Boardgames - Novidades de Agosto 2020


Esta semana apresentamos as novidades mensais na área dos jogos de tabuleiro e também, trazemos novidades na área dos projetos Kickstarter desta área para que os leitores possam ficar a conhecer jogos em desenvolvimentos internacionais que em breve, chegarão às mesas de jogo um pouco por todo o mundo.

Novidades de jogos de tabuleiro

Deixo aqui o top dos jogos mais esperados para o mês de agosto de 2020. A ordem foi baseada nos utilizadores do site do BoardGameGeek e das suas expetativas, espero que gostem!

1 – Fort
Editora: Leder Games
Criador: Grant Rodiek
Arte do jogo: Kyle Ferrin

Da mesma editora de Root e Vast, um jogo de cartas de 2 a 4 jogadores para ser jogado entre 20 a 40 min, a partir dos 10 anos. Neste jogo, vamos construir o forte infantil mais incrível que pudermos, fazendo amigos e comendo pizza.

2 - Tekhenu: Obelisk of the Sun
Editora: Board&Dice
Criadores: Daniele Tascini, Dávid Turczi
Arte do jogo: Jakub Fajtanowski, Michal Dlugaj, Zbingniew Umgelter

Um jogo de draft de dados de 1 a 4 jogadores, com uma duração entre 60 e 120min. Dos mesmos criadores de Teotihuacan, muito aguardado (por mim) com um aspeto excelente, em que à medida que a sombra do Obelisco se move, usamos os dados para construir Ipet-Isut "The Most Select of Places", e o templo de Amun-Ra.

3 - Alma Mater
Editora: Eggertspiele
Criadores: Acchitocca, Flaminia Brasini, Virginio Gigli, Stefano Luperto, Antonio Tinto
Arte do jogo: Chris Quilliams

Uma mistura de worker e tile placement, de 2 a 4 jogadores, com uma duração prevista de 90 a 150 min.

Tenho alguma curiosidade, visto ser dos mesmos criadores de Coimbra, um jogo que adorei jogar, em que os jogadores são diretores de universidades independentes no século XV e procuram fortalecer a reputação e a posição da sua universidade. Para atingir esses objetivos, os jogadores precisam de recrutar os melhores funcionários e alunos, trocar conhecimentos com outras escolas e tornarem-se especialistas nas quatro disciplinas da escola!

4 - Gloomhaven: Jaws of the Lion
Editora: Cephalofair Games
Criador: Isaac Childres
Arte do jogo: Francesca Baerald, Cat Bock, David Bock, David Demaret, Alexandr Elichev, Jason D. Kingsley, Josh T. McDowell

Um jogo cooperativo de 1 a 4 jogadores, com duração de 30 a 120 min.

Uma prequela do universo Gloomhaven, que pode ser jogado separado ou em conjunto com o jogo base Gloomhaven. Contém 25 cenários e 16 novos monstros.

5 - Mariposas
Editora: Alderac Entertainment Group
Criadora: Elizabeth Hargrave
Arte do jogo: Indi Maverick, Matt Paquette

Um jogo de set collection onde o nome poderia ser melhor, de 2 a 5 jogadores, com uma duração estimada de 45 a 75 min. Da criadora de Wingspan, Elizabeth Hargrave.

Mariposas é jogado em três estações do ano, em que “guiamos” as borboletas monarcas na sua jornada pelo leste da América do Norte.

6 – Fairy Trails
Editora: Paper Plane Games
Criador: Uwe Rosenberg
Arte do jogo: Nicolas Demers 

Para terminar, um jogo do conhecido Uwe Rosenberg, de 1 a 2 jogadores com uma duração de 15 a 20 min.

Este jogo é um tile placement em que os jogadores jogam cartas que expandem a sua rede de estradas. Quando uma estrada é concluída, esse jogador pode colocar uma pedra em cada uma das suas casas que fazem fronteira com essa estrada.

O jogador que colocar todas as casas em primeiro lugar vence. Parece simples? Sendo do autor que é, só jogando.


Kickstarters em destaque



Perseverance: Castaway Chronicles
https://www.kickstarter.com/projects/mindclash/perseverance-castaway-chronicles
(terminou no dia 28 de Julho. No entanto, é possível adquirir o jogo através do pledge manager no Kickstarter.)
Editora: Mindclash Games
Criadores: Viktor Peter, Richard Amann, Dávid Turczi, Thomas Vande Giste, Wolf Plancke
Arte do jogo: Villő Farkas, Csilla Kiskartali, István Dányi, Tamás Baranya

Apanhado por uma tempestade anormal, o luxuoso transatlântico onde viajas acaba por encalhar numa ilha repleta de dinossauros, perdendo o contato com o mundo conhecido. Em vez das férias dos teus sonhos, agora cabe-te a ti e aos outros líderes aspirantes e teus rivais organizar os sobreviventes numa luta pela sobrevivência.

Perseverance: Castaway Chronicles consiste nos episódios 1 e 2 desta história (4 no total), dois jogos independentes de estratégia competitiva para 1-4 jogadores, dos designers de Anachrony, Trickerion e Yedo.

Cada um dos episódios pode ser jogado de forma independente ou em sequência no modo Chronicle.


Apesar de implementarem mecânicas idênticas, oferecem experiências de jogo únicas. Por exemplo, no primeiro episódio, o objetivo dos jogadores é construir a base, aumentando a sua reputação como líder, enquanto têm de se defender dos ataques periódicos dos dinossauros através da construção de barreiras, colocação de armadilhas ou colocando soldados que obtêm treinando sobreviventes.

No segundo episódio (que acontece um ano depois do primeiro) os jogadores têm a oportunidade de personalizar as habilidades do seu líder, aumentando a eficácia das ações do jogo, explorar a ilha e até domar dinossauros.

Publicado pela Mindclash Games, reconhecida pela elevada qualidade dos seus produtos ( Trickerion - Legends of Illusion (2015), Anachrony (2017), Cerebria - The Inside World (2018), Trickerion - Dahlgaard's Academy, (2019) Anachrony - Fractures of Time e Future Imperfect (2020) ), este é um euro médio-pesado que aconselho a quem gosta de mecânicas de draft de dados e alocação de dados, com elementos de controlo de área polvilhados pelas várias áreas de interação do tabuleiro.

The Night Cage
https://www.kickstarter.com/projects/smirkanddagger/the-night-cage 
(termina no dia 5 de Agosto)
Editora: Smirk&Dagger Games
Criadores: Curt Covert, Chris McMahon, Rosswell Saunders
Arte do jogo: Chris Chan

Acordas no escuro. O teu corpo está frio. A tua mente é um vazio.
Não tens nada ...
Exceto o teu medo, uma vela e uma pergunta ...

Quanto tempo irá durar a tua luz?

Night Cage é um jogo cooperativo onde 1 a 5 almas perdidas tentam escapar de um labirinto mergulhado numa escuridão eterna. Para tal, tens de gerir a luz da tua vela que somente consegue iluminar os espaços ortogonalmente adjacentes.

Ao deslocares-te, novos espaços são revelados enquanto outros, por ausência de luz, desaparecem para sempre consumidos pela escuridão. Cada ação deve ser considerada cuidadosamente e os jogadores devem estabelecer uma estratégia concertada, de modo a cada um conseguir encontrar a sua chave e escapar do labirinto antes que a luz das velas se extinga.


O jogo baseia-se na colocação de tiles de uma pilha, que representa a duração da luz das velas dos jogadores, de modo a criar um labirinto que melhor se adeque à estratégia da equipa. Um tile pode ser um corredor, um entroncamento (“T”) ou um cruzamento. Adicionalmente, existem tiles que representam chaves, portais e monstros que tudo farão para extinguir a luz dos jogadores que conseguirem atingir.

O tabuleiro consiste numa grelha onde os extremos opostos estão conectados, o que adiciona mais uma dimensão na conceção de estratégias.

Se gostas de jogos cooperativos, com uma temática de terror e que se consegue ensinar rápido, então deixamos aqui a sugestão.

Autores:
Novidades de jogos de tabuleiro – Daniel Alexandre
Kickstarters em destaque – Ricardo Jesus

Latest in Sports