Voyage


Uma jornada por um mundo distante, onde dois sobreviventes de um acidente procuram o caminho até casa. Esta é a premissa de Voyage, um jogo bastante tranquilo para um ou dois jogadores já disponível nas várias consolas.

Apresentado como uma "aventura casual", Voyage começa com o despertar dos dois protagonistas depois do que parece ter sido uma cápsula de fuga de uma nave espacial. Parece, sim, porque neste videojogo não há qualquer tipo de texto ou explicação exata do que está a acontecer, apenas pistas nos cenários e os seus próprios ambientes que ficam à livre interpretação de quem estiver a jogar. Um jogo inteiramente desenhado e pintado à mão, camada por camada, passando por ambientes bastante diversos entre si, desde ruinas ancestrais até máquinas futuristas, que se serve disso mesmo para puxar pela imaginação de quem joga.



Em termos de jogabilidade, este é um pequeno sidescroller onde, ao longo da jornada, se vai interagindo com alguns elementos dos cenários e personagens que surjam pelo caminho. Feito a pensar em dois jogadores, cada um irá controlar um dos protagonistas para que, juntos, possam superar alguns obstáculos ou interagir com certos objetos. Ao jogar a solo, o jogador poderá alternar livremente entre as duas personagens e, enquanto joga com uma, atribuir comandos à outra. Não há aqui qualquer componente de combate, ficando-se pela exploração com alguns puzzles pelo caminho, mas nem tudo aqui é bom. O jogo tem um ritmo relativamente lento, sem a possibilidade de correr, o que pode ser um pouco frustrante quando se anda de um lado para o outro a tentar completar um puzzle. Outro aspeto que poderia ser melhorado é a nível visual, com alguns cenários onde não se consegue perceber facilmente se um potencial obstáculo será ultrapassável ou apenas um elemento de background.

Infelizmente, à parte de toda a arte agradável do jogo e uma boa banda sonora a acompanhar, não há muito mais a retirar desta experiência, que acaba por ser melhor quando jogada a dois enquanto tentam decifrar a história destes dois aventureiros.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Ratalaika Games.

Latest in Sports