Star Wars Episode I: Racer


Será a nostalgia o suficiente para embelezar um videojogo? Star Wars Episode I: Racer é definitivamente uma prova que não.

Bons tempos da Nintendo 64, onde os visuais facilmente impressionavam qualquer jogador. Este jogo de corridas era precisamente um deles, recriando num jogo de corridas a célebre sequência de Star Wars Episode I: The Phantom Menace, onde o jovem Anakin ganha a competição dos chamados "podracers".

Aproveitando que a saga Star Wars está em altos níveis de popularidade, a Aspyr decidiu trazer este clássico de há mais de 20 anos para os dias de hoje, adaptando-o às consolas Nintendo Switch e PlayStation 4. E adaptar é mesmo o termo correcto, pois está longe de ser o que os jogadores habitualmente podem esperar de uma versão remasterizada.


Desde os vídeos da introdução até mesmo ao ecrã principal, tal como toda a interface nos menus, estes são os assets do título original meramente esticados para o ecrã. Só mesmo as corridas propriamente ditas sofreram alterações a nível visual, agora renderizadas em HD mas sem qualquer tratamento a nível de texturas ou detalhes nos cenários ou até nas naves.

Dito isto, a única grande diferença é a nível dos controlos, modernizados, que tornam as corridas bastante acessíveis. No caso da Nintendo Switch, com os Joy-Con em separado nas mãos, é até possível controlar a nave com os movimentos dos comandos, novidade que o distingue de um mero port.

De resto, tudo é igual ao título original, com 25 personagens jogáveis e a possibilidade de jogar tanto em modo campanha para um jogador como fazer corridas até quatro em split-screen.


Lançado a um preço de 14,99€, Star Wars Episode I: Racer está longe de ser uma experiência apelativa a quem não tiver uns grandes óculos de nostalgia, com uma adaptação no mínimo preguiçosa de um jogo que, há duas décadas atrás, até tinha bom aspecto.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Aspyr.

Latest in Sports