Breve História de Catan


Artigo por Cristina Fidalgo / Parceria DICE Cultural

Catan poderia chamar-se o ‘jogo de tabuleiro estratégico mais conhecido da história dos boardgames’, mas certamente seria um nome demasiado longo, pouco catchy e que não lhe faria justiça.

Settlers of Catan foi um verdadeiro pioneiro na sua época, tendo sido um dos primeiros boardgames europeus a ser conhecido fora da Europa e marcou o passo para o que são hoje conhecidos os jogos de tabuleiro, apresentando novas formas de jogo, novos designs de tabuleiro e interação entre jogadores, características já nossas familiares e conhecidas de outros boardgames mais recentes e que facilmente reconhecemos não existirem nos mais antigos.


Nascido em 1995 pelas mãos do alemão Klaus Teuber, o objetivo do jogo consiste nos jogadores assumirem os papéis de exploradores da ilha e tentarem construir e desenvolver-se enquanto comercializam e adquirem recursos, ganhando pontos à medida que as suas colónias aumentam. A Portugal, chegou através da editora Logojogos em 1999, sendo atualmente distribuído pela DEVIR. Em 2015, aquando a 5ª edição do jogo, o criador fez um rebrand do jogo passando a chamar-se apenas Catan,  melhorando o design do jogo e o próprio rulebook.

As principais expansões são a Seafarers (1997) que adiciona barcos à mecânica de jogo para explorar arquipélagos próximos no mapa,  Catan: Cities & Knights (1998) que adiciona alguma complexidade extra à mecânica de jogo, dez anos depois Catan: Traders & Barbarians (2008) que traz a opção de jogar a 2 jogadores e já mais recentemente Catan: Exlorer & Pirates (2013) que é mais dedicada à exploração.

Desde o seu lançamento já foram vendidas mais de 22 milhões de cópias em 30 línguas diferentes. 2005 foi o melhor ano com o prémio Game of the Year pela Spiel des Jahres, 1º lugar na German Game Prize, Essen Feather Best German Style Boardgame e Meeples Choice a Award. No ano seguinte ganhou o prémio de Best Fantasy or Science Fiction Board Game e entrou para o Origins Hall of fame em 2001. Mais recentemente em 2015 foi nomeado ‘Game of the Century’ pela GamesCom Vegas.


Existem ainda as versões Catan Cards Game, Catan Dice Game e ainda a versão Catan Junior, esta dedicada aos jogadores mais novos. É bem visível a popularidade que este jogo foi ganhando ao longo dos anos, pois cada vez mais se ouve o nome Catan entre as camadas menos "geek". Nos grandes eventos de boardgames nacionais anuais, existem espaços reservados a campeonatos nacionais e torneios de Catan, com equipas organizadas e prémios oferecidos pelas grandes editoras, o que inclui Portugal.

A empresa Catan GmbH fundada pelo autor do jogo, vai mais além e organiza dois eventos out of the box: Catan Big Game – que consiste em jogar Catan com um numero infinito de jogadores num mapa especialmente desenhado para este evento e que é já um recorde mundial – e Catan Rickshaw Run – que consiste numa viagem de 3000kms pela Índia num carrinho tipo ‘Tuk-Tuk’ para apoiar o projeto de caridade  Childaid Network. E se são fãs da série The Big Bang Theory, devem certamente lembrar-se das referências ao jogo Catan em várias ocasiões 😊

  

O Catan foi mantendo-se atual e acompanhando a evolução das tendências, lançando algumas versões que certamente fizeram as delícias de alguns fãs de algumas séries de televisão. São o exemplo das versões de Star Trek Catan e da versão A Game of Thrones Catan. Ambas são fiéis às mecânicas de jogo já conhecidas, embora introduzam algumas nuances e os tabuleiros sejam efetivamente diferentes, respeitando a temática a que se dedicam. Para os mais gulosos há ainda uma versão parcialmente comestível: Catan - Chocolate Edition (com o melhor chocolate belga!).

No universo digital do jogo, estas versões já se iniciam desde o ano de 1999 e que até ao ano atual, contam já com 48 lançamentos digitais do jogo onde se destacam:
A lista completa de versões digitais poderá ser encontrada aqui (link), assim como a de versões físicas pode ser vista aqui (link), com um impressionante número de 134 lançamentos ao incluir expansões e edições especiais.


No meio de tantas edições digitais, o grande destaque vai para Catan Universe, atualmente disponível tanto para smartphones como tablets em iOS e Android, assim como para PC (Mac ou Windows) via Steam e até mesmo com acesso via browser. O jogo tem acesso gratuito, incluindo um modo para um jogador e outro para partidas contra outros jogadores, deixando o conteúdo do jogo básico acessível a todas as pessoas, algo que tem ajudado o boardgame a chegar a cada vez mais gente.

É sempre muito bom sinal acompanhar um boardgame que se manteve atual e não se deixou ficar apenas nas nossas memórias de infância como tantos outros boardgames, e o Catan é um perfeito exemplo de como se adaptar à evolução dos tempos e manter-se sempre presente nas mesas de jogo ou nas televisões dos jogadores.

Esperemos que tanto o Catan como os boardgames que já se juntaram a estas plataformas marquem o passo para que cada vez mais boardgames se ajustem à era dos videojogos e que a simbiose já provada compatível, seja cada vez mais uma tendência da atualidade.
Breve História de Catan Breve História de Catan Reviewed by Telmo Couto on 24 junho Rating: 5

Latest in Sports