Trust GXT 863 - MAZZ Mechanical Keyboard


"Ora então aqui estamos a testar um teclado feito a pensar nos jogadores em primeira mão. Mas será também uma boa ferramenta para quem gosta de escrever?" - Foram estes os primeiros pensamentos que me ocorreram quando este teclado da Trust me chegou às mãos. Há sempre uma questão de hábito pelo meio, ao transitar entre diferentes teclados, mas aqui estamos, num artigo escrito com o próprio teclado a analisar.

Como o próprio nome indica, este GXT 863 MAZZ - Mechanical Keyboard é um teclado mecânico com ligação USB feito a pensar primeiramente nos jogadores, cuja atividade mais frequente se pode resumir em pressionar rapidamente num conjunto muito específico de teclas, de preferência com a intensidade associada à emoção das competições.

Na prática, premir uma tecla até ao fundo é uma deslocação de 4mm ao todo, mas o input é detetado muito antes disso, respondendo a toques relativamente leves com cerca de 2mm de profundidade nas teclas. Ao testar o tempo de resposta num serviço online, ao premir levemente nas teclas, foi obtida uma média de 40 milissegundos, com uma amplitude a variar entre os 30 e os 50, enquanto que ao premir até ao fundo e soltar, a média rondou os 70ms, variando entre os 60 e os 80. Ou seja, para qualquer input, compensa sempre utilizar um toque mais leve nas teclas.
Um ponto positivo neste teclado está no generoso espaçamento entre as teclas, o que evita toques acidentais na tecla errada enquanto se está a jogar, ou a escrever, claro. Para os jogadores, há ainda uma útil opção de ativar e desativar a tecla do Windows, impedindo assim que um mero toque possa arruinar a experiência de jogo. Já na parte superior, como é habitual nos mais diversos teclados, este inclui também vários atalhos para controlar aplicações multimédia. Na parte traseira, conta com dois pequenos apoios que permitem colocá-lo numa posição um pouco mais confortável para as mãos. Já em termos de ruído, é um teclado bastante comum, com o habitual barulho associado aos teclados mecânicos, que o deixa atrás de outras opções mais silenciosas existentes no mercado.

Esteticamente, é um teclado compacto com pouco mais do que as próprias teclas e um pequeno painel de 4 leds no canto superior direito a indicar se coisas como o Caps Lock ou a tecla Windows estão ativos ou não. O que mais salta à vista, porém, é o sistema de cores e iluminação, num teclado onde cada linha tem uma cor distinta. Apesar da caixa indicar que existem "14 modos de cor", porém, não se deixem enganar: as cores são fixas, o que muda são as diferentes formas de iluminar, desde o estável ao piscar em teclas aleatórias, e a possibilidade de aumentar, reduzir ou desligar a iluminação. Algo que limita bastante as escolhas para quem gosta de combinar as cores entre diferentes dispositivos no escritório.
Após um longo período de utilização, mesmo com a opção de inclinar um pouco o teclado, fica o desejo que este fosse um pouco mais confortável, especialmente para longas sessões onde se passa do trabalho para os videojogos, por exemplo. Ainda assim, é um teclado com um tempo de resposta rápido e que transmite um boa sensação a escrever, atualmente disponível a um preço relativamente acessível.

Nota: Análise efetuada com base em equipamento gentilmente cedido para esse efeito pela marca Trust.

Latest in Sports