The Red Cathedral


Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Só por si, o nome "The Red Cathedral"  já nos deixa com uma certa curiosidade em descobrir mais, ao mesmo tempo que nos dá algumas pistas sobre o que aí vem. 

The Red Cathedral transporta-nos para meados do século XV, altura em que o Czar Ivan, conhecido como O Terrível, decide comemorar as suas vitórias militares, ordenando a construção do templo que, mais tarde, se viria a designar como a Catedral de São Basílio. 

Esse trabalho, claro, cabe-nos a nós, jogadores e, neste caso, arquitetos da cidade. O Czar Ivan anseia pelos resultados e está na altura de conseguirmos mostrar que merecemos o lugar na lista de funcionários de confiança do governo. 

Toda a ideia base do jogo é simples: construir a catedral vermelha, a mando do Czar Ivan. Mas, como sempre, existe muito mais para além disso. Estamos a trabalhar em conjunto com os nossos adversários e, ao mesmo tempo, a tentar derrotá-los, para cairmos nas boas graças do Czar. Para isso, podemos realizar uma de três ações em cada turno: reclamar uma secção da catedral, enviar recursos para as secções reclamadas ou ir buscar mais recursos. 

Por ser um jogo simples, o desafio está na estratégia que adotamos para otimizar os nossos recursos, na escolha das secções a reclamar, e na forma como obtemos mais recursos. Isto porque, apenas podemos reclamar seis secções e podemos apenas armazenar 10 recursos. Para além disso, a forma de obter recursos é muito engraçada, e faz toda a diferença. A obtenção de recursos é feita na roda central, através dos diferentes dados aleatoriamente posicionados, e conta ainda com a possibilidade de usufruir dos benefícios das cartas colocadas em cada quadrante. 


Um aspeto que deve ser também valorizado é o facto de The Red Cathedral ser super visual, desde os dados coloridos, aos diferentes recursos que recolhemos e utilizamos para a construção da catedral, até à própria catedral em si. Composta por três partes, temos as fundações, as secções intermédias e as cúpulas. Para além disso, temos ainda os diferentes ornamentos que podemos utilizar para melhorar a catedral. 

Este maravilhoso design é obra da dupla de design de jogos conhecida como Llama Dice, composta por Sheila Santos e Israel Cendrero. E Pedro Soto e Chema Román foram os responsáveis pelos incríveis elementos gráficos, que tornam todo o jogo ainda mais apetecível, homenageando Ivan Bibilin, artista russo do século XX. 

Este é um jogo de tabuleiro estratégico "Euro", publicado pela DEVIR, que pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com mais de 10 anos, e tem a duração média de 30-120 minutos. 

Embora seja um jogo simples, com regras extremamente fáceis de entender e fixar, destaca-se pelo desafio em si, de conseguir otimizar estrategicamente a nossa posição no jogo e todos os nossos recursos. 

Latest in Sports