Google revela Stadia, a nova plataforma de videojogos


O futuro dos videojogos. Quer queiramos, quer não, goste-se do conceito ou não, o certo é que o streaming irá fazer parte do que quer que seja o futuro dos videojogos. Foi precisamente a pensar nisso que a Google anunciou hoje, a propósito da 2019 Game Developers Conference, a sua nova plataforma de videojogos, apelidada de Stadia.

Stadia não é uma consola, mas sim uma plataforma, que poderá ser acedida através de (quase) qualquer dispositivo e permitirá jogar videojogos de qualidade AAA através de stream, com base em toda a tecnologia de ponta disponível na Google. Uma espécie de "Netflix para os videojogos", por assim dizer, mas que pretende ir muito além de competir com serviços como o PlayStation Now - o objetivo é mesmo competir com o futuro das consolas propriamente ditas.


A apresentação do serviço foi mais focada nas tecnologias e potencialidades associadas ao Stadia do que propriamente nos conteúdos que terá para oferecer. Ainda assim, foram feitas demonstrações bastante impressionantes como a possibilidade de se trocar de dispositivo e continuar o mesmo jogo a partir do mesmo ponto em questões de segundos, isto com o jogo Assassin's Creed Odyssey a correr a partir da plataforma na nuvem. Em termos de jogos ainda em desenvolvimento, foi anunciado que Doom Eternal irá também ser lançado na Stadia, mas ficou ainda muito por se falar, tanto em termos de conteúdos como no que diz respeito a eventuais modelos de distribuição e respetivos preços.

Falou-se, sim, em muitas funcionalidades que poderão ser verdadeiros "game changers". A omnipresença do Stadia parece ser uma grande aposta da Google, que tenciona ser tão fácil como simplesmente carregar no botão "play" para em poucos segundos se começar a jogar em qualquer dispositivo através do Chrome e até, no futuro, outros browsers também. Da mesma forma, será possível partilhar sequências de jogo com os amigos ou até o resto do mundo com um simples link, sequência esta que poderá ser jogada pelos mesmos, permitindo novas situações como "vejam lá este boss" ou "tentem bater a minha pontuação", por exemplo.


Naturalmente, uma nova plataforma de videojogos precisa de algo que ajude a cimentar uma imagem de marca. Para isso, temos o novo comando Stadia que, apesar do seu aspeto simplista, inclui algumas novidades interessantes, como o facto do próprio comando ter uma ligação Wi-Fi para se ligar diretamente à plataforma e assim reduzir a latência no input. Além disso, irá incluir um botão para interagir com o Google Assistant que, entre outras coisas, poderá ajudar a resolver um puzzle quando se fica encravado num jogo.

Com muita coisa ainda por revelar, a Google prometeu lançar a Stadia ainda em 2019 em países como os EUA, Canadá, Reino Unido e "alguns países da Europa", onde muito possivelmente não estará incluído Portugal, como é habitual nestas situações. De qualquer forma, é um serviço que promete imenso e poderá realmente mudar o futuro dos videojogos.

A apresentação completa, com cerca de uma hora de duração, pode ser vista aqui:

Latest in Sports