The LEGO Movie 2 Videogame


"Everything is awesome!" e "Spaceship!" são expressões que para sempre serão associadas ao "The LEGO Movie", o divertidíssimo filme que agora recebeu uma sequela e, consigo, um videojogo associado. É um daqueles títulos cujo nome não engana ninguém: LEGO, o filme, o segundo filme, o videojogo dele. Mas será que é "awesome"?

Promovido enquanto uma experiência "além do filme" o jogo oferece na realidade uma experiência bastante sólida no universo LEGO, com um elaborado tutorial a explicar o que se passa mesmo a quem não tiver visto o filme. Neste jogo, há um vasto conjunto de áreas ("planetas") para explorar, cada uma com os seus problemas para o nosso protagonista Emmet resolver e segredos para descobrir. Muitas das interações irão passar por destruir objetos, reunir peças e construir novos objetos para ajudar as personagens, habitantes de planetas invadidos por bizzaros atacantes alienígenas.


Na realidade há muito para se apreciar aqui, pois quem quiser completar todos os objetivos terá várias horas de conteúdo em cada um dos planetas exploráveis, contando com bastante conteúdo desbloqueável. A verdadeira questão é o quão interessante conseguirá esse conteúdo ser, o que francamente vai depender muito de jogador para jogador. Uma regra geral da construção é que o jogador terá de obter as blueprints dos vários objetos que podem ser construídos para poder então fazer as suas criações. Depois disso, conforme os pedidos das personagens ou os obstáculos que vão surgindo, deverá escolher-se na lista o objeto a criar e aí sim, então, dar-lhe forma no mundo.

O problema, então, é que muita da criação é mais uma questão de atenção do que de criatividade. Certamente que os mais pequenos não se irao incomodar de responder aos mais variados pedidos quase sempre da mesma forma, mas para os mais exigentes o jogo oferece sempre uma experiência menos "sandbox" do que o esperado. Não quer dizer, ainda assim, que o jogo não seja variado. Com tantos cenários e situações, o jogo consegue manter-se bastante divertido, incluindo as referências às mais populares personagens do primeiro e segundo filmes.

Infelizmente, o mesmo não se pode dizer da parte técnica, onde o jogo poderia estar bastante melhor. Mesmo jogado numa PlayStation 4 Pro, a renderização dos cenários fica muito aquém do campo de visão, havendo imenso pop-up de imagem a curtas distâncias da câmara. E por falar na câmara, os controlos da mesma também não são os ideais, dificultando por vezes o controlo da personagem por questões de perspectiva - isto é um problema quando se joga a solo, mas também um que se intensifica ao jogar a dois com o ecrã dividido. Em termos de loadings, o jogo apenas os apresenta quando se muda de cenário, mas também aqui a espera é um pouco mais longa que o ideal.


De uma forma geral, é um jogo divertido e que irá sem dúvida entreter os mais pequenos. Com algumas melhorias ao nível de controlos e de apresentação de um ponto de vista mais técnico, facilmente seria um jogo muito recomendável a todos os fãs de LEGO, mas no seu estado atual parece ter sido apenas um lançamento para cumprir objetivos comerciais.

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a PlayStation 4, gentilmente cedido pela Upload Distribution.

Latest in Sports