Antevisão: Super Mario Maker 2


Anunciado em fevereiro deste ano, Super Mario Maker 2 acabou por ser uma enorme surpresa. A revelação acabou por ser bastante próxima da sua data de lançamento, pois o jogo chegará à Nintendo Switch já no próximo dia 28 de junho.

Desengane-se, porém, quem achar que esta é apenas uma "adaptação" do original Super Mario Maker, lançado em 2015 para a consola Wii U. Foi precisamente isso que a Nintendo pretendeu mostrar no passado mês de maio, com um vídeo de 15 minutos onde mostra muitas das novidades inseridas nesta sequela.


Da parte do Meus Jogos, já foi possível testar muitas destas novidades enquanto preparamos a nossa análise a este Super Mario Maker 2, pelo que aqui ficarão algumas das primeiras impressões com este título.

Em termos de jogabilidade e experiência de jogo, a maior surpresa é sem qualquer dúvida o novo mundo baseado no jogo Super Mario 3D World, que oferece uma jogabilidade nova e inclui temas, itens e inimigos nunca antes vistos em jogos 2D do Super Mario. Não é só uma questão de estética, há mesmo novas possibilidades que vão muito além do fato de "Cat Mario" e túneis transparentes para se colocar nos níveis. De certa forma, até faz o New Super Mario Bros. U parecer um jogo bem antigo, mesmo tendo sido reeditado no início deste ano na Nintendo Switch.


Sendo a temática "3D World" uma grande novidade para este título, é também de louvar a quantidade de temas dos níveis criadas para cada um dos mundos inseridos, assim como a possibilidade de criar níveis em modo dia ou noite. Na prática, isto resultou em cenários e até plataformas e itens completamente novos para todos os mundos representados neste título, assim como as músicas que os acompanham. Criar níveis completamente originais, da temática aos visuais, para o universo do primeiro Super Mario Bros.? Sim, é possível.

Se no título anterior houve imensos jogadores a querer criar níveis temáticos e com experiências diferentes do que se encontra ao jogar um normal título 2D de Super Mario, aqui haverá ainda mais possibilidades para isso. Cada nível pode ter duas camadas com cenários alternativos dentro do mesmo universo, serem horizontais ou verticais e até ter condições obrigatórias para se chegar à meta. Ao criar níveis, algo que tanto poderá ser feito com comando e botões como através do toque no ecrã tátil da consola em modo portátil, a imaginação será mesmo o limite.

Havendo falta de imaginação, já que a criação de níveis não é para qualquer um... Não há nada como experimentar o modo história do jogo, outra das grandes novidades de Super Mario Maker 2. Não se espere aqui uma grande narrativa, a história é apenas divertida e uma desculpa para se experimentar mais de uma centena de possibilidades, apresentadas em níveis cuidadosamente criados pela Nintendo. Mais do que dar boas ideias para se tentar criar novos níveis, são mesmo divertidos de jogar!


Para a maioria dos jogadores, o melhor da experiência será mesmo aceder ao universo de níveis online. Um simples mas agradável menu permite aceder às criações publicadas por outros jogadores, quer sejam as mais populares da semana ou as mais recentes. Ao jogar cada nível, será possível indicar se se gostou ou não da experiência e deixar comentários, ficando também o criador com uma lista de mortes pelos jogadores de todo o mundo, conseguindo assim perceber se a experiência de quem joga está a corresponder às suas intenções de quando fez o nível.

Por exemplo, um nível criado pelo Meus Jogos com a intenção de ser relativamente fácil e divertido, afinal teve só cerca de 10% de tentativas com sucesso. Sendo que, nesta altura, apenas haverá jornalistas de videojogos e alguns influenciadores a testar o jogo, isto significa que ou eles não jogam assim tão bem, ou afinal o nível não estava assim tão bem feito. Sim, é bem mais provável que tenha sido a segunda hipótese!

Quanto à análise do jogo, será publicada ainda antes do lançamento do jogo, por isso fiquem atentos ao Meus Jogos. Como diria o Cat Mario... Meow!

Antevisão: Super Mario Maker 2 Antevisão: Super Mario Maker 2 Reviewed by Telmo Couto on 19 junho Rating: 5

Latest in Sports