Calendário de Conferências Nacionais de Boardgames 2022

Artigo escrito por Marco Silva.

Após 2 anos muito digitais no hobby dos Boardgames devido à Pandemia que vivemos, estamos todos muito felizes: este ano de 2022 começamos a ver o calendário de conferencias nacionais e internacionais mais preenchido com eventos físicos. Para que não percas nenhum evento nem nenhuma oportunidade de desfrutares ainda mais deste hobby fica aqui este artigo dedicado ao melhor que este mundo nos traz: a companhia e o convívio da malta toda que adora os jogos de tabuleiro! 

Calendário Nacional

Leiria Con


Esta é a maior convenção nacional de jogos de tabuleiro - organizada pela associação Spiel Portugal, tem ocorrido todos os anos desde 2007 e, tirando os anos de paragem durante a pandemia tem sido um ponto de encontro nacional e internacional de amantes de jogos de tabuleiro. Desde 2015 que esta convenção cresceu ao ponto de necessitar de um espaço mais adequado e tem sido desde então organizada no Hotel Cristal Resort & Spa na Praia da Vieira em Leira. É um evento imperdível que vai acontecer já nos dias 31 de Março a 3 de Abril. Para os visitantes são 4 dias de pura diversão e convívio, com múltiplos espaços de jogo e uma vasta ludoteca recheada de jogos de tabuleiro e aberta 24h durante todo o evento: é jogar até não poder mais! Podem também encontrar um mercado de jogos usados, uma loja de jogos de tabuleiro, e muitas das personalidades nacionais e internacionais de jogos de tabuleiro a mostrar os seus novos e futuros jogos.

Leiria Con é também palco para a entrega do Prémio Spiel Portugal de Jogo do Ano, que este ano foi atribuído ao jogo Barrage. 

Devido ao facto de ainda existir uma pandemia é também importante referir que a entrada é limitada a quem apresentar o certificado digital de vacinação contra a COVID 19 ou, em alternativa, teste PCR ou antigénio negativo - realizados 48H ou 24H antes, respetivamente. Os protocolos de segurança relativos à COVID 19 serão rigorosamente cumpridos em conformidade com as recomendações da DGS e do Governo de Portugal.

Podes encontrar tudo sobre a conferencia, preços com desconto para o hotel e garantir o teu lugar na conferência aqui

Quetzal Nerd Camp


Este é o evento anual do Clube de Estratégia do Seixal que se autodefine como um campo de férias para adultos geeks. O Quetzal Nerd Camp é um local que reúne no Seixal adeptos de jogos, fantasia, ficção científica e outros temas da cultura Geek, para partilharem alguns dias de convívio em torno destes hobbies. É uma conferência única pelo seu calendário de atividades: podem encontrar coisas como Boffer Fights (lutas de espadas), Quidditch, Tiro com Arco, Jogos de Tabuleiro modernos, Jogos Narrativos (RPG) e Jogos Teatrais (LARP), entre outros.

É um evento que é mesmo visto como um campo de férias pois os participantes passam todo o tempo na Quinta do Álamo (uma quinta do século XIX onde decorrem todas as atividades e alojamento) e o bilhete tem um preço de 70€ mas inclui tudo: alojamento, alimentação e, claro, o acesso a todas as atividades. Uma nota para os participantes: as camas têm almofadas e cobertores, mas não lençóis. Tragam os vossos, ou sacos-cama.

Este evento ainda não tem uma data definida mas a edição deste ano está já anunciada para Agosto de 2022, por isso fiquem atentos se quiserem participar!

Viana Con


Esta é a conferencia mais a Norte que temos em Portugal. A Viana Con acontece na linda cidade de Viana do Castelo e normalmente é a primeira conferencia do ano. Contudo, este ano foi necessário adiar a data da mesma e está agora agendada para 21, 22 e 23 de Outubro. É uma conferencia organizada pela associação Artmatriz de Viana do Castelo e é um fantástico evento para visitar, com uma agenda sempre recheada não só de jogatanas mas também de torneios, palestras, workshops e exposições. A conferência acontece no Centro Cultural de Viana do Castelo um espaço incrível, amplo e extremamente agradável, localizado mesmo no coração da cidade. 

RoLisboa


Para os amantes de Jogos Narrativos podem também encontrar uma conferência dedicada a essa parte do hobby: a RoLisboa que, a 22 e 23 de Outubro irá reunir-se em Lisboa, organizada pelo Grupo de Roleplayers de Lisboa. Ainda se sabe muito pouco sobre onde irá ser esta edição pois a data foi anunciada ainda há pouco tempo mas fica aqui um vídeo da edição de 2021 que mostra um pouco daquilo que podem esperar ver nesta conferência.


Apenas quero deixar uma nota, que à data da escrita deste artigo alguns dos eventos que anualmente decorrem em Portugal ainda não têm data anunciada para 2022. Não quer isto dizer que não possam ainda ser anunciados, pelo que fiquem atentos aos restantes eventos nacionais, nomeadamente a Invicta Con (Porto), Algarve Con (Algarve), Ria Con (Estarreja), Augusta Con (Braga) e a Lisboa Con (Lisboa)

Latest in Sports