The Cruel King and The Great Hero


The Cruel King and the Great Hero um bom nome para um jogo que nos transporta para um mundo mágico de criaturas fantásticas e aventuras épicas. Este titulo chega-nos pelas mãos da famosa NIS America, criadora de sagas espetaculares como Disgaea, The Legend Of Heroes ou até  Danganronpa.

Neste título encaramos o papel de uma criança humana chamada Yuu que foi adotada por um dragão maligno que governava o reino onde toda esta história se desenrola. Após o nosso personagem ouvir a história dos feitos magníficos do seu pai, nos quais o dragão conta que em vez de o matar, o pai de Yuu apenas lhe cortou um dos chifres e deixa a pequena humana ao seu cuidado, decide então iniciar a sua aventura de modo a tornar-se na próxima heroína, seguindo os passos deste herói desconhecido.


Começamos com um tutorial bastante simples mas muito explicativo, onde iremos aprender como realizar diferentes ações e onde o próprio jogo nos indica como poderemos utilizar os diferentes menus e opções, para além disso iremos começar aos poucos a desvendar um pouco mais desta história e dos segredos que a mesma contém.

Já que falamos de jogabilidade não posso deixar de dizer que esta faz lembrar um pouco a jogabilidade de RPGs bastante conhecidos como é a saga Final Fantasy - neste caso se calhar os jogos mais antigos - pois toda ela gira em torno de combates por turnos com um ou mais inimigo onde no inicio de cada turno escolhemos a ação que o nosso personagem vai tomar.

Para além disso temos ainda uma outra variedade de menus como é comum em vários títulos deste género, onde podemos escolher itens para equipar na nossa personagem ou até escolher as habilidades que a mesma pode usar. Sendo num todo uma jogabilidade bastante simples mas ao mesmo tempo completa. Cabe apenas destacar que pode ocorrer em certos momentos que o jogador possa sentir que uma monotonia é instalada, sendo que os inimigos e combates se podem tornar algo repetitivos.


Falando ainda neste tema não podemos de todo deixar de mencionar o que acreditamos ser um ponto bastante engraçado e curioso: todo o jogo em si desenrola-se como se de um conto de fadas se tratasse, ou seja toda a história é contada como se fosse um livro para crianças, inclusive todas as transições entre os diferentes planos é realizada com o folhear de páginas de livro.

Pegando no tema visual existe algo a mencionar que é tal como indicamos tratar-se de um conto de fadas a nível de transições, todo o grafismo deste jogo utiliza esse mesmo conceito de uma forma bastante boa, pois é apresentado ao jogador toda uma panóplia de criaturas e ambientes como que tirando de uma história para crianças - por isso não esperem gráficos muito realistas nem exuberantes - podemos contar então com ambientes em vários tons de pastel, verdes, castanhos e amarelos, e designs simples  - um pouco até que infantis, mantendo a mesma temática - o que torna todo este ambiente num mundo muito ilustrativo.


E como os jogos não são apenas feitos de imagens e cores, cabe destacar toda a banda sonora  tons inseridos neste jogo. Pois mais uma vez estes também não fogem em nada da temática de conto de fadas, e podemos até dizer que assentam que nem uma luva.

Neste caso todo o seu entorno auditivo é construído por várias melodias suaves e até algo que infantis que adiciona a este titulo um corpo sonoro e que todo no seu conjunto envolve o jogador em todo este enredo num mundo de fantasia do qual é difícil de sair.



Em conclusão The Cruel King and the Great Hero apresenta-se como um belo e melodioso titulo que transporta o jogador para um mundo de fadas, magia e diversão no qual iremos encontrar várias horas de diversão.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Switch, gentilmente cedido pela NIS America

Latest in Sports