vez concluída o primeiro walkthrough completo, em comparação com outros jogos do género, como por exemplo o Mario Party. O modo multiplayer funciona bastante bem, sem lag que prejudique o gameplay, mas a impossibilidade de jogar a quatro jogadores com o ecrã partido em quatro parece-me ter sido uma oportunidade desperdiçada.


No geral, um jogo curto, mas bastante acessível, numa introdução adequada para quem não conheça o género ou a série. 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports