Story of Seasons: Friends of Mineral Town


Lançado originalmente em 2003 para a GameBoy Advance, Harvest Moon: Friends of Mineral Town foi na altura muito bem recebido tanto pela crítica como pelos fãs, por trazer para a portátil muito do melhor conteúdo da série até então. Quase 20 anos depois, com mudanças de marca pelo meio incluídas, o jogo ganha agora uma nova vida, neste remake em 3D agora chamado Story of Seasons: Friends of Mineral Town.

Como é tradição da série, este é um jogo onde a personagem principal acaba de herdar uma quinta, tendo de aprender a cuidar da mesma, incluindo a agricultura e pecuária. Ao mesmo tempo, tem também de se integrar com a população da aldeia, ficando a conhecer melhor toda a vizinhança e, assim, construindo as suas amizades. Irá este agricultor conseguir encontrar o amor?


Com um calendário que se divide em apenas 4 meses por ano, correspondendo às estações, Story of Seasons baseia-se numa rotina diária na qual o agricultor irá tratar tanto da quinta como das suas relações. Para tal, há que ter atenção à sua energia, pois todas as atividades vão desgastando uma pessoa. Com o tempo, a quinta vai ficando cada vez melhor e mais lucrativa, o que permite adquirir melhores equipamentos e até melhorar a casa onde se habita.

O descanso também é importante, incluindo as relações com as outras personagens. Afinal, há muita gente solteira na aldeia, e neste remake do jogo é possível desenvolver relacionamentos entre personagens do mesmo sexo, casamentos incluídos, sem qualquer discriminação. Infelizmente, ainda é algo exclusivo desta versão ocidental, sendo que no Japão estes casais são só tratados como "melhores amigos" que por acaso até vivem juntos...


Sendo este um remake em ambiente 3D de um jogo originalmente em 2D, a verdade é que acaba por sofrer bastante com as decisões artísticas que foram tomadas logo de início. Se as personagens "chibi" são bastante fiéis ao estilo do original, tudo o resto tem uma apresentação demasiado minimalista, com texturas básicas que o fazem parecer até menos detalhado do que o original.

Para um clássico que se encontra entre os favoritos da série, esta foi uma escolha que em nada o favoreceu no que diz respeito aos dias de hoje. Mesmo em termos de jogabilidade, pouco se fez por trazer algumas melhorias neste remake, sendo que até os menus e a gestão de equipamento mereciam um melhor tratamento.

Tendo um jogo que valer por si, é impossível não o comparar aos restantes títulos do género atualmente presentes no mercado. Se por um lado consegue ser visualmente bem mais agradável do que o mais recente jogo Harvest Moon: Light of Hope (cuja marca já não pertence aos criadores do original, daí a mudança do título neste remake), por outro lado está longe de ser tão impressionante como aquilo que foi feito por um estúdio indie em Stardew Valley.


Seja pela nostalgia de um clássico ou pela primeira experiência numa quinta, Story of Seasons: Friends of Mineral Town consegue ser um jogo adorável com a sua simplicidade, especialmente para os mais pequenos.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Marvelous.

Latest in Sports