Gelato Mio



Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Se estás à procura de um jogo simples e daqueles fáceis de explicar à família, vieste ao sítio certo! Gelato Mio pode ser jogado entre 2 a 4 jogadores, com idades superiores a 6 anos e tem a duração média de 15-20 minutos.

Gelato Mio é então um jogo composto apenas por cartas, da empresa portuguesa Art and Games, fundada pelo João Quintela Martins, que é também o designer do jogo. Como o própria nome indica, os jogadores assumem o papel de gestores de uma gelataria, e têm de criar gelados para atender os pedidos dos clientes. Esses pedidos, claro, vão ter diferentes graus de dificuldade. Alguns são de apenas um sabor, outros de dois sabores, e alguns até com três sabores (morango, chocolate e baunilha). Para além disso, e porque todos os gostos são diferentes, os pedidos podem ainda ser em cone ou em taça. Para atender aos pedidos dos clientes, as várias cartas do jogo dividem-se em: objetivos, pedidos, bolas de gelado e ingredientes. 

Tal como já referido, é apenas composto por cartas (incluindo as instruções), o que torna tudo bastante simples. Tem também outro aspeto muito interessante. Embora as instruções estejam escritas em inglês e português, o jogo em si não tem qualquer dependência de idioma, pois é puramente visual. 


O jogo ocorre sempre no sentido horário, e cada jogador pode realizar uma das ações durante o seu turno: 
  • ir buscar um ingrediente
  • fazer um gelado
  • realizar um pedido de cliente
  • ou pedir ajuda (que é no fundo a ação que nos permite roubar cartas aos nosso adversários).
Em cada jogada os jogadores vão tentar juntar ingredientes nas suas mãos para conseguir produzir as bolas de gelado que depois vão ter que juntar a um cone ou taça para conseguir cumprir com um dos pedidos de clientes e assim começar a ganhar pontos.

Para complicar um bocadinho, existem ainda no baralho umas cartas especiais que quando aparecem vão obrigar os jogadores que foram acumulando muitas cartas e/ou bolas de gelado a descartar metade das mesmas, criando uma tensão muito interessante no jogo. Esta tensão também é ampliada pelas cartas de objetivo que todos os jogadores estão a tentar ser os primeiros a cumprir, pois só o primeiro jogador a cumprir o objetivo é que irá conseguir ficar com a carta e, consequentemente, com os pontos da mesma.

O final do jogo surge quando uma pilha de pedidos ou de bolas de gelado está vazia, sendo que todos os jogadores (incluindo quem terminou a pilha), fazem mais uma jogada e ainda podem tentar pontuar mais algum pedido. Ganha quem conseguir obter mais pontos!



Este é, sem dúvida, um jogo simples de aprender, mas muito divertido, que pode ser jogado em família, até com jogadores mais novos dado a sua independência de língua. Tem um nível de interação entre jogadores bastante equilibrado e de alguma forma indireto, mas muito agradável e leve. Visualmente, o jogo tem um design muito limpo e simples e o facto de ser compacto e não ocupar muito espaço torna o jogo muito fácil de estar connosco, sempre pronto para jogar em qualquer lado, e não ocupa muito espaço na estante, o que também é um lado muito positivo quando as nossas coleções já começam a necessitar de uma casa quase só para elas...

Avaliação D.I.C.E 

Dinâmica 

Gelato Mio é um jogo mais dinâmico do que se esperaria de um jogo simples como este. À partida, quem gosta de jogos de tabuleiro mais complexos e estratégicos, pode estar reticente, mas acaba por surpreender bastante, de forma positiva. 

                                                           
Integração temática

Gelato Mio é um jogo que não requer qualquer integração temática, devido ao seu conceito. O cenário que é criado pelo jogo acaba por ser mais do que suficiente para que se torne divertido e cativante. 


Complexidade 

É um jogo muito simples e fácil de aprender, de ensinar e de jogar. Consequentemente, é também bastante rápido, com uma duração média de 15 a 20 minutos. A melhor parte é que a sua simplicidade dá vontade de jogar repetidamente várias vezes. 


Entretenimento, Design e Arte 

É praticamente impossível não notar e elogiar o design e a arte de Gelato Mio. Sendo um jogo só de cartas e sem qualquer texto, a atenção e o foco estão apenas nos desenhos das cartas que, por sua vez, são muito simples e cativantes. 

Até no que diz respeito ao livro de instruções, João Quintela Martins quis cativar a atenção dos jogadores através da arte, sendo constituído por três cartas de face dupla. 

Durante o decorrer do jogo, o próprio layout recomendado é bastante útil pois torna mais fácil saber quais são as quatro ações possíveis em cada turno. 


Considerações Finais

Em suma, Gelato Mio é um jogo que supera as expectativas, cativando a atenção de quem gosta de jogos de tabuleiro mais complexos. É simples e fácil de ensinar e jogar, e de curta duração, o que permite jogar várias vezes, até de seguida. 

Apesar da aleatoriedade do jogo (uma vez que se trata de um jogo de cartas), é um jogo mais tático do que estratégico, sendo mais importante as decisões que se tomam do que as cartas que nos saem. 

É uma ótima opção para se jogar em família e com os mais novos, pela própria arte e desenho das cartas, e pela facilidade de se jogar. 

Nota pessoal do jogo:  8.




Latest in Sports