LEGO Super Mario


Anunciado de surpresa em março deste ano, deixando então muitos fãs da Nintendo (e não só) de boca aberta, o universo LEGO® Super Mario™ chega agora ao mercado, com lançamento já no próximo dia 1 de agosto!

Para dar a conhecer melhor aos nossos leitores todo o potencial deste novo "Super Mario", a LEGO teve a gentileza de nos fornecer alguns sets para experimentar, incluindo naturalmente o pack inicial. 

LEGO® Super Mario™ - Adventures with Mario Starter Course
LEGO® Super Mario™ Aventuras com Mario – Pack Inicial

Esta é a porta de entrada para todo o mundo LEGO Super Mario, na qual está incluída a figura interativa que irá dar vida a tudo o resto. Para além do Mario, o conjunto traz uma série de plataformas, itens e, claro, inimigos, todos à espera de ser montados. Mas primeiro, há que tratar do protagonista.

 

Uma nota importante, antes de começar: a figura do Super Mario requer 2 pilhas AAA, assim como uma pequena chave de parafusos para as inserir. Algo importante a ter em conta no momento da compra, especialmente se for um presente para oferecer, para evitar qualquer desilusão.

De resto, a montagem da figura é bastante simples, limitando-se ao seu equipamento, com as típicas calças azuis e chapéus vermelho. Irão também ser lançados (em separado) outros equipamentos para o Mario, como o Fire Mario ou o Builder Mario, que além dos visuais irão também oferecer outros efeitos na própria personagem.

Montado o LEGO Mario, está na hora de o ligar à aplicação, via Bluetooth!


A app LEGO Super Mario, disponível tanto para iOS (Apple Store) como Android (Google Play, Amazon), é uma grande ajuda a toda a experiência, contando com um fantástico manual interativo de instruções de montagem. Peça a peça, o manual permite rodar a figura e fazer zoom em cada um dos passos, não deixando qualquer dúvida sobre o processo. Desde o primeiro inimigo e as mais básicas plataformas, até ao mais complexo dos cenários, a aplicação torna realmente toda a experiência muito fácil.

Este pack inicial é bastante diversificado em conteúdos, tendo plataformas verdes, azuis e vermelhas para representar terra, água e lava, respectivamente. Isto permite testar as diferentes interações do LEGO Mario com diferentes cenários, identificados pela cor, e ainda alguns itens e inimigos, que são identificados através de um código de cores presente em cada um.

Montadas as figuras, está na hora de criar os níveis. A aplicação traz incluídas algumas sugestões do que pode ser feito, mas na realidade o limite é mesmo a imaginação! Afinal, basta trocar umas coisas de sítio, para o nível ficar completamente diferente.


Com este pack inicial, a LEGO esforçou-se em oferecer uma grande variedade de possibilidades, dando asas à criatividade. Se o "início" do nível está na saída de um cano verde, o que mudaria ao colocá-lo num lago, ou numa ilha rodeada de lava? E quem diz que o fim do nível tem de estar junto à bandeira, quando ele pode simplesmente estar escondido debaixo de um inimigo? Na prática, nada impede sequer que se misturem peças e cenários de outros universos, levando o LEGO Mario a mundos que nem ele imaginou!

Não é de admirar, por isso, que exista todo um conjunto de sets de expansão, ampliando as possibilidades do que já vem no original. Aqui no Meus Jogos, tivemos a oportunidade de experimentar duas dessas expansões.


LEGO® Super Mario™ - Boomer Bill Barrage Expansion Set
LEGO® Super Mario™ - Avalanche de Bills Balázio

Todos os fãs de Mario conhecem os Bullet Bills. O que não conheciam, porém, são os Boomer Bills, capazes de voar em círculos sem fim. Conseguirá o LEGO Mario enfrentar este desafio, colecionando umas moedas pelo caminho, sem ser atingido por estes enormes inimigos?

Além do simples, mas eficaz, sistema mecânico que faz tudo isto funcionar, o set conta ainda com um inimigo Shy Guy e um cogumelo que ajuda a recuperar energia... não vá o LEGO Mario levar com um Boomer Bill! Este pode ser, por exemplo, um bom desafio para colocar nos níveis mesmo antes de chegar ao final.


LEGO® Super Mario™ - Piranha Plant Power Slide Expansion Set
LEGO® Super Mario™ - Power Slide da Planta Piranha

Esta expansão leva o LEGO Mario até às amarelas areias do deserto, trazendo consigo um adorável inimigo Koopa Troopa, mais uma Goomba e, claro, o impressionante Power Slide onde tão facilmente se ganham moedas... como se é mordido por uma Piranha Plant!


O equilíbrio é o mais importante, o que facilmente leva a desafios entre jogadores. Afinal, quem é que consegue apanhar mais moedas, sem ser mordido por uma planta carnívora?

Juntando ao conjunto principal, passa-se a ter todo um novo conjunto de cenários do deserto, assim como uma valente distração a balançar o Power Slide. Irá o LEGO Mario esquecer-se de avançar a tempo até à meta final?



Com tanta liberdade de criação de níveis e cenários para jogar, ou simplesmente desfrutar, a app para os dipositivos móveis ajuda a manter viva a imaginação e experimentação. Além das instruções de montagem de todos os sets que vão sendo adquiridos, a aplicação conta com desafios semanais para a criação de novos cenários, apenas com base naquilo que já faz parte da coleção (evitando a frustração de não se ter uma determinada expansão).

Honestamente, se para um adulto de 35 anos toda esta experiência já consegue ser uma fonte de inspiração, o que dizer de uma criança que goste do Super Mario poder agora levá-lo fisicamente para os mundos saídos da sua imaginação?


Latest in Sports