Captain Toad: Treasure Tracker - Special Episode DLC


Pode um DLC mudar toda uma experiência de jogo? Para o caso de Captain Toad: Treasure Tracker, esta expressão até pode ser um exagero se consideramos somente as novidades introduzidas com o "Special Episode DLC", mas a verdade é que a experiência de jogo na Nintendo Switch mudou bastante desde o seu lançamento e estes novos conteúdos foram, sim, a desculpa para o descobrir.

Juntamente com a revelação deste Special Episode DLC, veio uma atualização gratuita para o jogo, que lhe adicionou um modo para dois jogadores, disponível para todos os conteúdos. De repente, um jogo que já de si era bastante bom, mesmo sendo uma mera adaptação da Wii U com alguns níveis bónus, passa a ser toda uma fantástica experiência cooperativa!

Ao jogar a dois, há duas possibilidades: cada jogador controlar uma personagem, ou então um jogador ter uma personagem e o outro um modo de assistência para ajudar com um cursor que pode interagir com o cenário. A escolha dos modos depende inteiramente da relação entre os jogadores, especialmente se ambos têm o mesmo nível de experiência a jogar ou se um mais experiente apenas tenciona ir ajudando em momentos mais difíceis (ao estilo do que acontece em Super Mario Odyssey). De qualquer das formas, é uma das melhores experiências de multijogador cooperativo oferecidas na Nintendo Switch - se já era um prazer explorar estes níveis sozinho, a dois consegue ser realmente especial!


Só pela atualização gratuita, já poderia ser motivo mais que suficiente para se querer voltar a este jogo, ou até mesmo jogar pela primeira vez, mas este pack de conteúdos adicionais vem enriquecer ainda mais a experiência, principalmente porque oferece níveis já pensados de raiz nas vantagens de se jogar a dois. Em termos de cenários completamente novos, estamos a falar de apenas 5 níveis, sendo os restantes "remixados" de níveis já existentes, mas ao todo são incluídos 18 novos desafios no jogo por apenas €5,99, o que acaba por ser bastante justo.

Seja como for, há sempre a possibilidade de se jogar o título principal até não haver mais nada para fazer antes de se passar para estes novos níveis. O jogo tem uma capacidade muito grande de convencer os jogadores a repetir níveis já superados para irem colecionar todos cristais ou cumprir um objetivo que ficou por atingir numa tentativa anterior, algo que não muda com estes novos níveis. Rejogabilidade no seu melhor. Os cenários originais conseguem ser completamente loucos, mas mesmo os que foram reaproveitados estão agora mais focados na experiência cooperativa - não deixando, mesmo assim, de ser possível jogá-los a solo e continuar a ter uma boa experiência.


Captain Toad: Treasure Tracker é melhor a dois e este pack de conteúdos adicionais veio provar isso mesmo. Talvez esteja, então, na altura da Nintendo começar a pensar numa sequela feita de raiz já com a exploração cooperativa em mente, pois só isto já tornou um jogo bastante bom numa experiência fortemente recomendável a quem quer partilhar os comandos Joy-Con!

Nota: Esta análise foi efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch e respetivo DLC, gentilmente cedidos pela Nintendo.

Latest in Sports