9 anos de Meus Jogos

Bolo: From Cake With Love
9 anos, hein?

Recordo-me como se tivesse sido ontem, no Porto, uma tarde no agora desaparecido Café Progresso. É impressionante como tanta coisa mudou desde então. Há 9 anos, celebrava o aniversário da Nintendo DS, queria começar um blog sobre a que era então a minha consola favorita. Começava assim o "Meus Jogos DS", longe de imaginar que estava apenas a meros dias do anúncio da sucessora dessa mesma consola, a Nintendo 3DS.

Há 9 anos, não imaginava, não ambicionava sequer, um décimo daquilo em que este site acabou por se tornar. O que começou por uma simples carolice - eu querer escrever as minhas próprias reviews - acabou por crescer com uma fantástica equipa de pessoas com uma paixão semelhante à minha. Pode ter nascido como um site de fãs, mas cedo se tornou num espaço de opinião sincero que estimulou o gosto pela isenção. Já não éramos "um site de fãs" mesmo se a nossa cobertura ainda fosse inteiramente dedicada às plataformas Nintendo. E assim fomos sempre crescendo, até que há 3 anos tivemos a maior mudança desde o início: a transição para Meus Jogos enquanto site generalista de videojogos.


Hoje celebramos aquele que foi o melhor ano da história do Meus Jogos. Embora tenha sido uma constante desde a criação do site, um crescimento notório de ano para ano, os últimos doze meses foram absolutamente extraordinários, tanto pelo conteúdo publicado como pelo seu alcance no mercado. Notícias e artigos de opinião a bater todos os recordes alguma vez vistos no site, valores que nem há um ano imaginávamos serem possíveis!

Naquela tarde, no Café Progresso, estava longe de me passar pela cabeça que um dia este site tivesse acreditação de imprensa na Gamescom ou fosse citado em publicidades da Nintendo, PlayStation e Xbox em Portugal. Passatempos? Notícias exclusivas? Hah! Honestamente, não era sequer uma ambição receber jogos para análise - sabia lá eu que tal coisa fosse possível! Também por isso mesmo, é um enorme orgulho ter hoje uma grande equipa a fazer a cobertura dos principais lançamentos para as principais plataformas, sendo muito raras as exceções às quais nos é negado o acesso.


Então e as nossas ambições? Apesar de todo o crescimento, a nossa motivação continua a ser muito clara: chegar ao maior número de jogadores e partilhar a nossa verdadeira opinião, seja ela qual for. Não somos "influenciadores", somos jornalistas, analistas, mesmo que apenas amadores. Nuno Mendes, Patrício Santos, André Pereira, Pedro Almeida, Ivo Silva e Nuno Casteleira, para não falar em todos os que ocasionalmente gostam de ajudar. Uma equipa com gostos diversificados, na qual tentamos sempre atribuir os materiais às pessoas mais familiarizadas com o género dos jogos em questão, mas sem nunca sentir qualquer pressão a fingir que se gosta mais ou menos de algum jogo só para ficar bem na fotografia. Afinal de contas, se isto é o nosso hobby, que seja feito com prazer!

9 anos é mesmo muito tempo, uma longa jornada cheia de grandes memórias que ficarão connosco para sempre. O futuro ninguém sabe, mas resta-nos desejar que continue recheado de grandes momentos e surpresas como os vividos até agora. Muito obrigado a todos os que nos acompanham e um obrigado especial a todos os elementos da equipa que continuam a fazer do Meus Jogos muito mais do que aquilo que um dia sonhei.

Telmo Couto
11/03/2019

Latest in Sports