BoxBoy! + BoxGirl!


Wow! Um título cheio de pontos de exclamação sobre um BoxBoy e uma BoxGirl num mundo distante do nosso universo onde tudo é feito de caixas e quadrados, cuja resolução de puzzles terá como objetivo salvar do ataque de um meteoro redondo. Oh sim, o terror de algo redondo naquela planeta!

BoxBoy! + BoxGirl! é um exclusivo da Nintendo Switch e conta com o regresso do protagonista Qbby, herói de uma trilogia na Nintendo 3DS com títulos fantásticos como "BoxBoy!", "BoxBoxBoy!" e "Bye-Bye BoxBoy!". Desta vez, o jogo conta com um total de 270 níveis novos e a introdução da Qucy, uma protagonista opcional para o modo de um jogador mas essencial para o novo modo para dois jogadores neste título.

O conceito básico de BoxBoy é simples: o protagonista é uma personagem com a capacidade de criar quadrados em sequência e utilizá-los com diversas finalidades de forma a resolver os diferentes puzzles e assim avançar de nível para nível. O jogo está estruturado com diferentes zonas de puzzles, cada uma com uma nova regra que será central para os desafios e, a cada zona, os níveis vão aumentando a dificuldade e complexidade do tema em causa. É aqui que vêm as surpresas pois, conforme se vai avançando, um jogo cujo conceito parecia "básico" afinal tem imensas possibilidades e vai obrigando a pensar de forma diferente nível após nível.


Depois de 3 títulos na Nintendo 3DS, este título reaproveita e reutiliza muitas das ideias do passado, mesmo sendo com níveis totalmente novos e incluindo desafios originais. A grande novidade, porém, é mesmo o modo para 2 jogadores, com desafios diferentes e dependentes da interação entre ambos para que cheguem a um bom caminho. É sem dúvida a melhor componente do jogo, com alguns níveis do modo para um jogador adaptados a dois e outros totalmente originais feitos apenas para aqui, pelo que é uma pena não ser tão extenso como o modo original.

De qualquer forma, tanto jogar a um como a dois consegue ser tão divertido como desafiante. Para os mais competitivos e que gostam de fazer o melhor resultado em cada puzzle, o jogo espalhou coroas em locais difíceis de apanhar pelos vários níveis, ao mesmo tempo que regista o número de quadrados gastos em cada puzzle assim como o tempo de resolução. Conseguirá o jogador fazer o melhor em tudo? Uma funcionalidade óptima para quem gosta de superar todos os desafios. Já agora, fica a dica: ao falhar com quadrados ou gastar demasiados, basta premir no comando em L+R para voltar a tentar a mesma secção do nível.


Em termos de apresentação, o jogo tem uma pseudo história em que se vai tentando salvar o planeta, o que inclui um modo surpresa após se passar a história principal, com puzzles adicionais num formato diferente. Visualmente o jogo é minimalista e completamente 2D, o que acaba por se revelar como chocante em certos níveis onde, estranhamente, existem fortes quebras de framerate. Como assim, num jogo graficamente tão simples? Felizmente são muito poucos os níveis onde isto acontece. Em contrapartida, as personagens são personificáveis com fatos adoráveis que se vão desbloqueando conforme se vai jogando.


Em geral, BoxBoy! + BoxGirl! é um bom jogo de puzzles para a Nintendo Switch, mesmo que esteja escondido numa estética minimalista. Dá que pensar, obriga a experimentar e sabe desafiar até os jogadores mais experientes. Na dúvida, nada como experimentar a demo gratuita disponível na eShop da consola.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.
BoxBoy! + BoxGirl! BoxBoy! + BoxGirl! Reviewed by Telmo Couto on 05 junho Rating: 5

Latest in Sports