Young Souls


Pegamos num beat'em up e juntamos mecânicas RPG, com um cenário side-scrolling e eis que temos Young Souls! Produzido pela 1P2P, este título atira-nos para uma cidade moderna e atual, mas que esconde um grande segredo: a existência de uma sociedade de Goblins  subterrânea que tem como plano conquistar todo o mundo da superfície.

Aqui o jogador é presenteado com um jogo bastante completo que apesar das pequenas falhas proporcionará a qualquer fã destes estilos belas horas de entretenimento. De ressalvar que este jogo pode ser jogado sozinho ou em co-op em modo local.

Começando pela história, são-nos apresentados os dois irmãos e personagens principais deste titulo - o Tristan e a Jenn, dois adolescentes com problemas comportamentais, com os quais teremos a opção de jogar. A história começa quando a sua figura parental "O professor" - como é chamado neste jogo - desaparece misteriosamente sem deixar rasto, e os irmãos descobrem um elevador secreto que os leva a descobrir e embrenharem-se em todo este enredo esquecido de conflito entre humanos e goblins.

Apesar de todo este enredo se parecer a um daqueles contos infantis de fantasia, desenganem-se pois ao longo de toda a história vão sendo abordados temas de uma forma bastante adulta o que o torna bastante apelativo para diferentes faixas etárias. Sendo que neste caso a maior questão trata-se do facto de o exército de goblins possuir as suas crenças nesta guerra e em contrapartida existe a visão destes gémeos que pretendem apenas defender a sua casa tendo em conta o peso das vidas que são eliminadas ao longo deste percurso. 

A narrativa está bem construída, mas existem alguns fatores menos bons a destacar, sendo um deles a a utilização um pouco abusiva de palavrões por parte dos gémeos o que pode demonstrar uma tentativa de envelhecer o conceito e narrativa do jogo, o que pode por vezes causar algum "desconforto" ou até fazer com que o jogador se sinta um pouco deslocado. Mas existe um ponto positivo a este tema que é a utilização de um filtro que pode ser aplicado nas definições que bloqueia este conteúdo explicito, caso o jogo seja destinado a uma criança.

Em termos de jogabilidade e como mencionado no inicio desta review gira em torno do estilo de Beat'em Up, sendo que neste caso como jogador vamos ser envolvidos num estilo que gira em torno aos nossos personagens como um par. Sendo que jogando em modo solo iremos poder usufruir da química que existe entre ambos os personagens e poderemos trocar entre os dois para podermos executar vários combos de ataques ou até salvar um dos personagens caso esteja caído.

Embrenhando um pouco mais no que é gameplay, existe uma serie de elementos de RPG que combinam de forma perfeita com todo o ambiente deste jogo. Os ataques de ambos os personagens uma combinação de 3 ou 4 movimentos, o que acaba por uma coisa boa pois o jogo não apresenta uma grande complexidade a nível de comandos. Para além disso, estes combos de poucos ataques vão fazendo com que a barra de Special da nossa personagem suba o que irá permitir ao jogador realizar ataques especiais causando maior dano aos inimigos.

 

Sendo que o gameplay não é apenas combate e bater em inimigos existem outros fatores que merecem ser destacados, como é neste caso a variedade de itens e armas existentes neste jogo, sendo que em termos de itens os mesmos podem ser usados em ambos os personagens sem qualquer tipo de limitação o que torna o título versátil por sua vez em termos e combinações de armaduras e armas que podem ser usados nos personagens.

Neste campo de armas e armaduras temos de falar nas opções que existem e podem ser adquiridas, compradas e melhoradas ao logo do nosso percurso. Existem também a questão de que várias destas armas e habilidades possuem power-ups como é a questão da danos elementais - como por exemplo danos por fogo - ou até habilidades como o roubo de vida, todos estes Perks  são também partilhados com as armaduras que possuem também habilidades especiais - com por exemplo resistência a vários elementos - que irão auxiliar em toda a gameplay que cada jogador prefira seguir.

Para além disso é necessário destacar que nem tudo é coisas boas, sendo que como jogador teremos de ter em conta o peso das armaduras e armas, pois tal como existem coisas boas existem coisas más, sendo que uma arma ou armadura mais pesada fará que o nosso personagem se mova mais lentamente. Mas toda esta mecânica na nossa opinião torna a jogabilidade diversificada, pois teremos de ter sempre em conta estes vários fatores na hora de escolhermos os itens e armaduras que queremos usar ou com quais queremos ficar durante a nossa aventura.

Conforme já mencionado os nossos heróis vão ser postos á prova contra um exercito de Goblins, dos quais falamos agora um pouco. Em termos de inimigos os mesmos chegam-nos numa variedade um pouco curta para o que era esperado - o que por sua vez poderá tornar-se repetitivo, pois para além das classes gerais apresentadas neste tipo de jogos - sendo apenas veremos uma adição de um elemento a estes mesmos personagens no entanto, esta pequena mudança não deixa de causar algum impacto o que leva a que como jogador pensemos um pouco na estratégia a utilizar. 

É necessário também destacar que apesar de tudo caso o jogo possa parecer complicado ou difícil até, o mesmo permite alterar a opção de dificuldade mesmo que seja durante um combate e ainda existe um tanto outro leque de opções de modo a facilitar a vida ao jogador - como por exemplo a opção de bloqueio de ataques automático - de modo a facilitar e tornar a experiência melhor.

Para além de todos os pontos que falamos acima é necessário mencionar que como referido existem vários elementos de RPG neste título, sendo um deles a cidade onde os gémeos vivem, que serve como HUB onde poderemos comprar vários itens como roupa e cosméticos para os nossos personagens que irão trazer melhorias as mesmos. 

Para além destes itens que podem melhorar várias estatísticas nos nossos personagens existe também a possibilidade de realizarmos vários mini games nos quais o conceito é basicamente o button-mashing - ou pulsar constante de botões - de modo a podermos concluir o objetivo do mesmo e melhorar assim também algumas estatísticas dos nossos personagens.

E como este jogo não é apenas feito de personagens e bater em goblins, temos a destacar todo o design do mesmo pois todas as personagens e grafismo em geral apresenta ao jogador uma sensação de personalidade e ousadia. Apesar disso é necessário destacar que por vezes no meio de tanta ousadia, os fundos apresentados nas diferentes dungeons podem tornar-se algo repetitivos ou até simples o que causa ao jogador alguma falta de algo mais de ambiente.

Em termos de música e banda sonora de jogo esta é pouca ou quase inexistente sendo que existem partes do jogo que são somente silenciosas e sem qualquer áudio.


Apesar de alguns defeitos, Young Souls apresenta ao jogador algumas horas de diversão nas quais necessitaremos de utilizar algum pensamento crítico e uma história cativante, um título que neste caso será de se aproveitar.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PS4, gentilmente cedido pela Cosmocover

Latest in Sports