Fold


Quem não gosta de um bom quebra-cabeças que atire a primeira peça de puzzle. 

Pois bem, Fold é um jogo de quebra-cabeças bastante original, onde o objectivo é comprimir expandir e rodar linhas ou blocos de maneira a sobrar apenas um bloco da cor pretendida.

Ao início parece tudo bastante simplista, no entanto, não se deixem enganar. Ao longo do decorrer do jogo deparamo-nos com níveis bastante complexos, onde a destreza na massa cinzenta é bem necessária.


Podemos dizer que este jogo tem 5 modos diferentes:

  • Colapsa / Expande, onde o objectivo principal é o de expandir ou colapsar linhas, puxar blocos para deixar espaço para expandir a linha até ao ponto pretendido (e por aí fora). De facto os níveis mais avançados são bastante interessantes.
  • Pinta de Negro, black is the new orage! Ou por outras palavras, o obejctivo principal é o de trazer todas as cores para a área dilimitada pela cor preta, de maneira a ficar apenas com o quadrado de cor preta.
  • Pressão de Pares, onde os blocos sem cor ficam com a cor do bloco mais próximo quando existe apenas uma cor.
  • Levado pelo Vento, onde os blocos fixados não podem ser movidos ou colapsados. Estes blocos apresentam uma marca bastante visível. Teremos de ter atenção às ventoinhas uma vez que os blocos podem ser levados pelo vento, ajudando nalgumas situações e prejudiciais noutras.
  • Gira para Ganhar, roda as plataformas para que os blocos se possam alinhar com as respectivas cores.


As novas mecânicas são apresentadas e introduzidas gradualmente, mantendo assim o jogo bastante fresco com as novas ideias e agradável ao longo do tempo.

Fold vê assim o salto dado deste as bibliotecas de apps de telemóveis para a grande biblioteca de jogos presentes na Steam. Na minha humilde opinião, caía que nem ginjas numa Nintendo Switch, jogado tanto em dock como em modo portátil, mas não deixa de ser um jogo bastante recomendável aos amantes de puzzles em geral.

Nota: Esta análise foi efetuada com base no jogo para PC (Steam), gentilmente cedido pela Once A Bird
Fold Fold Reviewed by Pedro de Almeida on 13 março Rating: 5

Latest in Sports