Assetto Corsa Competizione


O jogo oficial do GT World Challenge, o Assetto Corsa pode não ter a fama de jogos como Forza ou Gran Turismo, mas o seu realismo é enorme enquanto simulador de corridas. No entanto, conseguirá estar nos padrões dos outros jogos de corrida pela sua qualidade?

Para o conhecimento de todos, os jogadores podem competir nas 11 pistas reais do campeonato de GT3, assim sendo, os fãs acérrimos irão reconhecê-las todas enquanto percorrem o campeonato até ao pódio. Foi utilizada uma tecnologia a laser para captar o realismo das pistas para que os jogadores possam ter a melhor das qualidades, no entanto o grafismo dos carros não é algo do outro mundo quando comparado com outros jogos do género.

Aquilo que se pode destacar é o clima dinâmico e a inteligência artificial dos pilotos, este último que nota-se e bem, foi aperfeiçoado ao máximo para dar uma sensação de que nenhum piloto quer ficar atrás, esforçando-se para realizar ultrapassagens mesmo quando nós tentamos manter-nos à sua frente para não perder o lugar.


No que diz respeito à jogabilidade, deve ser realmente um dos aspeto mais negativos, primeiro porque não há sensação de que estamos a pilotar um veículo de peso. Carros do GT3 deveriam de transmitir uma sensação de volante pesado quando na verdade é totalmente o oposto, ao virar o volante o carro foge de imediato, não demonstrando uma sensação muita realista, que é algo que se espera de um jogo em que tudo o resto apresenta um realismo fora do comum.

Não são muitos os jogos que transmitem um realismo como Assetto Corsa Competizione, aqui as coisas são a valer, o jogador terá de ter o maior dos cuidados ao volante, desde manobrar as curvas para o carro não escapar, não pisar a relva para não ser penalizado ou simplesmente tocar num adversário na pista pois será de imediato penalizado. Para além disso, cada toque contra uma parede ou um outro carro de corrida irá danificar o nosso veículo e as coisas podem ficar muito feias, desde a impossibilidade de virar o volante para um dos lados, obrigando o jogador a ter de selecionar a opção de levar o carro para as boxes e manter-se por lá até o carro ser reparado durante uns 4 minutos de tempo real. Nesse aspeto, não encontram um jogo tão realista, até quando o jogador trava, irá ouvir os travões do disco, são detalhes sublimes.

Se o jogo fosse tão bom como o é sendo realista, Assetto Corsa Competizione poderia ser um excelente concorrente contra outros simuladores, mas há muitos aspetos que o deixam ficar para trás na corrida ao pódio e o problema é que são bem visíveis, desde a jogabilidade como aos detalhes de chegar às boxes e ver o carro a entrar e de forma instantânea ficar parado no seu lugar, não fica bem pois é um bug e acontece com todos os carros que chegam às respetivas boxes.

Existe uma boa quantidade de carros, 25 para ser exato e todos eles podem ser personalizados e ajustados da forma que o jogador quiser, competindo em todas as pistas oficiais e nos modos disponíveis como o Sprint, Endurance e 24 Horas Spa Race, tendo para jogar a solo o modo Carreira Campeonato e Free Play. Já no modo online os jogadores podem competir entre 30 jogadores com desafios diários e tabelas classificativas em tempo real, no entanto podem jogar em salas privadas com amigos sem que ninguém participe na corrida a não ser o vosso grupo.



ACC podia ser um excelente jogo se este tivesse sido polido, as animações ao virar o volante são horríveis e é confuso ver algo assim quando nos restantes detalhes está sublime, a própria frame rate deixa a desejar com pequenos solavancos, o mapping dos controlos são igualmente esquisitos e não se entende o porquê dessa opção por parte dos desenvolvedores, no entanto, para os fãs, com alguns updates, pode ser um bom jogo.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela 505 Games.


Latest in Sports