Shadow Warrior 3


Já passaram anos desde o primeiro Shadow Warrior que, com o seu sucesso, conquistou os jogadores e viu nascer uma sequela. Agora, é a vez do terceiro título e felizmente, temos aqui mais um título fantástico para os fãs e todos aqueles que queiram estar literalmente às gargalhadas enquanto jogam: mas atenção, este jogo é para maiores de 18 anos e mesmo assim, muitas pessoas vão provavelmente sentir-se ofendidas com a linguagem extremamente grosseira.

Como referido antes, se não gostam de humor negro pesado, linguagem imprópria e violência extrema, o melhor é mesmo afastarem-se de Shadow Warrior 3, este jogo não é para pessoas sensíveis e que repugnam qualquer tipo de violência verbal e física. Já aqueles que se divertem com estes ambientes, vão amar Shadow Warrrior 3 com toda a certeza.


Começamos com o protagonista Lo Wang, a maior parte dos palavrões e piadas saem da boca dele, que tem uma amizade peculiar com um demónio que no fundo só lhe vai atrasar a vida durante a jornada, ambos têm de unir forças e enfrentar um Dragão gigantesco que foi libertado de uma prisão perpétua, o destino do planeta está entregue a dois insolentes sem noção, mas com capacidades fora do normal.

Como nos dois títulos anteriores, o protagonista usa armas de fogo e uma espada, o jogador pode e deve alternar entre ambas as armas, com a espada para “fatiar” os inimigos que se encontram por perto, já ao longe, usando todo o arsenal de armas de fogo que estejam disponíveis, desde lança rokets, metralhadoras, uma pistola e claro a caçadeira, são apenas algumas das armas, não que o jogo tenha um leque enorme de armas mas sim porque é possível derrotar os inimigos com um ataque especial e obter a arma que estes utilizam.

Estas armas dos inimigos chamam-se as Gore Weapons, as quais podem ser usadas por um tempo limitado mas que causam um absoluto caos, destroem tudo e todos, e são bastante úteis para os momentos de maior aflição, no entanto vão sempre precisar de ter duas barras para executar o Finisher, no entanto com uma barra o jogador poderá eliminar adversários mais fracos e encher a barra de saúde ao máximo caso este esteja prestes a perder.


O jogador tem as armas e tem o seu grapple hook que desempenha grande papel no jogo, isto porque se não estiverem a lutar, estão provavelmente aos saltos de um lado para o outro com o grapple hook a trepar paredes e praticamente a fazer parkour, o que foi uma adição excelente e pode ser usado sempre que lutarem contra os inimigos para apanhar barris explosivos e atirar ou então escapar de ataques que coloquem o protagonista em perigo e claro, ouvir piadas como “I am Spider-man”.

Não é que seja de extrema importância porque o jogo não é muito difícil no modo normal, isto para quem está habituado a jogar Serious Sam, pode-se dizer que é um passeio no parque, porque embora não seja totalmente fácil, existem upgrades que podem ser realizados para ajudar na jornada, seja nas armas como no próprio Lo Wang, no entanto não posso afirmar que foi um jogo desafiante no modo normal, por isso para aqueles que querem algo mais desafiante como em Serious Sam, o melhor será jogar num modo acima do normal.

O jogador terá de se mexer, aqui a frase parar ou morrer é levado a sério, o jogador tem de saltar de um lado para o outro e disparar a tempo inteiro, mas há algo que vai ajudar nos campos de batalha, sendo que é a parte básica do jogo, sempre que o jogador chegar a um recinto, já sabe o que se vai passar, é luta pela certa e como tal, destruição máxima, onde o jogador vai ter ao seu dispor armadilhas com laminas afiadas ou buracos com trituradores para desfazer os inimigos, extremamente gore mas extremamente divertido.


As piadas fazem parte, as mais negras como as mais saudáveis na verdade, há muitos "easter eggs" e diálogos extremamente cómicos e hilariantes, não costumo rir enquanto jogo mas Shadow Warrior 3 fez-me partir a rir e isso significa muito para mim, foi algo que adorei e as próprias citações enquanto lutámos contra inimigos são soberbas, dicas sobre músicos famosos, jogos e cinema, são uma delícia de se ouvir e identificar com elas.


Não é um jogo perfeito nem tão pouco é longo, pode ser acabado rapidamente e não tem qualquer multiplayer. Ainda assim, é tão divertido, que mal acabei estava pronto para repetir toda a jornada numa dificuldade superior. Shadow Warrior 3 pode ser um pouco repetitivo, ao estilo de Serious Sam, mas é extremamente divertido e valeu cada segundo jogar, um dos meus favoritos do ano.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para

Latest in Sports