Days Gone - Evento de Apresentação


25 de Fevereiro foi a data escolhida para a apresentação de Days Gone, o novo e primeiro exclusivo do ano de 2019 a ser lançado para a Playstation 4, produzido pela Bend Studio. O mesmo chegará às lojas no próximo dia de 26 de Abril.

O local escolhido para o evento preview de Days Gone foi o Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, onde o ambiente em torno do mesmo, claro está, estava recheado de apontamentos que “gritavam” Days Gone.

A apresentação do evento dirigido à comunicação social arrancou com uma breve introdução do jogo por parte de Emmanuel Roth, Senior Staff Animator na Bend Studio, onde foi explicada a premissa e um pouco da história promissora de Deacon Sr. John, um anitgo motoqueiro marginal, caçador de recompensas, que tanto como outros sobreviventes tenta encontrar motivo para viver num mundo devastado por uma pandemia letal. De salientar que o jogo será traduzido na sua íntegra e contará com falas em Português. Filipe Duarte dará a sua voz a Deacon St. John.


Agora falando do que realmente tem suscitado muito interesse, a história e o gameplay de Days Gone. Muito se tem falado que este é um título que faz lembrar e muito o “The Last of Us”, no entanto e não querendo fugir muito à questão, este é um jogo que de facto tem várias parecenças com vários jogos, o que não é um ponto negativo, aliás até pega nesses pontos e junta-os pare recriar um jogo que, na minha opinião, está todo ele muito bem estruturado e pensado.

A história decorre numa localização chamada Pacific Northwest, dois anos após um vírus se ter espalhado pelo mundo inteiro, infectando e tornando milhões de pessoas e animais, em criaturas sedentas de carne humana. A bom da verdade tornando todos os seres humanos em zombies, ou como são chamados no mundo de Days Gone, Freakers. Em resultado disto, toda a civilização ruiu e as cidades foram sendo abandonadas em favor de vários acampamentos nas partes selvagens do território. 

Freakers, como já indicado, é o nome dado à espécie de zombies que iremos enfrentar. O vírus concedeu-lhes força, velocidade e agilidade. Todos os Freakers aparentam ter a pele coberta de feridas, e os humanos infectados aparecem completamente carecas. Por isso se encontrares alguma personagem careca, dispara! Mas atenção, é claro que iremos encontrar personagens aliadas sem… cabelo! Um sinal disso é o amigo de Deacon, Boozer. Antigo membro do Grupo Mongrels Motorcycle Club, servindo como sargento de armas, ou por outras palavras, era o braço direito do presidente do clube.

A história será documentada na pele de Deacon St. John, um caçador de recompensas em busca mantimentos para sobreviver. Outrora fora casado com Sarah, que morreu algum tempo após o evento catastrófico começar. Sarah ofereceu a Deacon um tanque de gás costumizado para a sua mota, daí a mesma ser tão importante e uma das peças fundamentais para a locomoção da nossa personagem durante o jogo. Ao longo do jogo, vamos descobrindo as facetas da nossa personagem que é um caçador de recompensas mas, acima de tudo, é uma alma em busca de redenção. Daí colocar tanto esforço na procura de um motivo para viver neste mundo completamente devastado pelo vírus letal.


A ideia principal será sobrevivência. Assim Deacon passará grande parte do seu tempo num combate contra hordas de Freakers, animais contaminados também pelo vírus e com outras ameaças humanas. Isto tudo será passado num cenário de mundo aberto com grafismos de cortar a respiração, onde a mudança de tempo será uma constante e um ponto também diferenciativo no que toca à jogabilidade. Será tudo muito imprevisível no que toca a encontrar mais ou menos inimigos durante o dia ou noite. No entanto relativamente às condições climatéricas, a chuva, é um ponto importante dando-nos mais capacidade em termos de ataques stealth, uma vez que com a chuva teremos mais roído para abafar os nossos passos. Os inimigos não são os mais inteligentes ou os que tenham a maior capacidade de perceção, no entanto, as condições climatéricas podem sempre ajudar o jogador nestes aspectos de furtividade.

Relativamente aos inimigos que iremos encontrar, dentro dos Freakers podemos inumerar vários tipos:
•    Swarners - Adultos infectados, que compõem a maioria dos Freakers. Sozinhos apresentam uma ameaça bastante pequena, mas na sua generalidade andam em grupos. Se virem uma horda de zombies a correr na vossa direcção o melhor mesmo será fugir.
•    Newt – Adolescentes infectados, são geralmente menos activos e apenas irão atacar quando a vida da nosso personagem estiver baixa ou se o mesmo se aproximar demasiado. Sim, há uma linha que separa os Newt do Deacon!
•     Screamer – Capazes de atordoar Deacon e chamar os hordas de zombies. Posto isto, o melhor é mesmo serem abatidos o mais rapidamente possível.
•    Breaker – Freakers super musculados capazes de suportar bastante dano.

Em termos de animais, também eles infectados com o vírus, temos lobos (Runner) são super rápidos e capazes de te puxar da mota, e os ursos que são capazes de suportar bastante dano.


Como os Freakers ainda são seres vivos, apesar de todos os perks que lhes foram dados com o vírus, podem ser abatidos pelos mesmos métodos que os inimigos ainda humanos, quero com isto dizer que podemos fazer ataques stealth onde puxamos da nossa faca, podemos usar bastões de basebol ou meras placas de madeira e claro está com armas de fogo. No entanto, como a maioria se desloca em grupo o melhor mesmo será evitá-los, ou abate-los individualmente.

Deacon não fica atrás em termos de capacidade de sobrevivência e capacidade de se defender em combate. Foi membro de um motoclube antes do apocalipse, o que o torna num condutor com bastante técnica para evitar ataques de inimigos. É capaz de usar armas de corte como facas e armas como tacos de basebol. Teremos a capacidade de usar várias armas de fogo que vão desde pistolas com e sem silenciador, assault riffles (etc..). Um dos apontamentos integrantes é a capacidade de fazer tracking a pegadas, descobrindo desta maneira pistas que nos podem guiar a acampamentos.

Equipamento e armas

A mota de Deacon (Drifter Bike), serve como principal modo de locomoção e é toda ela customizada para o uso em estrada bem como off-road (campos, areia) e como dito por Emmanuel Roth à nossa pequena entrevista é de facto um dos pontos principais e que faz com que o jogo se destaque dos restantes títulos de zombies.

•    Binóculos – Dão sempre jeito para marcar os nossos inimigos e até para escapar a hordas de zombies que se aproximem.
•    Faca – Deacon tem sempre a sua preciosa faca consigo. Necessária para abrir carros, portas e outro tipo de recipientes que sejam passiveis de conter materiais. Claro está, quando necessária também será usada para combate corpo a corpo.
•    Pistola – Teremos sempre a pistola disponível.
•    Armas pesadas – O nosso personagem poderá equipar e utilizar, Assault Rifle e Carabinas, Shotguns, Sniper Rifle e um Crossbow. O Crossbow é de longe o mais complicado de usar e apenas para close range.
•    Explosivos improvisados – Poderemos ainda fazer explosivos como Molotovs, Bombas de Proximidade e Bombas que atraem zombies.


Estás preparado para enfrentar todos estes perigos que Pacific Northwest oferece? Ajuda Deacon St. John já a partir de dia 26 de Abril.

Latest in Sports