The Red Cathedral
Só por si, o nome "The Red Cathedral" já nos deixa com uma certa curiosidade em descobrir mais, ao mesmo tempo que nos dá algumas pistas sobre o que aí vem.
The Red Cathedral transporta-nos para meados do século XV, altura em que o Czar Ivan, conhecido como O Terrível, decide comemorar as suas vitórias militares, ordenando a construção do templo que, mais tarde, se viria a designar como a Catedral de São Basílio.
Esse trabalho, claro, cabe-nos a nós, jogadores e, neste caso, arquitetos da cidade. O Czar Ivan anseia pelos resultados e está na altura de conseguirmos mostrar que merecemos o lugar na lista de funcionários de confiança do governo.
Toda a ideia base do jogo é simples: construir a catedral vermelha, a mando do Czar Ivan. Mas, como sempre, existe muito mais para além disso. Estamos a trabalhar em conjunto com os nossos adversários e, ao mesmo tempo, a tentar derrotá-los, para cairmos nas boas graças do Czar. Para isso, podemos realizar uma de três ações em cada turno: reclamar uma secção da catedral, enviar recursos para as secções reclamadas ou ir buscar mais recursos.
Por ser um jogo simples, o desafio está na estratégia que adotamos para otimizar os nossos recursos, na escolha das secções a reclamar, e na forma como obtemos mais recursos. Isto porque, apenas podemos reclamar seis secções e podemos apenas armazenar 10 recursos. Para além disso, a forma de obter recursos é muito engraçada, e faz toda a diferença. A obtenção de recursos é feita na roda central, através dos diferentes dados aleatoriamente posicionados, e conta ainda com a possibilidade de usufruir dos benefícios das cartas colocadas em cada quadrante.
Este maravilhoso design é obra da dupla de design de jogos conhecida como Llama Dice, composta por Sheila Santos e Israel Cendrero. E Pedro Soto e Chema Román foram os responsáveis pelos incríveis elementos gráficos, que tornam todo o jogo ainda mais apetecível, homenageando Ivan Bibilin, artista russo do século XX.
Este é um jogo de tabuleiro estratégico "Euro", publicado pela DEVIR, que pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com mais de 10 anos, e tem a duração média de 30-120 minutos.
Embora seja um jogo simples, com regras extremamente fáceis de entender e fixar, destaca-se pelo desafio em si, de conseguir otimizar estrategicamente a nossa posição no jogo e todos os nossos recursos.